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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A linguagem do cordel

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre cordel

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.

Opcionais: metodologia Self-service (exemplo da utilização em sala de aula disponível aqui); Slides Carnival (tutorial disponível aqui).

Tema
Encaminhe aos alunos duas apresentações por WhatsApp: uma com o tema da aula (A linguagem no Cordel) e outra com a inscrição (As variações da Língua). Para criar suas apresentações, você pode utilizar o Slides Carnival (veja o tutorial em Recursos Opcionais). Em seguida, mande um áudio explicando que falarão sobre a linguagem que é utilizada no cordel. Instigue os alunos quanto às variantes da oralidade. Pergunte se eles consideram que o jeito de falar pode mudar dependendo do lugar onde a pessoa vive ou se se mantém sempre o mesmo. Escolha algumas palavras típicas da sua região e lance uma tempestade de ideias pelo WhatsApp. Peça que listem outras palavras também comuns na região em que vivem e que sofrem alteração em outras regiões.

Introdução
Compartilhe com a turma o slide presente no plano original (em Introdução). Solicite que observem as palavras ali destacadas. Ressalte que as palavras são utilizadas por falantes de diversas regiões para estabelecer a comunicação. Pergunte se eles conhecem as expressões e conseguem entender a mensagem de cada uma. Peça que escolham um dos temas a seguir para pesquisar, por exemplo, na internet, com familiares ou em livros didáticos: Preconceito Linguístico; Variação Linguística Histórica; Variação Linguística Social; Variação Linguística Cultural. Esse tipo de atividade em que o aluno escolhe qual assunto pesquisar ou estudar é uma metodologia ativa denominada Self-service (veja um exemplo do Self-service em sala de aula em Recursos Opcionais).

Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos, pelo WhatsApp, o cordel “O linguajar cearense”, de Josenir A. de Lacerda, disponível aqui. Peça que apreciem a leitura e chame a atenção para a explicação da poeta sobre o linguajar cearense. Instigue os alunos a, durante a leitura, lembrar como são utilizadas as palavras de acordo com a localidade onde estão inseridos. Encaminhe também o link do vídeo que apresenta a cordelista Josenir de Lacerda, disponível aqui (o vídeo tem apenas 39 segundos). Peça que os alunos, em grupos de quatro integrantes (sugira que tenham encontros por chamada de vídeo ou áudio), escolham algumas estrofes do cordel de Josenir e produzam rimas substituindo as palavras do linguajar cearense por palavras de seu dialeto ou, se forem alunos que utilizam o linguajar cearense, produzam novas estrofes explicando outras palavras e gírias. Lembre aos alunos que eles deverão realizar as alterações necessárias para que haja a rima. Deixe livre a quantidade de estrofes para estimular o processo de criação dos alunos. Depois, solicite que compartilhem as produções dos grupos com a turma, também pelo WhatsApp. Nessa atividade, os alunos perceberão a riqueza linguística presente nos diversos dialetos e nas diferentes formas de se comunicar.

Fechamento
Compartilhe com os alunos o slide do plano original em Fechamento e solicite que falem sobre as expressões destacadas (o slide também pode ser “customizado” no Slides Carnival). Realize a mediação da discussão encaminhando um áudio, junto ao slide, levando-os a compreender que a literatura de cordel é muito rica em variedades linguísticas, como eles já puderam perceber ao longo das aulas, e que os aspectos sociais e culturais influenciam na utilização da língua e na riqueza do vocabulário.

Convite às famílias
Você pode convidar os responsáveis a auxiliar os alunos quanto às variações regionais, geográficas, das palavras solicitadas.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_03SQA08

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


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