Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rebeca Xavier
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A colocação pronominal e o português brasileiro na carta pessoal
Finalidade da aula: Produzir uma carta pessoal em resposta a uma carta prévia; Identificar os usos da sintaxe de colocação pronominal em ambos os textos; Justificar os usos da sintaxe de colocação pronominal de acordo com a audiência, a finalidade do gênero e a linguagem (padrão ou não padrão) utilizada.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Coesão
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF09LP10
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO9_08ATS03
(EF09LP10) Comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes