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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A colocação pronominal na carta pessoal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre colocação pronominal em cartas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Rebeca de Lima Xavier

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rebeca Xavier
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A colocação pronominal na carta pessoal

Finalidade da aula: Destacar, na carta pessoal, a circunstância de uso de determinadas colocações pronominais, identificando-as como padrão ou não padrão; Verificar a incidência da mesóclise no português brasileiro; Relacionar o uso da colocação pronominal na variante padrão e não padrão à finalidade do gênero.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Coesão

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF09LP10

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a percepção e compreensão de como se comportam os pronomes pessoais oblíquos com relação ao verbo, comparando as regras de colocação pronominal da norma-padrão com o uso no português brasileiro coloquial, por meio da carta pessoal.

Materiais necessários: Data-show e equipamento de multimídia ou xérox do texto.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem…

  • Compreender o português não padrão como errado;
  • Compreender a mesóclise como um uso mais comum em linguagem formal;
  • Justificar as situações de colocação pronominal;
  • Diferenciar o se conjunção do se pronome oblíquo.

Referências sobre o assunto:

  • BORTONI-RICARDO, S. M.. O português brasileiro. In: _______. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. SP: Parábola Editorial, 2004.
  • LUCCHESI, D.. Norma linguística e realidade social. In: BAGNO, M. (org.). Linguística da norma. SP: Edições Loyola, 2004.                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
  • MAGALHÃES, T. M. V.. O sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do português europeu e do português brasileiro. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270523>. Acesso em: 19 jan. 2019.
  • RUBLO, C. F.. Padrões de concordância verbal e de alternância pronominal no Português brasileiro e europeu: estudo sociolinguístico comparativo. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/100100 >. Acesso em: 19 jan, 2019.


Código: LPO9_08ATS02

(EF09LP10) Comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.


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