15750
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A colocação pronominal na carta pessoal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A colocação pronominal na carta pessoal

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Rebeca de Lima Xavier

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponível aqui).

Tema
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos, conforme as indicações do plano de aula, considerando que os alunos saibam previamente o que são os pronomes pessoais.

Introdução
Na mesma mensagem de áudio ou vídeo, leia o texto disponível no slide e comente que se trata de uma carta pessoal. Ainda no áudio, faça perguntas retóricas questionando se os alunos conhecem esse gênero textual e se já tiveram acesso a uma leitura parecida. Comente ainda que o trecho é um fragmento da obra Drácula, de Bram Stocker. Após isso, disponibilize as questões apresentadas no último slide de Introdução e peça que eles respondam e devolvam, por e-mail ou mensagem, as suas respostas.

Desenvolvimento
Em um novo áudio ou vídeo, comente as respostas dadas pelos alunos e dê destaque à última questão. Oriente ainda que os alunos se organizem em grupos (para conversar por WhatsApp), e disponibilize a eles as questões 2 a 4, para que façam em conjunto. Quando eles acabarem, peça que entreguem as atividades ao professor, por e-mail, foto ou mensagem de texto via WhatsApp. Em uma mensagem aos grupos, peça que eles realizem as últimas atividades (três últimos slides de desenvolvimento), fazendo pesquisas na internet para saber o conceito de próclise, ênclise e mesóclise, de modo que percebam que o trecho do diário respeita as regras de colocação pronominal. Peça que um aluno de cada grupo envie as suas respostas ao professor.

Fechamento
Por meio de um novo áudio aos grupos, peça que os alunos enviem, no grupo de WhatsApp da sala, um áudio (ou mensagem de texto) contando o que entenderam sobre colocação pronominal. Oriente que eles discorram também sobre qual tipo de colocação pronominal é mais comum na fala. Comente as respostas dadas e deixe claro a todos a diferença entre mesóclise, ênclise e próclise.

Convite às famílias
Convide a família a ler a obra Drácula, de Bram Stocker, um clássico da literatura universal, ou assistir ao filme e às adaptações para outras mídias. Veja as séries da Netflix, por exemplo.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_08ATS01

(EF09LP10) Comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas