Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Neste plano, os alunos devem escrever uma entrevista. Para tanto, já devem estar organizados em trios (de forma remota) e ter em mãos a entrevista em áudio/vídeo, as anotações, as fotografias e a pesquisa sobre o entrevistado para elaborar uma primeira versão do texto. Compartilhe com a turma o esquema do slide de Introdução do plano e também os itens do primeiro slide de Desenvolvimento (disponíveis aqui) para que façam uma primeira versão com base nessas orientações. Estabeleça um prazo para a escrita de um rascunho e acompanhe-os pelos canais combinados por vocês. O rascunho deve ser salvo em uma pasta compartilhada do Google Drive, na qual cada trio deve publicar um Google Doc com seu rascunho.
Desenvolvimento
Como o processo de transcrição pode ser complicado para os alunos, sugira a utilização da ferramenta disponível nos Documentos Google: digitar com a voz, disponível aqui. Após o compartilhamento de todos os trios da primeira versão da entrevista online, oriente-os, por áudio ou por escrito, a visitarem os rascunhos dos colegas e escolherem um para comentar, sugerir, elogiar, questionar e verificar se a entrevista está de acordo com os elementos do gênero (escolhas visuais do texto, correção gramatical, escrita adequada e efeitos de sentido criados). Você pode consultar as Orientações do plano para ter mais subsídios ao orientar seus alunos no link "Revisão, socialização e publicação de uma entrevista escrita", disponível aqui. Estabeleça um prazo para os comentários e envie um áudio pedindo que os trios escrevam, com base nos comentários feitos, a versão final da entrevista para ser publicada.
Fechamento
Com todas as entrevistas prontas e revisadas, encaminhe com a turma (por áudio ou por escrito) uma força-tarefa para publicá-las nos canais de comunicação da escola e compartilhá-las nas redes sociais com familiares e amigos. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, e aproveite para interagir mais com sua turma e verificar as aprendizagens e dificuldades.
Convite às famílias
As famílias poderão envolver-se diretamente na atividade deste plano, já que membros de algumas famílias serão os entrevistados. Podem auxiliar na escrita do texto, pensando em formas de descrever o entrevistado e de apresentá-lo na introdução, por exemplo. Depois, podem auxiliar no compartilhamento das entrevistas pelas redes sociais, momento importante de valorização afetiva do trabalho dos filhos.