10173
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - O espaço da sala de aula

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Localização espacial.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Antunes Caregnato

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT2_13GEO01
Recursos:
- Necessários: Um meio de comunicação com os alunos (WhatsApp, Google ClassRoom, ou envio das tarefas impressas pelos responsáveis); material do aluno; folhas de sulfite.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e Discussão das soluções

Atividade principal
Realize uma conversa inicial pelo WhatsApp sobre o lugar em que geralmente se sentam quando estão na sala de aula. Explique que hoje aprenderão a estabelecer pontos de referência para localização e deslocamento. Pergunte se sabem como ficam posicionados em relação ao professor e alguns colegas. Este momento serve para levantar os conhecimentos prévios e perceber seus diferentes pontos de vista. As respostas dependerão do espaço e disposição das carteiras da sala de aula. Diga que as salas de aula normalmente são organizadas de diferentes formas, de maneira que os alunos podem ocupar diferentes espaços, mudando sua localização e os pontos de referência. Assim faça as perguntas remetendo-se à disposição da sua sala de aula do último momento da aula (se as carteiras estavam enfileiradas, em círculo, em duplas…). Após, explore verbalmente a localização de cada um tendo como referência a mesa do professor. Utilize os termos perto, longe, frente, atrás, centro, direita, esquerda, etc.
     - Como vocês estavam organizados na sala no último dia de aula presencial?
     - Na sala de aula há vários elementos e objetos. O que tem na sala de aula que é igual ao que tem na sala de sua casa?
     - O que fica à sua direita é o mesma coisa que fica à direita do seu colega?
Apresente desenhos variados de salas de aula, buscando mostrar diferentes formas e organizações, nas quais o aluno pode orientar-se e localizar-se individualmente. Você encontra no documento da atividade principal ou no slide 5. Se você estiver enviando tarefas impressas aos seus alunos ou usando a sala de aula do Google, encaminhe as imagens e os questionamentos junto com as consignas da tarefa. Para o primeiro momento da aula, a proposta é desafiar os alunos na utilização de escala, bem como na questão de vistas, pois os mesmos deverão desenhar uma planta baixa, numa folha de sulfite. Nesta atividade, não se espera um desenho detalhado e completo de todos, mas que consigam localizar-se em relação à sua própria posição e do professor, observando as direções e sentidos. Devem representar as carteiras, a mesa do professor, armário, e outros móveis que possivelmente fizerem parte da realidade da sua escola. O segundo momento da atividade é estabelecer comparações das diferentes organizações de sala de aula com o seu próprio desenho, procurando perceber semelhanças e diferenças.
     - Em relação aos desenhos, qual é o formato da sua sala?
     - Você localizou a sua carteira?
     - Qual a diferença entre as plantas baixas da sala de aula que vocês fizeram e as das imagens? E qual a semelhança entre elas?
Você pode dar todas as orientações no grupo, ou se não for possível, elabore consignas com as ações que os alunos precisam fazer e entregue impressas aos responsáveis, ou poste na sua sala no Google Classroom. Os alunos podem fazer o registro por escrito ou usando o Google Documentos e compartilhar com você. As demais questões levantadas nesta etapa podem ser respondidas pelo aluno por escrito ou via Google Documentos, com inserções de fotos dos seus desenhos (caso seja possível).

Discussão das soluções
Na atividade de desenhar a sala de aula, o resultado pode ser bem variado, dependendo do domínio da percepção espacial, como também da coordenação motora fina. Espera-se que os alunos consigam desenhar vários retângulos que representam a disposição da sua sala de aula. E, neste desenho, consigam identificar o seu espaço. Oriente que os desenhos sejam socializados para que apreciem as produções dos colegas e façam comparações. Eles poderão enviar fotos dos seus desenhos no grupo de WhatsApp. Faça questionamentos para que eles analisem juntamente como reproduziram as carteiras dos alunos, mesa do professor, etc. Você pode enviar as perguntas para eles no grupo por mensagem ou gravar áudio, e eles podem responder da mesma forma. Instigue-os na comparação dos desenhos dos colegas e estimule as explicações de cada aluno para que se sintam à vontade em comentar sua produção.
     - Qual a diferença entre as plantas baixas dos colegas?
     - E qual a semelhança com a sua?
     - Olhem para os desenhos dos colegas, o que mudou? A posição deles em relação à mesa do professor é a mesma que a sua?
     - Por meio dos desenhos dos seus colegas, você sabe qual o lugar que ocupa?
Se você não tiver acesso pelo WhatsApp com seus alunos, você pode devolver os desenhos que fizeram com problematizações que os façam pensar sobre a situação, e se for seu caso, via Google Documentos, usando os comentários.

Sistematização e Encerramento
Encerre a atividade fazendo-os refletir que dependendo da posição que ocupam em relação ao outro, o sentido e direção também mudam. Retome que os termos frente/atrás, direita/esquerda alteram de acordo com a mudança do ponto de referência. Use os textos dos slides 7 e 8. Pode enviar impressos junto com a devolutiva da tarefa ou escrevê-los nos comentários.

Convite às famílias
Convide a família a participar junto com os alunos da etapa da Atividade Principal. Você pode enviar um texto junto com a atividade ou um áudio no grupo da turma, solicitando o apoio dos responsáveis.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_13GEO01

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas