15750
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A colocação pronominal na carta pessoal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A colocação pronominal na carta pessoal

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Rebeca de Lima Xavier

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rebeca Xavier
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A colocação pronominal na carta pessoal

Finalidade da aula: Identificar os pronomes oblíquos átonos em uma carta pessoal e listá-los de acordo com a posição que ocupam com relação ao verbo para reconhecimento de padrões de colocação. Pesquisar em gramáticas as regras de colocação pronominal para verificá-las nas ocorrências identificadas.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Coesão

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF09LP10

Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  


Código: LPO9_08ATS01

(EF09LP10) Comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas