Material para impressão: Ficha de avaliação - Produzindo um meme
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo memes com a temática “A cultura do meu bairro”
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.
Materiais necessários: Formato 1: Sala de informática com acesso à internet e programa básico de edição de texto e imagem. Formato 2: Tablet, smartphone ou notebook dos próprios alunos com acesso à internet e programa básico de edição de texto e imagem. Formato 3: Materiais impressos, como jornais e revistas, para recorte de imagens e textos. Tesoura sem ponta, papel ofício ou cartolina e cola. Espaço com boa visibilidade nas áreas de convivência do ambiente escolar para exposição das produções textuais. Obs.: Os formatos 1 e 2 necessitam de impressora com tinta colorida para impressão dos memes.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas: As equipes podem ultrapassar o tempo de busca de imagens e textos para a criação de memes, assim como podem sentir dificuldade em gerar ironia em suas produções.
Referências sobre o assunto:
CANDIDO, Evelyn Coutinho Rother; GOMES, N. T. Memes–uma linguagem lúdica. Revista Philologus, Ano, v. 21.
COSTA, Marvin. Como criar memes com fotos do celular? Techtudo. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/06/como-criar-memes-com-fotos-do-celular.html>. Acesso em: 6 dez. 2018.
CRIE MEMES QUE vão viralizar com o gerador online e gratuito do Canva. Canva. Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/criar/memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.
DE SOUZA, Tasso Gasparini; GOVEIA, Fábio Gomes. Meme, Imagem e repetição: uma discussão acerca de alguns modelos para o estudo da mimese em imagens.
NEVES, Flávia. Verbos no imperativo. Conjugação. Disponível em: <https://www.conjugacao.com.br/verbos-no-imperativo/>. Acesso em: 6 dez. 2018.
POLÊMICO, Rafael. Logo eu. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/logo-eu/>. Acesso em: 6 dez. 2018.
O QUE SÃO memes?. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/o-que-sao-memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Explique nesta aula os alunos darão continuidade ao trabalho iniciado na aula anterior.
- Questione aos alunos se eles já produziram algum meme que foi compartilhado nas redes sociais e qual a expectativa para a produção dos memes nesta aula
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Explique para turma que você encontrou este “Brevíssimo manual para produzir memes” com algumas lacunas no texto e que precisa da turma para completar o sentido dos tópicos.
- Solicite a colaboração de dois alunos: um para realizar a leitura oral do texto para toda a turma e outro para escrever as palavras que faltam, ao passo que o restante da turma terá como função descobrir quais palavras melhor se encaixam nas lacunas de forma coerente.
- À medida em que as lacunas forem preenchidas, solicite ao aluno responsável pela leitura oral do texto que releia o tópico para que todos ouçam se a palavra selecionada estabelece a coerência integral do texto. Forneça as dicas disponíveis abaixo para facilitar a descoberta dos alunos.
- Chame a atenção da turma para as palavras destacadas em negrito. E em seguida, questione aos alunos qual a classe gramatical dessas palavras (se adjetivo, substantivo ou verbo). Espera-se que identifiquem como “verbo”.
- Questione aos alunos: esses verbos destacados transmitem a ideia de uma orientação/ordem? Espera-se que eles identifiquem que sim. Depois, questione: por qual motivo esses verbos foram colocados em um modo que transmite a ideia de que está orientando ou dando uma ordem? Espera-se que eles percebam que o texto tem como objetivo ensinar, ou seja, orientar o leitor a produzir um meme. Caso a turma demonstre dúvida sobre a finalidade do texto, chame a atenção para o título “Brevíssimo manual para produzir memes” e esclareça que manuais são produzidos com o propósito de ensinar ou orientar sobre procedimentos diversos.
- Por fim, questione: como se chama o modo verbal em que se encontram esses verbos destacados em azul? Espera-se que eles nomeiem como “modo imperativo”. Conclua explicando que o modo imperativo, além de exprimir ordem ou orientação, também transmite ação de um pedido, conselho ou súplica etc, como já estudado nesta sequência.
Respostas e dicas do “Brevíssimo manual para produzir memes”:
- Tenha uma ideia que seja tão criativa, irônica ou sarcástica que mereça um meme! Dica: A proposta desta aula é produzir este gênero textual.
- Baixe, imprima ou recorte as imagens e/ou os textos que tenham grande potencial de virar o melhor meme do mundo! Dica: São linguagens essenciais para a construção de meme.
- Instale em seu computador, em seu tablet ou em seu smartphone um aplicativo para editar fotos/vídeos. Ou separe tesoura e cola para fazer a colagem! Dica: Tecnologias portáteis que funcionam como telefones, máquinas de filmar e fotografar e até editores de vídeo e foto.
- Recorte, cole, edite: as imagens e/ou os textos selecionados para transformá-los num meme! Dica: São linguagens essenciais para a construção de meme.
- Revise a sua obra de arte e dê os últimos ajustes! Dica: Ler ou ver novamente.
- Suba o meme na sua rede social ou exponha o que fez por aí, pra todo mundo curtir! Dica: Em âmbito virtual, são plataformas para as pessoas compartilharem informações entre si.
Introdução
Orientações:
- Questione aos alunos: Qual o nome de usuário da postagem de Twitter projetada neste slide? Espera-se que eles identifiquem o nome “@ironicovcs”.
- Em seguida, pergunte: Já que o nome de usuário é “@ironicovcs” qual seria o objetivo do usuário ao criar essa página de Twitter? Espera-se que eles percebam que o objetivo é fazer da página um espaço de criação de memes irônicos.
- Questione aos alunos: Podemos afirmar que este meme faz uso da ironia, ou seja, usa de forma inteligente os contrastes, com o objetivo de criar humor? Espera-se que respondam de modo afirmativo. Questione: Quais são as ideias contrastantes e qual ironia é gerada a partir dela? Espera-se que a turma justifique que a ironia está na interpretação do verbo “ligar” com sentido de “se importar” e na segunda frase o verbo tem sentido de “fazer ligação telefônica”. Caso os alunos não percebam a ironia, explique que a ironia é uma figura de linguagem que caracterizada pelo emprego inteligente de contrastes, para criar ou ressaltar efeitos humorísticos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a começarem a escrever a primeira versão do meme.
- Enquanto eles escrevem, circule pela sala e oriente-os no que precisarem.
- Solicite aos alunos que mantenham todo o material necessário à disposição. Eles deverão usar seus celulares ou ou computadores do laboratório de informática.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que troquem o meme produzido com um colega e façam uma primeira avaliação.
- Diga que eles podem utilizar a mesma ficha de avaliação utilizada na aula anterior, disponível aqui.
- Com a avaliação do colega em mãos, peça aos alunos que retomem seus memes e façam as adequações necessárias.
- Antes da última aula desta sequência, você deverá ter avaliado as produções de todos os alunos e os orientado a fazer as adequações que julgar pertinentes.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Memes Generator (disponível aqui).
Tema
Explique, pelo Whatsapp, que nesta aula os alunos darão continuidade ao trabalho iniciado na aula anterior. Questione se eles já produziram algum meme que foi compartilhado nas redes sociais e qual a expectativa para a produção dos memes nesta aula. Seria interessante encaminhar a explicação e o questionamento em formato de memes. Veja um aplicativo para isso em Recursos Opcionais.
Introdução
Explique que você encontrou este “Brevíssimo manual para produzir memes” (veja no plano original) com algumas lacunas no texto e que precisa da turma para completar o sentido dos tópicos. Peça que preencham as lacunas. Forneça as dicas disponíveis abaixo para facilitar a descoberta dos alunos. Chame a atenção da turma para as palavras destacadas em negrito e, em seguida, questione qual a classe gramatical dessas palavras (adjetivo, substantivo ou verbo). Espera-se que identifiquem como “verbo”. Questione aos alunos: esses verbos destacados transmitem a ideia de uma orientação/ordem? Espera-se que eles identifiquem que sim. Depois, questione: por qual motivo esses verbos foram colocados em um modo que transmite a ideia de orientação ou ordem? Espera-se que eles percebam que o texto tem como objetivo ensinar, ou seja, orientar o leitor a produzir um meme. Por fim, questione: como se chama o modo verbal em que se encontram esses verbos destacados em azul? Espera-se que eles nomeiem como “modo imperativo”. Conclua explicando que o modo imperativo, além de exprimir ordem ou orientação, também transmite ação de pedido, conselho, súplica etc., como estudado nesta sequência. Veja as respostas e dicas do “Brevíssimo manual para produzir memes” no plano original. Questione aos alunos: qual o nome de usuário da postagem no Twitter projetada no slide desta etapa? Espera-se que eles identifiquem o nome “@ironicovcs”. Em seguida, pergunte: já que o nome de usuário é “@ironicovcs”, qual seria o objetivo do usuário ao criar essa página de Twitter? Espera-se que eles percebam que o objetivo é fazer da página um espaço de criação de memes irônicos. Questione: podemos afirmar que este meme faz uso da ironia, ou seja, usa de forma inteligente os contrastes, com o objetivo de criar humor? Espera-se que respondam de modo afirmativo. Questione: quais são as ideias contrastantes e que ironia é gerada a partir dela? Espera-se que a turma justifique que a ironia está na interpretação do verbo “ligar” com sentido de “se importar”, e na segunda frase o verbo tem sentido de “fazer ligação telefônica”. Caso os alunos não percebam a ironia, explique que esta é uma figura de linguagem caracterizada pelo emprego inteligente de contrastes para criar ou ressaltar efeitos humorísticos.
Desenvolvimento
Oriente os alunos a começarem a escrever a primeira versão do meme. Enquanto escrevem, lembre-os de que você estará “por perto” e eles poderão lhe chamar no privado para tirar dúvidas, em horários específicos reservados à sua aula. Os alunos deverão usar seus celulares ou computadores.
Fechamento
Peça aos alunos que troquem o meme produzido com um colega (pelo WhatsApp) e façam uma primeira avaliação. Diga que podem utilizar a mesma ficha de avaliação da aula anterior, disponível aqui. Com a avaliação do colega em mãos, peça aos alunos que retomem seus memes e façam as adequações necessárias. Antes da última aula desta sequência, você deverá ter avaliado as produções de todos e orientado os alunos a fazerem as adequações que julgarem pertinentes. Observação: como nesta aula há muitas informações e orientações aos alunos, você pode descrevê-las em um documento e encaminhá-lo à turma pelo WhatsApp.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a pesquisar junto aos alunos e ajudá-los em suas criações.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Maia e Débora Souza
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produzindo memes com a temática “A cultura do meu bairro”
Finalidade da aula: Produzir memes, tendo a ironia como figura de linguagem central, a partir da temática “A cultura do meu bairro”.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Meme
Objeto(s) do conhecimento: Textualização
Prática de linguagem: Produção de Texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP07
Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.