15769
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Produção de Vlog sobre HQ para a prática da entonação expressiva

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Produção de Vlog sobre HQ para a prática da entonação expressiva

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero HQ e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero história em quadrinhos (HQ) e vlog para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, é necessário que os alunos já tenham feito, em aulas anteriores, um roteiro/ planejamento da HQ.

Materiais necessários:

  • Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Câmera fotográfica ou celular com câmera filmadora de boa qualidade.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Vlog é um videoblog/ videolog, um blog em formato de vídeo hospedado em sites da internet, em que os autores (vloggers) falam sobre diversos assuntos do seu interesse, tecendo análises e/ou dando opiniões.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para colocar em prática, durante a gravação do vídeo, tudo o que eles planejaram, pois podem surgir novas ideias e, além disso, podem ficar tímidos.

Referências sobre o assunto:

  • BARBOZA, Marina. Blog da Galera: Dicas de edição de vídeo para youtubers. Disponível em: <https://capricho.abril.com.br/vida-real/blog-da-galeradicas-de-edicao-de-video-para-youtubers-iniciantes/>. Acesso em: 7 dez. 2018
  • DORNELLES, Juliano Paz. O fenômeno Vlog no Youtube: análise de conteúdo de Vloggers brasileiros de sucesso. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4599>. Acesso em: 27 nov. 2018.
  • FARIAS, Willian. Preparação Vocal - Exercícios de Aquecimento Vocal. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JyP94-1JkWY>. Acesso em: 7 dez. 2018.
    ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas – Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
  • _______. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Coloque essa pergunta e, nessa rápida discussão, é importante que os alunos percebam a produção de um Vlog como um processo que inclui: planejamento; oralização/gravação e edição; avaliação.
  • Apresente, então, a proposta desta aula: os alunos vão gravar seus vlogs, considerando o roteiro realizado previamente, em aula anterior a essa, disponível nesta sequência de planos da modalidade de oralidade.
  • É importante escolher um lugar calmo na escola para a filmagem (biblioteca, salas de aulas, jardins etc.). Além disso, vale lembrar que os alunos devem ter trazido para esta aula os materiais necessários (câmera, objetos, livros, etc.). Devem, ainda, ter ensaiado mais de uma vez para a filmagem final, decorando textos e treinando a expressividade oral, atentos à entonação expressiva, à gestualização, escolha de palavras, expressões faciais, etc.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos. A partir dessa organização, os alunos poderão atuar como protagonistas, desenvolvendo, com autonomia, suas atividades e encontrando soluções rápidas e eficientes para possíveis imprevistos.
  • Depois disso, inicie um rápido aquecimento vocal com os alunos, trabalhando com a vibração dos lábios, para que consigam ter uma boa desenvoltura vocal e gestual durante o processo de filmagem do vlog.
  • Sugira que eles repassem os textos que serão oralizados, atentos à entonação expressiva, e que releiam o roteiro do Vlog, atentos também à captação de imagens.

Material Complementar:

  • Para encontrar exercícios rápidos para aquecer a voz dos alunos antes da filmagem do vídeo, assista ao vídeo disponível aqui. Veja as sugestões apresentadas no vídeo para um rápido aquecimento vocal por meio da vibração labial.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Inicie o processo de gravação dos vlogs. Para isso, dê tempo para que os alunos, previamente ensaiados e com as funções distribuídas (vlogger, editor, cenário e câmera), preparem o cenário da gravação (canto da sala, jardim da escola, biblioteca, sala de vídeo etc.). Peça que eles arrumem o cenário, o figurino, e os objetos de cena.
  • Oriente os alunos em relação ao tempo, tendo o cuidado para que o cronograma de atividades da aula seja cumprido dentro do tempo planejado.
  • Oriente-os para que, mesmo com erros de gravação, continuem gravando sem a necessidade de, a cada erro, recomeçar a filmagem do vídeo. Diga a eles que depois poderão, em aulas posteriores, fazer edições para corrigir e cortar possíveis erros.
  • Peça que os alunos sigam os seus planejamentos/roteiro e iniciem a filmagem do vlog, um grupo de cada vez. (Se preferir, organize um cronograma para que os grupos saibam a ordem das gravações). Acompanhe, junto com o restante da turma, a gravação. Quando o primeiro grupo finalizar, peça que o segundo grupo comece a filmagem. Faça essa dinâmica até que todos finalizam a atividade.
  • A depender do tamanho da turma e da quantidade de grupos, disponibilize outros momentos, em outras aulas, para a continuação das filmagens.
  • Dê uma atenção reforçada, durante a filmagem, com relação à modulação de voz do vlogger e, principalmente à entonação expressiva a ser utilizada em cada cena, garantida e registrada no planejamento, pelos sinais de pontuação: ideia de surpresa, espanto, medo etc.
  • Durante a gravação dos vídeos, ainda, quando necessário, oriente sobre os recursos cinésicos (gestos, expressões faciais etc). Tenha a atenção redobrada sobre a posição da câmera: evite filmar em uma posição contraluz (em que a luz está atrás do objeto fotografado), pois pode escurecer a gravação.
  • Faça com que a atividade seja, acima de tudo, um momento de fruição.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos, agora coletivamente, depois de gravar os vídeos, respondam aos questionamentos: “Conte a sua experiência sobre a filmagem. Foi difícil? Teve muitos erros?”. Peça que eles façam seus relatos a partir das experiências vivenciadas nesta aula.
  • Os alunos, provavelmente, irão responder que se tratou de uma etapa desafiadora, pois podem ter ocorrido inúmeras dificuldades, mesmo com o planejamento. Porém, a maior dificuldade que eles podem relatar é sobre a entonação, dicção e sobre a desenvoltura do vlogger.
  • Em seguida, pergunte: “Como corrigir esses erros?”. Os alunos deverão chegar à conclusão, coletivamente, que esses erros podem ser corrigidos por meio da edição, prática comum aos processos de produção de vlog. Instigue os alunos alunos a chegar a essa conclusão por meio da interação verbal.
  • Informe aos alunos que, assim que os vídeos ficarem prontos, em uma outra aula, eles poderão, em conjunto, assistir aos vlogs e os avaliar por meio da rubrica de qualidade.
  • Para isso, informe-os também sobre a necessidade de elaborar os parâmetros de uma rubrica de qualidade para avaliar o Vlog. Sugerimos que você elabore conjuntamente com os alunos esta rubrica, pensando nos parâmetros relacionados às características do gênero, em uma outra aula, posterior a esta.
  • Mostre aos alunos a rubrica de qualidade disponível aqui. Ela será usada para avaliar os vlogs quando estiverem prontos para que os vídeos alcancem um resultado satisfatório. Informe que na aula dedicada a essa avaliação você explicará cada item e orientará os alunos sobre a valoração de 1 a 5, conforme a grade de avaliação apontada no final da rubrica.

Pós-aula:

  • Como atividade pós-aula, peça que os alunos façam a edição de seus vlogs, inserindo, nos vídeos filmados, uma vinheta (produzida por eles), músicas, imagens, sons etc., conforme o que foi apontado no planejamento do vlog.

Material Complementar:

  • Para encontrar ideias e conseguir editar dos vlogs - de modo a compilar as gravações desta aula, a vinheta, as músicas, as legendas, as imagens, etc - utilize alguns programas de edição de vídeos (Ex.: Movie Maker) ou peça que os alunos baixem, em seus celular, aplicativos. Clique aqui para ler uma reportagem que traz um série de dicas de programas grátis e de fácil acesso para a realização desta atividade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero HQ e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero história em quadrinhos (HQ) e vlog para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, é necessário que os alunos já tenham feito, em aulas anteriores, um roteiro/ planejamento da HQ.

Materiais necessários:

  • Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Câmera fotográfica ou celular com câmera filmadora de boa qualidade.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Vlog é um videoblog/ videolog, um blog em formato de vídeo hospedado em sites da internet, em que os autores (vloggers) falam sobre diversos assuntos do seu interesse, tecendo análises e/ou dando opiniões.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para colocar em prática, durante a gravação do vídeo, tudo o que eles planejaram, pois podem surgir novas ideias e, além disso, podem ficar tímidos.

Referências sobre o assunto:

  • BARBOZA, Marina. Blog da Galera: Dicas de edição de vídeo para youtubers. Disponível em: <https://capricho.abril.com.br/vida-real/blog-da-galeradicas-de-edicao-de-video-para-youtubers-iniciantes/>. Acesso em: 7 dez. 2018
  • DORNELLES, Juliano Paz. O fenômeno Vlog no Youtube: análise de conteúdo de Vloggers brasileiros de sucesso. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4599>. Acesso em: 27 nov. 2018.
  • FARIAS, Willian. Preparação Vocal - Exercícios de Aquecimento Vocal. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JyP94-1JkWY>. Acesso em: 7 dez. 2018.
    ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas – Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
  • _______. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Coloque essa pergunta e, nessa rápida discussão, é importante que os alunos percebam a produção de um Vlog como um processo que inclui: planejamento; oralização/gravação e edição; avaliação.
  • Apresente, então, a proposta desta aula: os alunos vão gravar seus vlogs, considerando o roteiro realizado previamente, em aula anterior a essa, disponível nesta sequência de planos da modalidade de oralidade.
  • É importante escolher um lugar calmo na escola para a filmagem (biblioteca, salas de aulas, jardins etc.). Além disso, vale lembrar que os alunos devem ter trazido para esta aula os materiais necessários (câmera, objetos, livros, etc.). Devem, ainda, ter ensaiado mais de uma vez para a filmagem final, decorando textos e treinando a expressividade oral, atentos à entonação expressiva, à gestualização, escolha de palavras, expressões faciais, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos. A partir dessa organização, os alunos poderão atuar como protagonistas, desenvolvendo, com autonomia, suas atividades e encontrando soluções rápidas e eficientes para possíveis imprevistos.
  • Depois disso, inicie um rápido aquecimento vocal com os alunos, trabalhando com a vibração dos lábios, para que consigam ter uma boa desenvoltura vocal e gestual durante o processo de filmagem do vlog.
  • Sugira que eles repassem os textos que serão oralizados, atentos à entonação expressiva, e que releiam o roteiro do Vlog, atentos também à captação de imagens.

Material Complementar:

  • Para encontrar exercícios rápidos para aquecer a voz dos alunos antes da filmagem do vídeo, assista ao vídeo disponível aqui. Veja as sugestões apresentadas no vídeo para um rápido aquecimento vocal por meio da vibração labial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Inicie o processo de gravação dos vlogs. Para isso, dê tempo para que os alunos, previamente ensaiados e com as funções distribuídas (vlogger, editor, cenário e câmera), preparem o cenário da gravação (canto da sala, jardim da escola, biblioteca, sala de vídeo etc.). Peça que eles arrumem o cenário, o figurino, e os objetos de cena.
  • Oriente os alunos em relação ao tempo, tendo o cuidado para que o cronograma de atividades da aula seja cumprido dentro do tempo planejado.
  • Oriente-os para que, mesmo com erros de gravação, continuem gravando sem a necessidade de, a cada erro, recomeçar a filmagem do vídeo. Diga a eles que depois poderão, em aulas posteriores, fazer edições para corrigir e cortar possíveis erros.
  • Peça que os alunos sigam os seus planejamentos/roteiro e iniciem a filmagem do vlog, um grupo de cada vez. (Se preferir, organize um cronograma para que os grupos saibam a ordem das gravações). Acompanhe, junto com o restante da turma, a gravação. Quando o primeiro grupo finalizar, peça que o segundo grupo comece a filmagem. Faça essa dinâmica até que todos finalizam a atividade.
  • A depender do tamanho da turma e da quantidade de grupos, disponibilize outros momentos, em outras aulas, para a continuação das filmagens.
  • Dê uma atenção reforçada, durante a filmagem, com relação à modulação de voz do vlogger e, principalmente à entonação expressiva a ser utilizada em cada cena, garantida e registrada no planejamento, pelos sinais de pontuação: ideia de surpresa, espanto, medo etc.
  • Durante a gravação dos vídeos, ainda, quando necessário, oriente sobre os recursos cinésicos (gestos, expressões faciais etc). Tenha a atenção redobrada sobre a posição da câmera: evite filmar em uma posição contraluz (em que a luz está atrás do objeto fotografado), pois pode escurecer a gravação.
  • Faça com que a atividade seja, acima de tudo, um momento de fruição.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos, agora coletivamente, depois de gravar os vídeos, respondam aos questionamentos: “Conte a sua experiência sobre a filmagem. Foi difícil? Teve muitos erros?”. Peça que eles façam seus relatos a partir das experiências vivenciadas nesta aula.
  • Os alunos, provavelmente, irão responder que se tratou de uma etapa desafiadora, pois podem ter ocorrido inúmeras dificuldades, mesmo com o planejamento. Porém, a maior dificuldade que eles podem relatar é sobre a entonação, dicção e sobre a desenvoltura do vlogger.
  • Em seguida, pergunte: “Como corrigir esses erros?”. Os alunos deverão chegar à conclusão, coletivamente, que esses erros podem ser corrigidos por meio da edição, prática comum aos processos de produção de vlog. Instigue os alunos alunos a chegar a essa conclusão por meio da interação verbal.
  • Informe aos alunos que, assim que os vídeos ficarem prontos, em uma outra aula, eles poderão, em conjunto, assistir aos vlogs e os avaliar por meio da rubrica de qualidade.
  • Para isso, informe-os também sobre a necessidade de elaborar os parâmetros de uma rubrica de qualidade para avaliar o Vlog. Sugerimos que você elabore conjuntamente com os alunos esta rubrica, pensando nos parâmetros relacionados às características do gênero, em uma outra aula, posterior a esta.
  • Mostre aos alunos a rubrica de qualidade disponível aqui. Ela será usada para avaliar os vlogs quando estiverem prontos para que os vídeos alcancem um resultado satisfatório. Informe que na aula dedicada a essa avaliação você explicará cada item e orientará os alunos sobre a valoração de 1 a 5, conforme a grade de avaliação apontada no final da rubrica.

Pós-aula:

  • Como atividade pós-aula, peça que os alunos façam a edição de seus vlogs, inserindo, nos vídeos filmados, uma vinheta (produzida por eles), músicas, imagens, sons etc., conforme o que foi apontado no planejamento do vlog.

Material Complementar:

  • Para encontrar ideias e conseguir editar dos vlogs - de modo a compilar as gravações desta aula, a vinheta, as músicas, as legendas, as imagens, etc - utilize alguns programas de edição de vídeos (Ex.: Movie Maker) ou peça que os alunos baixem, em seus celular, aplicativos. Clique aqui para ler uma reportagem que traz um série de dicas de programas grátis e de fácil acesso para a realização desta atividade.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP53 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano