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Plano de aula - Revisão, socialização e publicação de uma entrevista escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Revisão, socialização e publicação de uma entrevista escrita

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Neste Plano, os alunos devem escrever uma entrevista. Para tanto, já devem estar organizados em trios (de forma remota) e ter em mãos a entrevista em áudio/vídeo, as anotações, as fotografias e a pesquisa sobre o entrevistado para elaborar uma primeira versão do texto. Compartilhe com a turma o esquema do slide de Introdução do Plano e também os itens do primeiro slide de Desenvolvimento (Plano de Aula - 6º ano - Língua Portuguesa - Produção de uma entrevista escrita, disponível aqui) para que façam uma primeira versão com base nessas orientações. Estabeleça um prazo para a escrita de um rascunho e acompanhe-os pelos canais combinados por vocês. O rascunho deve ser salvo em uma pasta compartilhada do Google Drive, na qual cada trio deve publicar um Google Doc com seu rascunho.

Desenvolvimento
Como o processo de transcrição pode ser complicado para os alunos, sugira a utilização desta ferramenta dos documentos Google: Digitar com sua voz (disponível aqui). Após o compartilhamento de todos os trios da primeira versão da entrevista online, oriente-os, por áudio ou por escrito, a visitar os rascunhos dos colegas e escolher um para comentar, sugerir, elogiar, questionar, verificar se a entrevista está de acordo com os elementos do gênero entrevista (escolhas visuais do texto, correção gramatical, escrita adequada, efeitos de sentido criados). Você pode consultar as Orientações do Plano para ter mais subsídios ao orientar seus alunos no link: Revisão, socialização e publicação de uma entrevista escrita (disponível aqui). Estabeleça um prazo para os comentários e envie um áudio pedindo que os trios escrevam, com base nos comentários feitos, a versão final da entrevista para ser publicada.

Fechamento
Com todas as entrevistas prontas e revisadas, encaminhe com a turma (por áudio ou por escrito) uma força-tarefa para publicar as entrevistas nos canais de comunicação da escola e compartilhá-las nas redes sociais com familiares e amigos. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e aproveite para interagir mais com sua turma, verificando as aprendizagens e dificuldades.

Convite às famílias
As famílias poderão envolver-se diretamente na atividade deste plano, já que membros de algumas delas serão os entrevistados. Podem auxiliar na escrita do texto, pensando em formas de descrever o entrevistado e de apresentá-lo na introdução, por exemplo. Depois, podem auxiliar no compartilhamento das entrevistas pelas redes sociais, momento importante de valorização afetiva do trabalho dos filhos.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_02SQA15

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0,

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.


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