15765
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Estratégia de produção textual para cartas de reclamação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Estratégia de produção textual para cartas de reclamação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danuza Kryshna Da Costa Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Neste Plano, os alunos deverão planejar a escrita de uma carta de reclamação que será, de fato, enviada. Seria interessante que a escolha do que os alunos irão reclamar partisse deles e de suas famílias. Assim, envie um áudio e proponha que se organizem em trios para pensarem que problemas estão enfrentando, junto com suas famílias, neste contexto de pandemia, e o que poderia ser motivo de reclamação legítima para a Prefeitura, para a escola, ou para alguma empresa. Peça para pensarem sobre isso, consultarem seus familiares e chegarem a uma decisão. Estabeleça um prazo para que cada trio escolha sobre o que irá reclamar e solicite que definam um aluno por trio para enviar um áudio ao grupo de WhatsApp da turma explicando a decisão.

Desenvolvimento
Após esse processo, solicite que os trios organizem o planejamento dessa escrita seguindo o roteiro disponível aqui. Estabeleça um prazo e um meio para compartilharem seus planejamentos (sugestão: compartilhamento de Google Docs em pasta específica no Google Drive). Depois que todos postarem seus planejamentos, peça que os trios visitem os trabalhos dos colegas e escolham um para comentar (organize para que nenhum trabalho fique sem comentários). Combine um prazo para a escrita desses comentários, que podem ser feitos no próprio Google Doc de cada grupo.

Fechamento
Encerrado o prazo, leia os planejamentos e comentários de todos e faça os destaques e observações que achar necessários em um novo áudio à turma comentando os planejamentos. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e aproveite para interagir mais com sua turma e verificar as aprendizagens e dificuldades.

Convite às famílias
As famílias podem participar ativamente da atividade deste plano auxiliando os alunos a encontrar o tema de suas cartas: que aspectos poderiam ser reclamados e para quem (quem poderia resolvê-los) nesta situação de pandemia e isolamento social? Encaminhe às famílias um pedido para que ajudem os alunos, lembrando-os de que a carta realmente será enviada e, caso seja acolhida e atendida pelo destinatário, todos serão beneficiados.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_03SQA13

(EF67LP19) Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.

(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas