Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Data show e computador.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo ligado ao campo das práticas de estudo e pesquisa, a exposição oral articula a ação de expor oralmente à finalidade de informar/instruir a respeito de conteúdo formais, o que aproxima o gênero dos contextos escolares, formais ou informais. Devido a suas finalidades didáticas, a exposição oral caracteriza-se pela fala planejada, com informações e meios de apresentação previamente organizados em torno do conteúdo a ser exposto e do público a ser instruído/informado. Em suas manifestações típicas, a exposição oral associa-se a contextos de fala formais, amparados por ferramentas de apresentação (cartazes, banners, apresentações em formato slideshow, etc.) e limitados por períodos de tempo pré-estabelecidos. Da mesma forma, o gênero parece indissociável de elementos paratextuais e cinésicos (tom de voz, gesto, fisionomia etc.).
Dificuldades antecipadas: Perceber as relações de complementaridade entre exposições orais didáticas e ferramentas de apoio à exposição.
Referências sobre o assunto:
CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Inicie a aula instigando a turma a completar a sentença acima. Caso os alunos e alunas tenham dificuldades para completar a sentença, proponha questões que os auxiliem a mobilizar conhecimentos prévios em torno do contexto de produção de exposições orais, tais como: como costumam acontecer as apresentações ou exposições de trabalhos? Quem fala durante as apresentações? Há maneiras adequadas e inadequadas de falar? Quais costumam ser os conteúdos dessas falas? Como a sala fica disposta durante as apresentações? Para apresentar um trabalho, basta falar sobre um conteúdo? O que pode ser utilizado durante as exposições orais?
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente à turma o vídeo “Artes - Arte Moderna - Arte e Cultura brasileira”, do canal Aulalivre - Enem 2018 e vestibulares. Trata-se de uma exposição oral voltada a estudantes de ensino médio. Informe aos alunos e alunas que, neste momento, o vídeo não será assistido, e sim ouvido. Para isso, certifique-se de que a turma tenha acesso apenas ao áudio do vídeo (você pode utilizar recursos de congelamento de imagens, presentes no próprio projetor, ou desconectar os cabos VGA ou HDMI que ligam o computador ao projetor).
- Solicite à turma que ouça a apresentação, tomando notas do que parecer interessante ou problemático.
- Após a audição, solicite à turma que compartilhe suas notas: que aspectos, positivos ou negativos, mais chamam a atenção na fala da professora? Trata-se de uma boa exposição? Instigue os alunos e alunas a justificarem seus posicionamentos voltando a trechos do vídeo. No quadro, tome nota dos comentários e notas apresentados. Caso a turma produza poucos comentários, proponha perguntas que auxiliem o debate, tais como: do que trata a exposição? Como são apresentadas as informações durante a fala? Parece haver algum critério organizador para o que é exposto? É fácil compreender o que é exposto? Por quê? O que poderia melhorar na exposição ouvida? Espera-se que a turma perceba o quanto a fala da professora está ligada ao uso de ferramentas de apoio à exposição, como fica evidente pelo uso repetido do pronome demonstrativo “aqui”.
Materiais complementares: Você pode encontrar o link para o vídeo citado aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Retome o vídeo escutado anteriormente. Desta vez, permita que a turma assista ao vídeo. Instigue os alunos e alunas a tomarem nota do que julgarem interessante ou problemático ao longo da exposição. Solicite também que pensem sobre as diferenças entre a audição e a exibição da fala.
- Após a exibição do vídeo, solicite à turma que compartilhe suas notas e comentários.
- Pergunte à turma: como são os slides apresentados pela professora? Que função os slides parecem ter diante da exposição oral a que se relacionam? Verifique se os alunos e alunas perceberam traços característicos da apresentação em formato slideshow: uso de fontes variadas, progressão temática, organização tópica dos textos, presença de textos verbais e não verbais, seleção de exemplos que auxiliam a fala. Caso isso não ocorra, proponha questões que auxiliem a turma, tais como: que textos aparecem nos slides? Como são apresentados os textos em cada slide? Existe alguma ordem entre os textos de cada slide e entre os slides como todo? Se sim, quais parecem ser os critérios para definir essa ordenação? O que aconteceria se a professora mantivesse a mesma exposição oral sem recorrer aos slides? O que aconteceria se a professora apenas lesse os slides?
- No quadro, tome notas das respostas apresentadas pela turma.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- A fim de sistematizar o que foi desenvolvido ao longo da aula, proponha à turma a pergunta acima. O objetivo da pergunta é verificar se a turma compreendeu a função de apresentações em formato slideshow enquanto ferramentas de apoio à exposições orais. Verifique também se a turma percebeu as marcas características desse tipo de ferramenta: uso de fontes variadas, progressão temática, organização tópica dos textos, presença de textos verbais e não verbais, seleção de exemplos que auxiliam a fala. Procure retomar as notas acumuladas ao longo do plano, de modo a construir sínteses a partir do que foi produzido pela turma.