Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Vacinas valem a pena? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hUvHKz3ugOg; Como funciona a produção científica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EbhNfd3tQtY .
Vlogs científicos indicados pelos estudantes.
Materiais: Computador, projetor multimídia e tela.
Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes tenham dificuldades em compreender que os elementos que compõem o gênero não estão distribuídos de forma aleatória e que é preciso observar como eles são organizados.
Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.
SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de. O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de língua portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Anais IV SINALGE. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. 1.
Artigos
https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Bom exemplares de gêneros:
Links
Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/
Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP
https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos
Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca
https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M
Um exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Organize a turma em semicírculo. Esta disposição possibilitará a discussão inicial e final, que será realizada coletivamente, além de permitir que todos os estudantes acompanhem a exibição dos vídeos.
- Vlog é um blog em vídeo, um diário virtual em vídeo. Segundo um estudo de SOUSA (2017) o vlog “se trata de uma espécie de diário em vídeo em que os autores discorrem sobre suas vidas e/ou acerca de questões que percorrem o cotidiano da sociedade de um modo geral”.
- Pode ser que alguns estudantes confundam vlog com o blog, esclareça as especificidades desse gênero e no que ele se difere do outro. Isso auxilia na descoberta de algumas regularidades deste gênero.
- O foco desta aula será a forma composicional do gênero com ênfase nos elementos paralinguísticos (tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.).
- As características composicionais do vlog são: abertura, cenário, narrador que conversa com o espectador de forma direta, geralmente olhando diretamente para a câmera, conclusão ou opinião e despedida. Além disso, há elementos paralinguísticos e cinésicos que contribuem para atrair e manter
a atenção do público, assim como faz com que o público se identifique com quem fala, com o assunto, e muitas vezes se convença de que há verdade naquele discurso, além de poder provocar sentimentos, como admiração, revolta, repulsa, carinho etc. Estes elementos, assim como o texto proferido pelo narrador, fazem parte da estrutura composicional do vlog. Como no nosso caso estamos estudando vlogs científicos, as referências são fundamentais e parte indispensável da estrutura composicional, pois elas dão credibilidade à fala do locutor. - Antes de iniciar a exibição dos vídeos, solicite aos estudantes que observem as expressões, gestos e modos de falar do narrador, além dos outros elementos que compõem o gênero.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Oriente os estudantes a assistir com atenção ao vídeo (sem o áudio) “Como funciona a produção científica?”, do professor Miguel Nicolellis . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EbhNfd3tQtY, acesso em: 22/10/2018.
- É importante que os estudantes apenas vejam as imagens do professor Nicolellis para realizar o exercício de inferir sobre as demais características composicionais do gênero. Eles acabaram de ter acesso ao título do vídeo, ao cenário, às expressões faciais e gestos do narrador, a seguir eles deverão completar as demais características, escrevendo uma hipótese de roteiro para o vídeo.
- Este vídeo trata de como funciona a produção científica, a pesquisa, a análise de dados e a divulgação dos estudos.
- Sobre o narrador: Miguel Nicolelis é um neurocientista brasileiro, professor, pesquisador e co diretor do Centro de Neuroengenharia na Universidade de Duke (EUA). É referência mundial na pesquisa da interface entre cérebro e computadores (neuropróteses). Nicolelis alia robótica e neurofisiologia na pesquisa do desenvolvimento de próteses para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Seu trabalho integra a lista das "10 tecnologias que vão mudar o mundo" (Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT). Fontes: Fronteiras do Pensamento, disponível em: <https://www.fronteiras.com/conferencistas/miguel-nicolelis>. Acesso em: 22 outubro 2018. Plataforma Lattes, disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757934A4>. Acesso em: 22 outubro 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Oriente os estudantes a escrever uma hipótese de roteiro para o vídeo que acabaram de assistir, este é um bom exercício para realizar em duplas, assim um estudante auxilia o outro no processo de escrita.
Fechamento
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Solicite a cada uma das duplas que leiam seus roteiros.
- Observe se os roteiros contemplam as características composicionais do gênero e se os estudantes explicitaram na escrita alguma característica cinésica observada no vídeo, em relação às expressões faciais ou corporais do narrador.