15743
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando memes com a temática “A cultura do meu bairro”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre planejar a produção de um meme, utilizando a ironia como figura de linguagem central.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia, Débora Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Tema
Pergunte aos alunos, pelo Whatsapp, se eles já produziram algum meme. Questione o que é necessário para se produzir um meme atrativo. Solicite que socializem suas impressões no grupo da turma. Explique que nesta aula a turma irá produzir um meme utilizando como recurso linguístico a ironia.

Introdução
Compartilhe o slide (veja no plano original) com a turma. Explique que na citação deste slide está a resposta sobre a principal característica do meme, mas que ela não está completa e a turma deve complementá-la. Questione qual prefixo (“des-” ou “re-”) completa a lacuna da citação. Peça a colaboração de um aluno para responder e explicar qual prefixo (“des-” ou “re-”) aplica-se corretamente à frase. Caso o aluno sinta dificuldade para responder ou explicar, solicite a colaboração dos outros alunos, a fim de estimular a colaboração e o aprendizado coletivo. Espera-se que a turma identifique a segunda alternativa como a correta. Peça que leiam a citação novamente, agora com a lacuna preenchida com o prefixo “re-” (formando a palavra “recriado”). Pergunte aos alunos o sentido do prefixo “des-” e da palavra “descriado”. Faça o mesmo com o prefixo “re-”. Se achar necessário, apresente outros exemplos de palavras que apresentam esses prefixos. Conclua, em colaboração com os alunos, que o prefixo “des-” forma a palavra “descriado” (palavra não existente na língua portuguesa), enquanto o prefixo “re-” forma a palavra “recriado” (aquilo que foi criado novamente ou repetido). A principal característica do meme, portanto, está na capacidade de ser criado novamente ou repetido de diversas formas, por diversas vezes. Para exemplificar como se dá a recriação no gênero textual “meme”, cite como exemplo o meme deste slide (veja no plano original): “É Verdade Esse Bilete”, que, segundo o site Dicionário Popular, surgiu da tentativa de um menino de 5 anos (do interior de São Paulo) de enganar a mãe com um bilhete falso, no qual, fingindo ser a professora, informava que não haveria aula na escola devido a um “possível” feriado. Explique aos alunos que o humor é uma das características do gênero meme. Assim, solicite a colaboração de um aluno para que aponte a causa do humor no meme deste slide. Espera-se que aponte como característica humorística a inocência da criança ao escrever um falso bilhete com a escrita desregular e o não cumprimento da norma padrão da língua portuguesa (“bilete” em vez de “bilhete”), incomum a um documento oficial. Explique que enquanto no bilhete da criança o humor se dá pela inocência do menino, no meme deste slide o humor é gerado pela ironia. Questione aos alunos: qual é a ironia desta recriação do meme “É Verdade Esse Bilete” no Twitter? Observação: se possível, seria interessante que esta aula, por ser a 1º de uma sequência de escrita, fosse realizada por uma plataforma de reuniões como o Google Meet (veja em Recursos Opcionais).

Desenvolvimento
Explique que a proposta desta aula consiste em planejar a produção de um meme que faça referência à cultura do bairro onde a escola está localizada ou onde os alunos vivem. Informe que você compartilhará quatro propostas temáticas, mas que eles podem optar por um tema diferente.
Proposta 1: CULTURA E ARTE: No meme, faça referência a aspectos culturais e artísticos do bairro (exemplo: shows, slams, apresentações teatrais ou de dança, feiras de artesanato etc.).
Proposta 2: ESPORTES: No meme, faça referência a aspectos esportivos do bairro (time de futebol, vôlei, basquete, prática de skate, corrida etc.).
Proposta 3: PODE SER MELHOR: No meme, faça referência a aspectos negativos do bairro que precisam melhorar (limpeza, ações culturais ou esportivas, construção e melhoria de parques, escolas etc.).
Proposta 4: MELHOR, NÃO HÁ: No meme, faça referência a aspectos positivos do bairro que precisam ou merecem ser valorizados (limpeza, ações culturais ou esportivas, parques, escolas, boa vizinhança, respeito à natureza etc.).
Compartilhe também a ficha de orientação para produção de texto correspondente ao assunto proposto, disponível aqui, e a ficha de planejamento, disponível aqui.

Fechamento
Peça que os alunos avaliem e revisem o planejamento feito. Visualize a ficha de avaliação disponível aqui. Solicite que modifiquem o que for necessário, a partir da avaliação feita.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a refletir, junto aos alunos, sobre a realidade de seu bairro, e orientá-los quanto à produção do meme.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_08SQA13

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas