Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 11ª primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero HQ e no campo de atuação Artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero história em quadrinhos (HQ) e vlog para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia, som e tela.
- Internet para acessar o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FdbjUjfk78w>. Acesso em: 6 dez. 2018.
- Exemplar do livro: FREYRE, Gilberto. Algumas Assombrações do Recife Velho. Rio de Janeiro: Record, 1987. Disponível em: <http://sindsemppe.com.br/wp-content/uploads/2018/01/Assombra%C3%A7%C3%B5es-do-Recife-Velho-Gilberto-Freyre.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2018.
- Exemplar do livro (adaptação para HQ): FREYRE, Gilberto. Algumas assombrações do Recife Velho. São Paulo: Global Editora, 2017.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: Vlog é um videoblog/ videolog, um blog em formato de vídeo hospedado em sites da internet, em que os autores (vloggers) falam sobre diversos assuntos do seu interesse, tecendo análises e/ou dando opiniões.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em fazer as escolhas adequadas (de linguagem e de seleção dos recursos não verbais de acordo com o propósito do vídeo a ser produzido, entre outros) para planejar a escrita do roteiro do vlog e sua posterior oralização, atentos à entonação expressiva, pois eles podem não ter muita experiência na produção deste tipo de gênero.
Referências sobre o assunto:
- DORNELLES, Juliano Paz. O fenômeno Vlog no Youtube: análise de conteúdo de Vloggers brasileiros de sucesso. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4599>. Acesso em: 27 nov. 2018.
- FREYRE, Gilberto. Assombrações do Recife Velho. Rio de Janeiro: Record, 1987. Disponível em: <http://sindsemppe.com.br/wp-content/uploads/2018/01/Assombra%C3%A7%C3%B5es-do-Recife-Velho-Gilberto-Freyre.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2018.
- _______. Assombrações do Recife Velho. São Paulo: Global Editora, 2008.
- KREUSER, Natalia. Como fazer roteiro para vlog. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FdbjUjfk78w>. Acesso em: 6 dez. 2018.
MONTANHA, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli. Por um estudo dos vlogs: apontamentos iniciais e contribuições teóricas de Marshall McLuhan. Disponível em: <http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_18/contemporanea_n18_12_Fausto_Amaro_Ribeiro_Picoreli_Montanha.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2018. - ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas – Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
- _______. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Tema da aula
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: na introdução, os alunos assistirão a uma vlogueira contando a sua experiência no gênero, apontando dicas de como fazer um vlog; em seguida, os alunos produzirão seus roteiros de planejamento de um vídeo (vlog) para analisar uma HQ escolhida por eles, dentro de uma temática recortada pelo professor (para esta aula, selecionamos a obra “Algumas assombrações do Recife Velho”, HQ adaptada do livro de Gilberto Freyre por André Balaio e Roberto Beltrão).
- Inicie um debate coletivo sobre o tema da aula: “Como os vlogs são produzidos e como fazê-lo?”. Peça que os alunos contem sobre as suas experiências sobre este gênero, citando alguns recursos usados por vloggers que eles conhecem.
Respostas possíveis/ desejáveis:
- Para esta atividade, à medida em que trabalha com o repertório e com a memória discursiva dos alunos, há várias possibilidades de respostas. Busque incentivar a turma para que haja participação. Para fazer um vlog, o vlogger precisa planejar um roteiro e pensar nos recursos paralinguísticos e cinésicos que enriquecem o texto (gestos, expressões, inserção de chamadas e de vinhetas etc.).
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos. A partir dessa organização, os alunos poderão trocar ideias e, juntos, discutir as atividades.
- Inicie pedindo aos alunos que assistam o vídeo “Como fazer um blog”, disponível aqui, no qual uma vlogger conta a sua experiência sobre o processo de planejamento e produção de vlogs, dando algumas dicas ao seu interlocutor.
- Durante a exibição do vídeo, peça que os alunos anotem os pontos mais importantes e as dicas que eles acharem mais pertinentes.
- Após isso, peça para que os alunos compartilhem as suas anotações.
- Entre as dicas apontadas pela vlogger, destaque: faça um roteiro, grave o vídeo logo após analisar o material, faça adequações de conteúdo e de fala de acordo com o seu público, anote lembretes, dê um caráter jornalístico no começo do vlog, omita informações comprometedoras (uma vez que o vlog vira um produto público), etc.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Nesta etapa, os alunos produzirão um planejamento para construir um vlog, cujo conteúdo temático seja a análise e comentários de histórias em quadrinhos.
- Para a realização desta atividade, é necessário que o aluno tenha escolhido previamente uma HQ de sua preferência para comentar em seus vlogs, dentro de uma temática escolhida pelo professor (Ex.: super heróis, adaptação de narrativas de determinado autor etc.), procurando materiais na Biblioteca Escolar, em revistas, livros ou na internet. No entanto, sugere-se que, nesta aula, seja feito um conjunto de vlogs de análise e comentários das HQs do livro “Algumas Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre, adaptadas por André Balaio e Roberto Beltrão. Para acessar esse material, clique aqui. As sete HQs da coletânea já devem estar divididas entre os grupos, caso, você professor, decida seguir essa sugestão.
- Se você preferir que os alunos decidam qual HQ comentar, lembre-se de que cada grupo deverá chegar na aula com a leitura da HQ escolhida já realizada. No caso do trabalho a ser feito sobre “Assombrações do velho Recife”, é imprescindível orientar os alunos que eles também leiam o conto original, de Gilberto Freyre, previamente. Afinal, para comentar sobre algo e expor sua opinião, é preciso entender sobre o assunto.
- Disponibilize aos alunos o roteiro de produção de HQ disponível aqui. Leia para a turma as orientações gerais, explique o roteiro e enfatize a necessidade de o vlogger ter uma postura interativa, enriquecendo sua fala com marcas de oralidade (fala espontânea), atento à entonação expressiva para interagir com seu público-alvo, e usando recursos no vídeo como imagens, sons, vinhetas, legendas etc.
- Explique que o roteiro disponibilizado é apenas um modelo para que os alunos consigam pensar em um planejamento coerente e que, em pouco tempo, cumpra com os objetivos da produção do vídeo. Mas dê liberdade para os alunos criarem outras possibilidades que possam enriquecer o vídeo, inserindo mais vinhetas, colagens de foto etc.
- Peça que os alunos, em seus grupos, tendo em mãos a HQ escolhida, iniciem a produção do roteiro.
- Quando finalizarem o roteiro, peça que verifiquem se o passo a passo escolhido por eles para compor o vídeo está coerente com a situação comunicativa proposta nessa atividade: as falas e os gestos garantirão a interação verbal? Os procedimentos escolhidos permitirão que o vídeo atinja o objetivo apontado pelo grupo? Faltam recursos paralinguísticos (o tom de voz, o ritmo da fala, o volume de voz, as pausas utilizadas na pronúncia verbal) e cinésicos (gestos, expressões e posições corporais, em busca dos significados psicológicos)? Há imagens, vinhetas e sons para enriquecer o vlog? Se a resposta for negativa para cada uma dessas questões, oriente os alunos a voltarem aos seus roteiros para retextualizá-lo.
- Quando acabarem, inicie o ensaio da performance, verificando, também, a exequibilidade do projeto do vídeo.
Informação adicional ao professor:
- Caso tenha tempo disponível, poderá ser feita, em outras aulas, uma ampliação desta atividade, pedindo para que os alunos façam comparações e comentários sobre a adaptação da obra original (conto) com a HQ. Para isso, pense em uma nova sequência de atividades que podem instigar os alunos sobre a transposição de gênero (do conto à HQ). Mas, para isso acontecer, é necessário um tempo maior e um bom preparo dos alunos, para que consigam enxergar com criticidade as mudanças estilísticas e composicionais, dentro de uma mesma temática (fio narrativo), que os quadrinhos provocaram a partir da adaptação do texto original.
- É possível, também, disponibilizar mais aulas tanto para o planejamento do roteiro quanto para o ensaio da performance, tendo em vista de que se trata de etapas do produção textual (vlog) que fundamentam e servem de base para a concretização do gênero vlog. É preciso ter um olhar cuidadoso para pensar e criar um roteiro coerente para a produção de um vídeo interativo e dinâmico; é comum, pois, nesses casos, ter que alterar as cenas, acrescentar novas ideias e excluir exageros. Os ensaios - além de permitir a verificação daquilo que, no planejamento, é inviável - permitirão, por sua vez, que os alunos desenvolvam uma postura mais autêntica e espontânea, pensando que a língua falada possui uma melodia cadenciada muito diferente da entonação própria da leitura em voz alta (por isso a ênfase, no planejamento, nas pontuações que marcam entonação). A ideia é que os alunos, apropriando o texto escrito, consigam agir naturalmente durante o processo de filmagem. Com pouco ensaio, pode acontecer de a fala do vlogger ficar truncada (como na leitura em voz alta), bem como os gestos e as expressões ficarem artificiais.
Material Complementar:
- Para acessar a coletânea de HQ de “Algumas Assombrações do Velho Recife”, de Gilberto Freyre, clique aqui.
- Para ter acesso aos textos originais (contos) de “Algumas Assombrações do Velho Recife”, de Gilberto Freyre, clique aqui.
- A título de exemplo, veja um roteiro hipotético disponível aqui. Caso julgue necessário, disponibilize aos alunos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Nesta etapa, os alunos deverão dividir as funções da produção do vlog para que, futuramente, consigam se organizar para colocar em prática as ideias planejadas.
- Oriente que essas informações são importantes para serem acrescentadas no final do vídeo, na parte nos “Créditos finais”.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos, agora coletivamente, deem aleatoriamente dicas para que o vlog faça sucesso, pensando nas dicas apresentadas na introdução da aula e nas orientações para a produção do planejamento do roteiro.
- Peça que a turma verbalize as suas dicas.
- Registre as dicas no quadro.
Pós-aula:
- Como atividade pós-aula, peça que os alunos ensaiem a performance do vlog. Além disso, peça que eles providenciem os materiais necessários para a produção do vídeo (materiais para a montagem do cenário, programas de computador para edição de vídeo, câmera filmadora, etc.), de acordo com as funções distribuídas anteriormente.
Respostas possíveis/desejáveis: As respostas dos alunos podem variar de acordo com conhecimento deles deste gênero, as suas referências e sobre o que eles entenderam da aula. Sugerimos, no entanto, um conjunto de tópicos possíveis, não estanques e passíveis de ampliação:
- Interaja com o seu público.
- Crie vinhetas criativas com imagens de HQ’s famosas.
- Os vlogs devem ser curtos.
- Use vocabulário jovem e despojado.
- Module a entonação e torne-a expressiva para cativar seu público-alvo e garantir a boa interação.