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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Compreender e revisar a forma composicional do vlog de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre revisão de vlog de divulgação científica

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Vacinas valem a pena? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hUvHKz3ugOg; Como funciona a produção científica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EbhNfd3tQtY .

Vlogs científicos indicados pelos estudantes.

Materiais: Computador, projetor multimídia e tela.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes tenham dificuldades em compreender que os elementos que compõem o gênero não estão distribuídos de forma aleatória e que é preciso observar como eles são organizados.

Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de. O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de língua portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Anais IV SINALGE. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. 1.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP

https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em semicírculo. Esta disposição possibilitará a discussão inicial e final, que será realizada coletivamente, além de permitir que todos os estudantes acompanhem a exibição dos vídeos.
  • Vlog é um blog em vídeo, um diário virtual em vídeo. Segundo um estudo de SOUSA (2017) o vlog “se trata de uma espécie de diário em vídeo em que os autores discorrem sobre suas vidas e/ou acerca de questões que percorrem o cotidiano da sociedade de um modo geral”.
  • Pode ser que alguns estudantes confundam vlog com o blog, esclareça as especificidades desse gênero e no que ele se difere do outro. Isso auxilia na descoberta de algumas regularidades deste gênero.
  • O foco desta aula será a forma composicional do gênero com ênfase nos elementos paralinguísticos (tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.).
  • As características composicionais do vlog são: abertura, cenário, narrador que conversa com o espectador de forma direta, geralmente olhando diretamente para a câmera, conclusão ou opinião e despedida. Além disso, há elementos paralinguísticos e cinésicos que contribuem para atrair e manter
    a atenção do público, assim como faz com que o público se identifique com quem fala, com o assunto, e muitas vezes se convença de que há verdade naquele discurso, além de poder provocar sentimentos, como admiração, revolta, repulsa, carinho etc. Estes elementos, assim como o texto proferido pelo narrador, fazem parte da estrutura composicional do vlog. Como no nosso caso estamos estudando vlogs científicos, as referências são fundamentais e parte indispensável da estrutura composicional, pois elas dão credibilidade à fala do locutor.
  • Antes de iniciar a exibição dos vídeos, solicite aos estudantes que observem as expressões, gestos e modos de falar do narrador, além dos outros elementos que compõem o gênero.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Oriente os estudantes a assistir com atenção ao vídeo (sem o áudio) “Como funciona a produção científica?”, do professor Miguel Nicolellis . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EbhNfd3tQtY, acesso em: 22/10/2018.
  • É importante que os estudantes apenas vejam as imagens do professor Nicolellis para realizar o exercício de inferir sobre as demais características composicionais do gênero. Eles acabaram de ter acesso ao título do vídeo, ao cenário, às expressões faciais e gestos do narrador, a seguir eles deverão completar as demais características, escrevendo uma hipótese de roteiro para o vídeo.
  • Este vídeo trata de como funciona a produção científica, a pesquisa, a análise de dados e a divulgação dos estudos.
  • Sobre o narrador: Miguel Nicolelis é um neurocientista brasileiro, professor, pesquisador e co diretor do Centro de Neuroengenharia na Universidade de Duke (EUA). É referência mundial na pesquisa da interface entre cérebro e computadores (neuropróteses). Nicolelis alia robótica e neurofisiologia na pesquisa do desenvolvimento de próteses para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Seu trabalho integra a lista das "10 tecnologias que vão mudar o mundo" (Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT). Fontes: Fronteiras do Pensamento, disponível em: <https://www.fronteiras.com/conferencistas/miguel-nicolelis>. Acesso em: 22 outubro 2018. Plataforma Lattes, disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757934A4>. Acesso em: 22 outubro 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Oriente os estudantes a escrever uma hipótese de roteiro para o vídeo que acabaram de assistir, este é um bom exercício para realizar em duplas, assim um estudante auxilia o outro no processo de escrita.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Solicite a cada uma das duplas que leiam seus roteiros.
  • Observe se os roteiros contemplam as características composicionais do gênero e se os estudantes explicitaram na escrita alguma característica cinésica observada no vídeo, em relação às expressões faciais ou corporais do narrador.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Vacinas valem a pena? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hUvHKz3ugOg; Como funciona a produção científica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EbhNfd3tQtY .

Vlogs científicos indicados pelos estudantes.

Materiais: Computador, projetor multimídia e tela.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes tenham dificuldades em compreender que os elementos que compõem o gênero não estão distribuídos de forma aleatória e que é preciso observar como eles são organizados.

Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de. O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de língua portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Anais IV SINALGE. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. 1.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP

https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em semicírculo. Esta disposição possibilitará a discussão inicial e final, que será realizada coletivamente, além de permitir que todos os estudantes acompanhem a exibição dos vídeos.
  • Vlog é um blog em vídeo, um diário virtual em vídeo. Segundo um estudo de SOUSA (2017) o vlog “se trata de uma espécie de diário em vídeo em que os autores discorrem sobre suas vidas e/ou acerca de questões que percorrem o cotidiano da sociedade de um modo geral”.
  • Pode ser que alguns estudantes confundam vlog com o blog, esclareça as especificidades desse gênero e no que ele se difere do outro. Isso auxilia na descoberta de algumas regularidades deste gênero.
  • O foco desta aula será a forma composicional do gênero com ênfase nos elementos paralinguísticos (tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.).
  • As características composicionais do vlog são: abertura, cenário, narrador que conversa com o espectador de forma direta, geralmente olhando diretamente para a câmera, conclusão ou opinião e despedida. Além disso, há elementos paralinguísticos e cinésicos que contribuem para atrair e manter
    a atenção do público, assim como faz com que o público se identifique com quem fala, com o assunto, e muitas vezes se convença de que há verdade naquele discurso, além de poder provocar sentimentos, como admiração, revolta, repulsa, carinho etc. Estes elementos, assim como o texto proferido pelo narrador, fazem parte da estrutura composicional do vlog. Como no nosso caso estamos estudando vlogs científicos, as referências são fundamentais e parte indispensável da estrutura composicional, pois elas dão credibilidade à fala do locutor.
  • Antes de iniciar a exibição dos vídeos, solicite aos estudantes que observem as expressões, gestos e modos de falar do narrador, além dos outros elementos que compõem o gênero.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Oriente os estudantes a assistir com atenção ao vídeo (sem o áudio) “Como funciona a produção científica?”, do professor Miguel Nicolellis . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EbhNfd3tQtY, acesso em: 22/10/2018.
  • É importante que os estudantes apenas vejam as imagens do professor Nicolellis para realizar o exercício de inferir sobre as demais características composicionais do gênero. Eles acabaram de ter acesso ao título do vídeo, ao cenário, às expressões faciais e gestos do narrador, a seguir eles deverão completar as demais características, escrevendo uma hipótese de roteiro para o vídeo.
  • Este vídeo trata de como funciona a produção científica, a pesquisa, a análise de dados e a divulgação dos estudos.
  • Sobre o narrador: Miguel Nicolelis é um neurocientista brasileiro, professor, pesquisador e co diretor do Centro de Neuroengenharia na Universidade de Duke (EUA). É referência mundial na pesquisa da interface entre cérebro e computadores (neuropróteses). Nicolelis alia robótica e neurofisiologia na pesquisa do desenvolvimento de próteses para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Seu trabalho integra a lista das "10 tecnologias que vão mudar o mundo" (Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT). Fontes: Fronteiras do Pensamento, disponível em: <https://www.fronteiras.com/conferencistas/miguel-nicolelis>. Acesso em: 22 outubro 2018. Plataforma Lattes, disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757934A4>. Acesso em: 22 outubro 2018.
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Orientações:

  • Oriente os estudantes a escrever uma hipótese de roteiro para o vídeo que acabaram de assistir, este é um bom exercício para realizar em duplas, assim um estudante auxilia o outro no processo de escrita.
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Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Solicite a cada uma das duplas que leiam seus roteiros.
  • Observe se os roteiros contemplam as características composicionais do gênero e se os estudantes explicitaram na escrita alguma característica cinésica observada no vídeo, em relação às expressões faciais ou corporais do narrador.

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