15769
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Produção de Vlog sobre HQ para a prática da entonação expressiva

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Produção de Vlog sobre HQ para a prática da entonação expressiva

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Matheus Kuroda
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silva Albert
Título da aula: Produção  de Vlog sobre HQ para a prática da entonação expressiva
Finalidade da aula: Fazer a gravação de um Vlog sobre HQ para desenvolver a oralização, tendo em vista a importância da entonação expressiva para esse gênero digital.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: HQ
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização. Elementos notacionais da escrita
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.

Código: LPO6_09SQA12

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas