Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rebeca Xavier
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A colocação pronominal na carta pessoal
Finalidade da aula: Destacar, na carta pessoal, a circunstância de uso de determinadas colocações pronominais, identificando-as como padrão ou não padrão; Verificar a incidência da mesóclise no português brasileiro; Relacionar o uso da colocação pronominal na variante padrão e não padrão à finalidade do gênero.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Coesão
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF09LP10
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a percepção e compreensão de como se comportam os pronomes pessoais oblíquos com relação ao verbo, comparando as regras de colocação pronominal da norma-padrão com o uso no português brasileiro coloquial, por meio da carta pessoal.
Materiais necessários: Data-show e equipamento de multimídia ou xérox do texto.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem…
Referências sobre o assunto:
Código: LPO9_08ATS02
(EF09LP10) Comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes