15768
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento de um Vlog sobre HQ com ênfase na entonação expressiva

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejamento de um Vlog sobre HQ com ênfase na entonação expressiva

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Matheus Kuroda
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silva Albert
Título da aula: Planejamento de um Vlog sobre HQ com ênfase na entonação expressiva
Finalidade da aula: Escrever o roteiro de um Vlog sobre HQ, considerando tanto os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos quanto estilo, a estrutura composicional e o tema (análise de HQ) deste gênero, destacando a oralização do texto.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: HQ
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização. Elementos notacionais da escrita
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.

Código: LPO6_09SQA11

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas