15769
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Produção de Vlog sobre HQ para a prática da entonação expressiva

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Produção de Vlog sobre HQ para a prática da entonação expressiva

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Neste Plano, os alunos irão ensaiar, filmar e publicar um Vlog falando sobre uma História em Quadrinhos da adaptação “Algumas Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre. Para tanto, o ideal é que já tenham planejado o Roteiro do Vlog em duplas. Este trabalho poderá contar com a ajuda das famílias dos alunos, em casa. Envie um áudio dizendo que devem ensaiar as falas antes da filmagem, até sentirem que estão prontos para gravarem o vídeo. Para ajudá-los, peça que utilizem a Rubrica de Qualidade disponível aqui para verificar, nos ensaios, se a contação que criaram segue todos os critérios. Oriente alunos e familiares que este momento é importante e a família deve apoiar os estudantes para que seja bem sucedido.
Combine um prazo para os ensaios e uma data de entrega da primeira versão do vídeo. Avise-os, de antemão, que há a possibilidade de terem que gravar novamente, após a sua avaliação e a dos colegas.

Desenvolvimento
Após todas as duplas terem ensaiado e gravado o Vlog, peça (por áudio ou por escrito) que o compartilhem em um mural no Padlet ou via WhatsApp, para que seja avaliado pelos outros colegas segundo a Rubrica de qualidade. A Rubrica deverá ser preenchida pelas demais duplas e compartilhada no Google Drive em uma pasta específica para esta atividade. Todos devem ver e avaliar os Vlogs de todos. Combine um prazo e auxilie-os sempre que possível. Depois que todos tiverem postado suas avaliações, verifique se será necessária a refilmagem de alguma das contações. Estabeleça um prazo para as refilmagens, se necessário, e apoie os alunos no que for possível.

Fechamento
Depois que todos tiverem postado a versão final de seus Vlogs, faça um fechamento desta aula por áudio ou vídeo, compilando os aprendizados e parabenizando os alunos. Estimule-os a compartilhar os vídeos nas redes sociais. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
As famílias podem participar ativamente deste Plano auxiliando nos ensaios, gravações e publicação na internet. Podem ajudar fazendo os cenários, figurinos, iluminação, sonorização, enfim, estimule-os a dar todo o apoio e a valorização necessários aos filhos.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_09SQA12

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas