15758
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exposição oral e ferramentas de apresentação: organizando informações em slides

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre exposição oral e organização em slides

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Exposição oral e ferramentas de apresentação: organizando informações em slides

Finalidade da aula: Organizar slides através da seleção e da topicalização de informações, tornando clara a progressão temática, a fim de amparar a fala do palestrante e a compreensão da audiência durante uma exposição oral.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Exposição oral

Objeto(s) do conhecimento: Textualização. Progressão temática / Usar adequadamente ferramentas de apoio às apresentações orais

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP25 / EF69LP41

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Data show e computador.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo ligado ao campo das práticas de estudo e pesquisa, a exposição oral articula a ação de expor oralmente à finalidade de informar/instruir a respeito de conteúdo formais, o que aproxima o gênero dos contextos escolares, formais ou informais. Devido a suas finalidades didáticas, a exposição oral caracteriza-se pela fala planejada, com informações e meios de apresentação previamente organizados em torno do conteúdo a ser exposto e do público a ser instruído/informado. Em suas manifestações típicas, a exposição oral associa-se a contextos de fala formais, amparados por ferramentas de apresentação (cartazes,  banners, apresentações em formato slideshow, etc.) e limitados por períodos de tempo pré-estabelecidos. Da mesma forma, o gênero parece indissociável de elementos paratextuais e cinésicos (tom de voz, gesto, fisionomia, etc).

Dificuldades antecipadas: Selecionar e topicalizar informações complementares a exposições orais.

Referências sobre o assunto:

CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf

SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469


Código: LPO6_04SQA09

(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas