15746
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo memes com a temática “A cultura do meu bairro”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre produzir memes, tendo a ironia como figura de linguagem central.

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia, Débora Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.

Materiais necessários: Formato 1: Sala de informática com acesso à internet e programa básico de edição de texto e imagem. Formato 2: Tablet, smartphone ou notebook dos próprios alunos com acesso à internet e programa básico de edição de texto e imagem. Formato 3: Materiais impressos, como jornais e revistas, para recorte de imagens e textos. Tesoura sem ponta, papel ofício ou cartolina e cola. Espaço com boa visibilidade nas áreas de convivência do ambiente escolar para exposição das produções textuais. Obs.: Os formatos 1 e 2 necessitam de impressora com tinta colorida para impressão dos memes.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: As equipes podem ultrapassar o tempo de busca de imagens e textos para a criação de memes, assim como podem sentir dificuldade em gerar ironia em suas produções.

Referências sobre o assunto:

CANDIDO, Evelyn Coutinho Rother; GOMES, N. T. Memes–uma linguagem lúdica. Revista Philologus, Ano, v. 21.

COSTA, Marvin. Como criar memes com fotos do celular? Techtudo. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/06/como-criar-memes-com-fotos-do-celular.html>. Acesso em: 6 dez. 2018.

CRIE MEMES QUE vão viralizar com o gerador online e gratuito do Canva. Canva. Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/criar/memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

DE SOUZA, Tasso Gasparini; GOVEIA, Fábio Gomes. Meme, Imagem e repetição: uma discussão acerca de alguns modelos para o estudo da mimese em imagens.

NEVES, Flávia. Verbos no imperativo. Conjugação. Disponível em: <https://www.conjugacao.com.br/verbos-no-imperativo/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Logo eu. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/logo-eu/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

O QUE SÃO memes?. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/o-que-sao-memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique nesta aula os alunos darão continuidade ao trabalho iniciado na aula anterior.
  • Questione aos alunos se eles já produziram algum meme que foi compartilhado nas redes sociais e qual a expectativa para a produção dos memes nesta aula
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Explique para turma que você encontrou este “Brevíssimo manual para produzir memes” com algumas lacunas no texto e que precisa da turma para completar o sentido dos tópicos.
  • Solicite a colaboração de dois alunos: um para realizar a leitura oral do texto para toda a turma e outro para escrever as palavras que faltam, ao passo que o restante da turma terá como função descobrir quais palavras melhor se encaixam nas lacunas de forma coerente.
  • À medida em que as lacunas forem preenchidas, solicite ao aluno responsável pela leitura oral do texto que releia o tópico para que todos ouçam se a palavra selecionada estabelece a coerência integral do texto. Forneça as dicas disponíveis abaixo para facilitar a descoberta dos alunos.
  • Chame a atenção da turma para as palavras destacadas em negrito. E em seguida, questione aos alunos qual a classe gramatical dessas palavras (se adjetivo, substantivo ou verbo). Espera-se que identifiquem como “verbo”.
  • Questione aos alunos: esses verbos destacados transmitem a ideia de uma orientação/ordem? Espera-se que eles identifiquem que sim. Depois, questione: por qual motivo esses verbos foram colocados em um modo que transmite a ideia de que está orientando ou dando uma ordem? Espera-se que eles percebam que o texto tem como objetivo ensinar, ou seja, orientar o leitor a produzir um meme. Caso a turma demonstre dúvida sobre a finalidade do texto, chame a atenção para o título “Brevíssimo manual para produzir memes” e esclareça que manuais são produzidos com o propósito de ensinar ou orientar sobre procedimentos diversos.
  • Por fim, questione: como se chama o modo verbal em que se encontram esses verbos destacados em azul? Espera-se que eles nomeiem como “modo imperativo”. Conclua explicando que o modo imperativo, além de exprimir ordem ou orientação, também transmite ação de um pedido, conselho ou súplica etc, como já estudado nesta sequência.

Respostas e dicas do “Brevíssimo manual para produzir memes”:

  • Tenha uma ideia que seja tão criativa, irônica ou sarcástica que mereça um meme! Dica: A proposta desta aula é produzir este gênero textual.

  • Baixe, imprima ou recorte as imagens e/ou os textos que tenham grande potencial de virar o melhor meme do mundo! Dica: São linguagens essenciais para a construção de meme.

  • Instale em seu computador, em seu tablet ou em seu smartphone um aplicativo para editar fotos/vídeos. Ou separe tesoura e cola para fazer a colagem! Dica: Tecnologias portáteis que funcionam como telefones, máquinas de filmar e fotografar e até editores de vídeo e foto.

  • Recorte, cole, edite: as imagens e/ou os textos selecionados para transformá-los num meme! Dica: São linguagens essenciais para a construção de meme.

  • Revise a sua obra de arte e dê os últimos ajustes! Dica: Ler ou ver novamente.

  • Suba o meme na sua rede social ou exponha o que fez por aí, pra todo mundo curtir! Dica: Em âmbito virtual, são plataformas para as pessoas compartilharem informações entre si.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Questione aos alunos: Qual o nome de usuário da postagem de Twitter projetada neste slide? Espera-se que eles identifiquem o nome “@ironicovcs”.
  • Em seguida, pergunte: Já que o nome de usuário é “@ironicovcs” qual seria o objetivo do usuário ao criar essa página de Twitter? Espera-se que eles percebam que o objetivo é fazer da página um espaço de criação de memes irônicos.
  • Questione aos alunos: Podemos afirmar que este meme faz uso da ironia, ou seja, usa de forma inteligente os contrastes, com o objetivo de criar humor? Espera-se que respondam de modo afirmativo. Questione: Quais são as ideias contrastantes e qual ironia é gerada a partir dela? Espera-se que a turma justifique que a ironia está na interpretação do verbo “ligar” com sentido de “se importar” e na segunda frase o verbo tem sentido de “fazer ligação telefônica”. Caso os alunos não percebam a ironia, explique que a ironia é uma figura de linguagem que caracterizada pelo emprego inteligente de contrastes, para criar ou ressaltar efeitos humorísticos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a começarem a escrever a primeira versão do meme.
  • Enquanto eles escrevem, circule pela sala e oriente-os no que precisarem.
  • Solicite aos alunos que mantenham todo o material necessário à disposição. Eles deverão usar seus celulares ou ou computadores do laboratório de informática.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que troquem o meme produzido com um colega e façam uma primeira avaliação.
  • Diga que eles podem utilizar a mesma ficha de avaliação utilizada na aula anterior, disponível aqui.
  • Com a avaliação do colega em mãos, peça aos alunos que retomem seus memes e façam as adequações necessárias.
  • Antes da última aula desta sequência, você deverá ter avaliado as produções de todos os alunos e os orientado a fazer as adequações que julgar pertinentes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.

Materiais necessários: Formato 1: Sala de informática com acesso à internet e programa básico de edição de texto e imagem. Formato 2: Tablet, smartphone ou notebook dos próprios alunos com acesso à internet e programa básico de edição de texto e imagem. Formato 3: Materiais impressos, como jornais e revistas, para recorte de imagens e textos. Tesoura sem ponta, papel ofício ou cartolina e cola. Espaço com boa visibilidade nas áreas de convivência do ambiente escolar para exposição das produções textuais. Obs.: Os formatos 1 e 2 necessitam de impressora com tinta colorida para impressão dos memes.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: As equipes podem ultrapassar o tempo de busca de imagens e textos para a criação de memes, assim como podem sentir dificuldade em gerar ironia em suas produções.

Referências sobre o assunto:

CANDIDO, Evelyn Coutinho Rother; GOMES, N. T. Memes–uma linguagem lúdica. Revista Philologus, Ano, v. 21.

COSTA, Marvin. Como criar memes com fotos do celular? Techtudo. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/06/como-criar-memes-com-fotos-do-celular.html>. Acesso em: 6 dez. 2018.

CRIE MEMES QUE vão viralizar com o gerador online e gratuito do Canva. Canva. Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/criar/memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

DE SOUZA, Tasso Gasparini; GOVEIA, Fábio Gomes. Meme, Imagem e repetição: uma discussão acerca de alguns modelos para o estudo da mimese em imagens.

NEVES, Flávia. Verbos no imperativo. Conjugação. Disponível em: <https://www.conjugacao.com.br/verbos-no-imperativo/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Logo eu. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/logo-eu/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

O QUE SÃO memes?. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/o-que-sao-memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique nesta aula os alunos darão continuidade ao trabalho iniciado na aula anterior.
  • Questione aos alunos se eles já produziram algum meme que foi compartilhado nas redes sociais e qual a expectativa para a produção dos memes nesta aula
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Explique para turma que você encontrou este “Brevíssimo manual para produzir memes” com algumas lacunas no texto e que precisa da turma para completar o sentido dos tópicos.
  • Solicite a colaboração de dois alunos: um para realizar a leitura oral do texto para toda a turma e outro para escrever as palavras que faltam, ao passo que o restante da turma terá como função descobrir quais palavras melhor se encaixam nas lacunas de forma coerente.
  • À medida em que as lacunas forem preenchidas, solicite ao aluno responsável pela leitura oral do texto que releia o tópico para que todos ouçam se a palavra selecionada estabelece a coerência integral do texto. Forneça as dicas disponíveis abaixo para facilitar a descoberta dos alunos.
  • Chame a atenção da turma para as palavras destacadas em negrito. E em seguida, questione aos alunos qual a classe gramatical dessas palavras (se adjetivo, substantivo ou verbo). Espera-se que identifiquem como “verbo”.
  • Questione aos alunos: esses verbos destacados transmitem a ideia de uma orientação/ordem? Espera-se que eles identifiquem que sim. Depois, questione: por qual motivo esses verbos foram colocados em um modo que transmite a ideia de que está orientando ou dando uma ordem? Espera-se que eles percebam que o texto tem como objetivo ensinar, ou seja, orientar o leitor a produzir um meme. Caso a turma demonstre dúvida sobre a finalidade do texto, chame a atenção para o título “Brevíssimo manual para produzir memes” e esclareça que manuais são produzidos com o propósito de ensinar ou orientar sobre procedimentos diversos.
  • Por fim, questione: como se chama o modo verbal em que se encontram esses verbos destacados em azul? Espera-se que eles nomeiem como “modo imperativo”. Conclua explicando que o modo imperativo, além de exprimir ordem ou orientação, também transmite ação de um pedido, conselho ou súplica etc, como já estudado nesta sequência.

Respostas e dicas do “Brevíssimo manual para produzir memes”:

  • Tenha uma ideia que seja tão criativa, irônica ou sarcástica que mereça um meme! Dica: A proposta desta aula é produzir este gênero textual.

  • Baixe, imprima ou recorte as imagens e/ou os textos que tenham grande potencial de virar o melhor meme do mundo! Dica: São linguagens essenciais para a construção de meme.

  • Instale em seu computador, em seu tablet ou em seu smartphone um aplicativo para editar fotos/vídeos. Ou separe tesoura e cola para fazer a colagem! Dica: Tecnologias portáteis que funcionam como telefones, máquinas de filmar e fotografar e até editores de vídeo e foto.

  • Recorte, cole, edite: as imagens e/ou os textos selecionados para transformá-los num meme! Dica: São linguagens essenciais para a construção de meme.

  • Revise a sua obra de arte e dê os últimos ajustes! Dica: Ler ou ver novamente.

  • Suba o meme na sua rede social ou exponha o que fez por aí, pra todo mundo curtir! Dica: Em âmbito virtual, são plataformas para as pessoas compartilharem informações entre si.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Questione aos alunos: Qual o nome de usuário da postagem de Twitter projetada neste slide? Espera-se que eles identifiquem o nome “@ironicovcs”.
  • Em seguida, pergunte: Já que o nome de usuário é “@ironicovcs” qual seria o objetivo do usuário ao criar essa página de Twitter? Espera-se que eles percebam que o objetivo é fazer da página um espaço de criação de memes irônicos.
  • Questione aos alunos: Podemos afirmar que este meme faz uso da ironia, ou seja, usa de forma inteligente os contrastes, com o objetivo de criar humor? Espera-se que respondam de modo afirmativo. Questione: Quais são as ideias contrastantes e qual ironia é gerada a partir dela? Espera-se que a turma justifique que a ironia está na interpretação do verbo “ligar” com sentido de “se importar” e na segunda frase o verbo tem sentido de “fazer ligação telefônica”. Caso os alunos não percebam a ironia, explique que a ironia é uma figura de linguagem que caracterizada pelo emprego inteligente de contrastes, para criar ou ressaltar efeitos humorísticos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a começarem a escrever a primeira versão do meme.
  • Enquanto eles escrevem, circule pela sala e oriente-os no que precisarem.
  • Solicite aos alunos que mantenham todo o material necessário à disposição. Eles deverão usar seus celulares ou ou computadores do laboratório de informática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que troquem o meme produzido com um colega e façam uma primeira avaliação.
  • Diga que eles podem utilizar a mesma ficha de avaliação utilizada na aula anterior, disponível aqui.
  • Com a avaliação do colega em mãos, peça aos alunos que retomem seus memes e façam as adequações necessárias.
  • Antes da última aula desta sequência, você deverá ter avaliado as produções de todos os alunos e os orientado a fazer as adequações que julgar pertinentes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano