Atividade para impressão - Rubrica para avaliação de produção textual
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de cartas de reclamação
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação/apresentação de propostas orais e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: Caderno, folhas ou bloco de anotações para rascunho, lápis, borracha, caneta, marcadores de texto em diversas cores.
Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, se comunicar com o outro. Para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença; há, portanto, um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .
Neste gênero, o remetente descreve um problema ocorrido ao seu destinatário a fim de que este consiga resolvê-lo. Uma das características mais específicas da cartas de reclamação é o seu caráter persuasivo, por utilizarem-se do discurso argumentativo para convencer o outro a solucionar determinado problema, este por sua vez, de ordem individual e/ ou coletiva. Já a apresentação de propostas orais concretiza-se no âmbito da oralidade, podendo os interlocutores estarem próximos ou não. Neste gênero, de matriz também expressiva, o sujeito, enquanto ser social, dotado da compreensão e uso da linguagem como fenômeno social, lança ao outro suas petições, utilizando-se da fala.
Dificuldades antecipadas: O alunos podem sentir dificuldades em iniciar o texto, já que será preciso retomar constantemente a um esquema de planejamento textual.
Referências sobre o assunto:
ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e escrever: Estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
____________. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2009.
JACOB, Jeannette; JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola: A escrita como ponte entre alunos e comunidade. Rio de Janeiro: Artmed, 2008.
MARCURSCHI, Luiz Antônio. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade. In: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARCURSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia. Avaliação em Língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ. J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas - SP: Mercado das Letras, 2004.
Livro fundamental para quem se pretende compreender o funcionamento e organização dos gêneros textuais, tanto orais como escritos e sua aplicabilidade e estudo em sala de aula.
“...os gêneros formais públicos constituem objetos autônomos para o ensino do oral. Eles são autônomos no sentido de que o oral (os gêneros orais) é abordado como objeto de ensino e aprendizagem em si. Não constituem um percurso de passagem para a aprendizagem de outros comportamentos lingüísticos (a escrita ou a produção escrita) ou não-lingüísticos (em relação somente com outros saberes disciplinares). Também não estão subordinados a outros objetos de ensino-aprendizagem”. (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004, p.177)
“...a exposição deverá ser ordenada em partes e subpartes, que permitam distinguir as fases sucessivas de sua construção interna. Numa perspectiva de ensino, podem-se distinguir as seguintes partes: uma fase de abertura, uma fase de introdução ao tema, a apresentação do plano da exposição, o desenvolvimento e o encadeamento dos diferentes temas, uma fase de recapitulação e síntese, a conclusão e o encerramento” (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004, p.187-188)
“ (...) avaliação é aqui vista como a ação processual de construir um valor provisório para o ser focalizado, mediante categorias social e culturalmente marcadas e interativamente elaboradas. Avaliar, portanto, envolve concepções de mundo, conhecimentos partilhados e a emissão de juízos de valor, juízos esses formulados a partir de informações coletadas e selecionadas em contextos sócio-históricos específicos” (MARCUSCHI, 2007, p. 66)
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente o tema para a turma.
- Esta será uma aula sobre produção textual de cartas de reclamação. A aula parte do princípio de produção baseado nos parâmetros de interação social, o que acarreta compreender o lugar social daquele que escreve e a finalidade da produção de texto, tendo em vista a interação entre os interlocutores, neste caso, o remetente e o destinatário. Para tanto, é importante que os estudantes já tenham tido contato com este gênero textual, seus elementos composicionais, seu contexto de produção e, sobretudo, sua funcionalidade, e que já tenham feito diversas leituras e estudos de textos do gênero em diferentes suportes, virtuais ou não.
Atenção: Nesta aula, os estudantes produzirão uma carta de reclamação com base em um esquema de planejamento já elaborado e finalizado anteriormente pelos estudantes sob orientação do professor.
- A título de sugestão, recomendamos a leitura e abordagem dos planos 2, 3 e 13 desta sequência de atividades que abordam respectivamente relações entre o contexto de produção das cartas de reclamação para reconhecimento dos elementos composicionais e estilísticos do gênero, a apresentação de cartas de reclamação em diversos formatos e a produção de estratégias de planejamento textual. Nesta última aula é possível encontrar um esquema para planejamento elaborado exclusivamente para a produção de cartas de reclamação.
- Ao apresentar o tema para a turma, levante os conhecimentos prévios dos estudantes para os seguintes pontos:
- Ao escrever um texto, o que deve ser levado em consideração, se pensarmos que todo texto é escrito para alguém ler? Devemos levar em consideração o leitor do texto, por isto, a linguagem precisa adequar-se a ele. Além da linguagem e do interlocutor do texto, a estrutura dele também é importante - se vamos escrever uma carta, o texto precisa conter traços e elementos que caracterizam uma carta.
- Na escrita de uma carta de reclamação, o que não pode faltar? A descrição do problema a ser relatado na carta, informações sobre o remetente (o que traz ao texto certa credibilidade), nome do destinatário e sua respectiva função e/ou ocupação (ele é sempre alguém considerado eficaz para solucionar o problema), o local e a data para situar onde se localiza o problema no tempo e no espaço.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize a turma em duplas (previamente escolhidas pelos próprios estudantes).
- Para esta aula, sugerimos o trabalho em duplas por compreendermos que a produção de textos em duplas proporcionará maior diálogo entre os alunos, tendo em vista as novas descobertas para esta aula e os encaminhamentos a serem feitos para a revisão do próprio texto. Os alunos dessa faixa etária tendem a aprender melhor trocando ideias e, muitas vezes, socializando informações sobre o planejamento do texto a ser produzido; a opção pela produção a quatro mãos (em duplas) auxilia também no desenvolvimento afetivo dos alunos.
- Apresente aos alunos a rubrica para avaliação textual. A apresentação de uma rubrica antes da produção textual é de suma importância para garantir aos estudantes maior direcionamento e segurança, pois garante ao estudante a produção de um texto sob a perspectiva de sua função sociocomunicativa. Dessa forma, eles já iniciam a produção sabendo exatamente para quem o texto se destina, evitando a ideia de “texto escolarizado” (MARCUSCHI, 2007, p. 64), bem como o que será analisado e quais os elementos indispensáveis à composição do gênero cartas de reclamação. É importante relembrar o trecho de Beth Marcuschi sobre a produção de textos em sala de aula: “ Para efetivar seu planejamento de escrita, o indivíduo considera uma série de condições, dentre elas para quem está escrevendo, com que objetivo, o que se propõe a explicar ou reivindicar etc.” (MARCUSCHI, 2007, p. 63).
- Atenção: É preferível que esta rubrica seja produzida em colaboração com os alunos em uma aula anterior e na aula atual seja apresentada antes da produção. A título de sugestão, disponibilizamos uma rubrica para avaliação da produção de texto elaborada para o gênero cartas de reclamação. Fique à vontade para utilizá-la. Convém ressaltar aos alunos que a atividade de produção compreende uma ação que não se dá de “modo estanque, mas ações praticamente simultâneas” (MARCUSCHI, 2007, p. 72), preparando dessa forma, para as fases de escrita - revisão - reescrita.
Materiais complementares:
Link de acesso à rubrica. Clique aqui
No link, é possível encontrar um modelo de rubrica para avaliação da produção de texto. Nela estão contidos os critérios avaliativos específicos para o gênero cartas de reclamação, divididos em dois grupos: os Elementos composicionais e estilísticos do gênero (Aspectos da ordem do discurso) e os Aspectos gramaticais (Aspectos da textualidade).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Solicite aos estudantes que releiam o esquema de planejamento para produção textual. Esta é uma etapa importante porque, muitas vezes, o planejamento do texto a ser escrito acaba se perdendo ou os estudantes não o seguem. Por isso, procure circular pela sala, a fim de dar assistência aos estudantes, no sentido de orientá-los ao que deve ser feito a partir de agora. Iniciar o texto é sempre complicado, mas com um planejamento feito, fica bem mais simples e fácil.
- Convide os estudantes a iniciar a produção de texto. Solicite a utilização do caderno ou folha de rascunho. Oriente os estudantes a produzir inicialmente utilizando lápis e borracha. Ao circular pela sala, oriente a produção dos estudantes chamando a atenção para a rubrica de avaliação dos elementos indispensáveis ao texto a ser produzido.
- É importante que, na produção textual, os estudantes sejam capazes de produzir o texto a partir de uma perspectiva formativa, fruto de um processo que envolve diversas atividades interativas: planejamento - escrita - revisão - reescrita.
- É possível que não dê tempo, nesta aula, de terminarem a produção e que sejam necessárias mais aulas para que a finalizem.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Com os estudantes ainda em duplas, incentive-os a apresentar uma síntese do que foi produzido até agora.
- Neste momento, espera-se que os estudantes façam uma breve leitura de seu texto e expliquem brevemente como chegaram àquela versão, sabendo que outras ainda serão necessárias até chegarem à versão final, compreendendo assim a importância das etapas de edição e revisão, reservadas para um próximo momento.
- Será considerado satisfatório se os estudantes dialogarem junto ao professor sobre a importância do planejamento para o início da produção de texto e também sobre a rubrica de avaliação. Neste sentido, inicie um breve bate-papo a fim de promover a interação durante a aula:
- Como vocês utilizaram o esquema de planejamento do texto? Possibilidade de resposta: Preferimos seguir o esquema de planejamento como uma orientação, seguindo as características e elementos de uma carta de reclamação. Primeiro, colocamos a localização, data, depois destinatário, saudações, o relato do problema, inserimos alguns depoimentos sobre. À medida que íamos escrevendo, íamos também revisitando o planejamento, a fim de corrigir eventuais problemas.
- A rubrica para avaliação ajudou na construção do texto? Expectativa de resposta: Sim, porque nela estão contidos os elementos que compõem o gênero carta de reclamação, assim, não há como esquecer de colocá-los na escrita da carta.
- Encerre a aula solicitando a entrega do texto para revisão na próxima aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Neste Plano, os alunos deverão planejar a escrita de uma carta de reclamação que será, de fato, enviada. Seria interessante que a escolha do que os alunos irão reclamar partisse deles e de suas famílias. Assim, envie um áudio e proponha que se organizem em trios para pensarem que problemas estão enfrentando, junto com suas famílias, neste contexto de pandemia, e o que poderia ser motivo de reclamação legítima para a Prefeitura, para a escola, ou para alguma empresa. Peça para pensarem sobre isso, consultarem seus familiares e chegarem a uma decisão. Estabeleça um prazo para que cada trio escolha sobre o que irá reclamar e solicite que definam um aluno por trio para enviar um áudio ao grupo de WhatsApp da turma explicando a decisão.
Desenvolvimento
Após esse processo, solicite que os trios organizem o planejamento dessa escrita seguindo o roteiro disponível aqui. Estabeleça um prazo e um meio para compartilharem seus planejamentos (sugestão: compartilhamento de Google Docs em pasta específica no Google Drive). Depois que todos postarem seus planejamentos, peça que os trios visitem os trabalhos dos colegas e escolham um para comentar (organize para que nenhum trabalho fique sem comentários). Combine um prazo para a escrita desses comentários, que podem ser feitos no próprio Google Doc de cada grupo.
Fechamento
Encerrado o prazo, leia os planejamentos e comentários de todos e faça os destaques e observações que achar necessários em um novo áudio à turma comentando os planejamentos. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e aproveite para interagir mais com sua turma e verificar as aprendizagens e dificuldades.
Convite às famílias
As famílias podem participar ativamente da atividade deste plano auxiliando os alunos a encontrar o tema de suas cartas: que aspectos poderiam ser reclamados e para quem (quem poderia resolvê-los) nesta situação de pandemia e isolamento social? Encaminhe às famílias um pedido para que ajudem os alunos, lembrando-os de que a carta realmente será enviada e, caso seja acolhida e atendida pelo destinatário, todos serão beneficiados.