10173
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - O espaço da sala de aula

POR: Sonia Antunes Caregnato 17/07/2018
Código: MAT2_13GEO01

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Localização espacial.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete e/ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Antunes Caregnato

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Objetivos específicos

Estabelecer pontos de referência para localização e deslocamento de pessoas e objetos.

Conceito-chave

Localização espacial.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o lugar em que se sentam na sala de aula. Como está posicionado em relação ao professor e alguns colegas. Escute cada um para perceber seus diferentes pontos de vista. Estas respostas variam de acordo com cada espaço e disposição da sala.

Propósito: Fazê-los perceber o local em que ficam no dia a dia associando a elementos importantes de direção e localização. Desenvolver a observação deste espaço e suas particularidades.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: As salas de aula normalmente são organizadas de diferentes formas, de maneira que a criança ocupa diferentes espaços, mudando sua localização e os pontos de referência. Por isso, aproveite para conversar sobre a disposição da sua sala de aula no momento desta atividade (se as carteiras estão enfileiradas, em círculo, em duplas…). Após, explore verbalmente a localização de cada um apontando como referência a mesa do professor. Utilizar os termos perto, longe, frente, atrás, centro, direita, esquerda, etc.

Propósito: Identificar posições e localizações na sala de aula a partir de diferentes pontos de referência.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão organizados na sala?
  • Na sala de aula há vários elementos e objetos. O que tem na sala de aula que é igual ao que tem na sala de sua casa?
  • O que fica a sua direita é o mesma coisa que fica a direita do seu colega?
  • Eu estou na frente de vocês, mas se eu mudar de lugar em que posição fico?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resoluções da Atividade Principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: A proposta é desafiar os alunos na utilização de escala, bem como na questão de vistas, pois os mesmos deverão desenhar uma planta baixa, numa folha de sulfite. Nesta atividade, não se espera um desenho detalhado e completo de todos, mas que consigam localizar-se em relação à sua própria posição e do professor, observando as direções e sentidos. É imprescindível que o professor circule entre todos, observando a construção e auxiliando, caso necessário.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos sobre noções de escala e vistas fazendo a projeção da sala de aula e localizando-se neste espaço.

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Apresentar desenhos variados de salas de aula, buscando mostrar diferentes formas e organizações, nas quais o aluno deverá orientar-se e localizar-se individualmente. É possível estabelecer comparações com o seu próprio desenho, procurando perceber semelhanças e diferenças. Nesta atividade, o professor circula, observa e questiona os alunos, percebendo se há aprendizagem, ou se precisará retomar os conteúdos propostos. Também é importante promover discussões e apontamentos. Feito isso, modifique a sua sala de aula a partir dos modelos dados, escolha um formato junto com a turma e problematize.

Propósito: Desenvolver noções de localização em diferentes posições, reconhecendo-se no espaço.

Discuta com a turma:

  • Conseguiu compreender os desenhos? Explique para mim.
  • Em relação aos desenhos, qual é o formato da sua sala?
  • Você localizou a sua carteira?
  • E agora, fazendo alterações na sala, quais foram as mudanças que ocorreram?
  • Como ficou a sua localização em relação à mesa do professor?

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Por meio de questionamentos sobre como é sua sala de aula, sabe-se que esta resposta tem particularidades de cada ambiente escolar, porém, espera-se que os alunos respondam que ela tem: carteiras, cadeiras, mesa do professor, quadro, cartazes, armários, lixeira, entre outros. Faça com que percebam a diferença entre sala e sala de aula, pois na primeira não há tantas carteiras, mas pode ter sofá, televisão, entre outros, ou outras respostas de acordo com a realidade local.

Na atividade de desenhar a sala de aula, o resultado pode ser bem variado, dependendo do domínio da percepção espacial, como também da coordenação motora fina. Espera-se que os alunos consigam desenhar vários retângulos que representam a disposição da sua sala de aula. E, neste desenho consigam identificar o seu espaço. Instigue-os na comparação dos desenhos entre os colegas e estimule as explicações de cada aluno para que se sintam à vontade em comentar sua produção.

Propósito: Propor diferentes representações do espaço que ocupa na sala de aula para que os alunos consigam interpretar e localizar-se, sendo autor e coautor das situações apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre os desenhos apresentados?
  • Qual é a diferença entre as salas apresentadas?
  • Por meio dos desenhos, você sabe qual o lugar que ocupa?

Materiais Complementares:

Acesse a resolução atividade.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade fazendo-os refletir que dependendo da posição que ocupam em relação ao outro, o sentido e direção também mudam.

Propósito: Perceber que os termos frente/atrás, direita/esquerda alteram de acordo com a mudança do ponto de referência.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade fazendo-os refletir que dependendo da posição que ocupam em relação ao outro, o sentido e direção também mudam.

Propósito: Perceber-se como ponto de referência em diferentes sentidos e localizações.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Conforme a disposição da sala de aula e a localização das carteiras dos alunos, solicite que cada um responda se a sua carteira está perto ou longe da mesa do professor, como também qual é a carteira que está no centro. Conforme a progressão e aproveitamento da turma, poderá realizar outros questionamentos: quem está à sua direita, esquerda, frente, atrás, etc. É muito importante que o professor esteja atento às respostas apontadas, fazendo anotações dos avanços e dificuldades que eles apresentarem durante o desenvolvimento desta atividade.

Propósito: Levar os alunos a perceber-se como ponto de referência, mesmo mudando de posição e localização. A sala de aula, por fazer parte do cotidiano da criança é uma ferramenta muito útil para que ele sinta-se parte do meio e consiga responder, corresponder e localizar-se espacialmente.

Soluções possíveis:

Dependendo da localização de cada um, você poderá ouvir as seguintes respostas:

  • Perto
  • Longe
  • Eu estou no centro
  • Meu amigo fulano está no centro

Ou ainda,

  • Sento atrás
  • Eu sento na frente
  • Aqui
  • Estou do lado

Materiais Complementares:

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Antunes Caregnato

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Objetivos específicos

Estabelecer pontos de referência para localização e deslocamento de pessoas e objetos.

Conceito-chave

Localização espacial.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 01

O espaço da sala de aula

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes