Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Raquel
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A linguagem do cordel
Finalidade da aula: Perceber as marcas da oralidade nos textos de cordel identificando as possibilidades de variantes linguísticas
como traços da cultura popular.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Cordel
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos/variação linguística
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP48/EF69LP55
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Professor, prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano.
Informações sobre o gênero: O gênero Cordel, que será abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento das marcas da oralidade.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS, Regina Aparecida. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura. Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
Código: LPO8_03SQA08
(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 10
AULA 12
AULA 13
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes