Material para impressão - Produzindo meme A CULTURA DO MEU BAIRRO
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando memes com a temática “A cultura do meu bairro”
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.
Materiais necessários: Atividade impressa, material escolar básico e projetor.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas: As equipes podem podem sentir dificuldade em gerar ironia em seus memes.
Referências sobre o assunto:
ATHOUGUIA, Geizielle Nathália França. Uma proposta de produção textual a partir do gênero “meme”. UFMG, Faculdade de Letras, Mestrado Profissional. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/12248/10445. Acesso em 17 jan 2019.
PASSOS, Marcos Vinícius Ferreira. O gênero “meme” em propostas de produção de textos: implicações discursivas e multimodais. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_204.pdf. Acesso em 17 jan 2019.
SOUSA, Claudemir. As Relações Dialógicas na Produção de ‘Memes’ na Internet. Littera Online. n.10. Universidade Federal do Maranhão. Departamento de Letras, 2015. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/3561/1597. Acesso em 17 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles já produziram algum meme. Questione o que é necessário para se produzir um meme que seja atrativo. Registre na lousa as respostas dos alunos.
- Explique que nesta aula a turma irá produzir um meme, utilizando como recurso linguístico a ironia.
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para a turma. Explique que na citação deste slide está a resposta sobre a principal característica do meme, mas que ela não está completa e que a turma deve complementá-la.
- Questione aos alunos qual prefixo (“des-” ou “re-”) completa a lacuna da citação.
- Leia as duas possibilidades. Ao final da leitura, peça a colaboração de um aluno para responder e explicar qual o prefixo (“des-” ou “re-”) aplica-se corretamente à frase. Caso o aluno sinta dificuldade para responder ou explicar, solicite a colaboração dos outros alunos, a fim de estimular a colaboração e o aprendizado coletivo. Espera-se que a turma identifique a segunda alternativa como a correta.
- Leia a citação novamente, agora com a lacuna preenchida com o prefixo “re-” (formando a palavra “recriado”).
- Pergunte aos alunos o sentido do prefixo “des-” e qual o sentido da palavra “descriado.” Faça o mesmo com o prefixo “re-”. Se achar necessário, apresente outros exemplos de palavras que apresentam esses prefixos.
- Ouça as respostas e anote-as no quadro. Espera-se que os alunos percebam que o prefixo “des-” traz o sentido de oposição ou negação e que o prefixo “re-” significa repetição, voltar a fazer.
- Conclua, em colaboração com os alunos, que o prefixo “des-” forma a palavra “descriado” (palavra não existente na língua portuguesa), enquanto que o prefixo “re-” forma a palavra “recriado” (aquilo que foi criado novamente ou repetido). De modo que a principal característica do meme está na capacidade de ser criado novamente ou repetido de diversas formas, por diversas vezes.
Introdução
Orientações:
- Para exemplificar como se dá a recriação no gênero textual “meme”, cite como exemplo o meme deste slide: “É Verdade Esse Bilete” que, segundo o site Dicionário Popular, surgiu da tentativa de um menino de 5 anos (do interior de São Paulo) de enganar a mãe com um bilhete falso, no qual, fingindo ser a professora, informava que não haveria aula na escola devido a um “possível” feriado.
- Explique aos alunos que o humor é uma das características do gênero meme. Assim, solicite a colaboração de um aluno para que aponte a causa do humor no meme deste slide. Espera-se que aponte como característica humorística a inocência da criança em escrever um falso bilhete com a escrita desregular e o não cumprimento da norma padrão da língua portuguesa (como em “bilete” ao invés de “bilhete”), incomum a um documento oficial.
Introdução
Orientações:
- Leia a recriação do meme “É Verdade Esse Bilete” no Twitter.
- Explique que enquanto no bilhete da criança o humor se dá pela inocência do menino, no meme deste slide, o humor é gerado pela ironia.
- Questione aos alunos: qual é a ironia desta recriação do meme “É Verdade Esse Bilete” no Twitter? Espera-se que os alunos percebam que o meme simula um bilhete assinado pelos boletos (a), no qual é informado que apesar dos pagamentos, sobrará dinheiro (b). Mas a ironia se configura quando ao final inclui-se a frase “é verdade esse bilhete” (c), ao passo que esta expressão passou a ser usada para indicar o significado oposto da afirmação inicial. Logo, o real significado do meme expressa que não sobrará dinheiro com o pagamento dos boletos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações:
- Explique que a proposta desta aula consiste em planejar a produção de um meme que faça referência à cultura do bairro onde a escola está localizada ou onde os alunos vivem.
- Informe aos alunos que você distribuirá quatro propostas temáticas, mas que eles podem optar por um tema diferente.
Proposta 1: CULTURA E ARTE: No meme, faça referência a aspectos culturais e artísticos do bairro (exemplo: shows, slams, apresentações teatrais ou de dança, feiras de artesanato etc).
Proposta 2: ESPORTES: No meme, faça referência a aspectos esportivos do bairro (time de futebol, vôlei, basquete, prática de skate, corrida etc).
Proposta 3: PODE SER MELHOR: No meme, faça referência a aspectos negativos do bairro que precisam melhorar (limpeza, ações culturais ou esportivas, construção e melhoria de parques, escolas etc).
Proposta 4: MELHOR, NÃO HÁ: No meme, faça referência a aspectos positivos do bairro que precisam ou merecem ser valorizados (limpeza, ações culturais ou esportivas, parques, escolas, boa vizinhança, respeito à natureza etc).
- Distribua a ficha de orientação para a produção de texto correspondente ao assunto proposto. Clique aqui.
- Distribua a ficha de planejamento. Clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Utilize os minutos finais da aula para que os alunos avaliem e revisem o planejamento feito.
- Imprima a ficha de avaliação disponível aqui.
- Solicite que os alunos modifiquem o que for necessário, a partir da avaliação feita.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Pergunte aos alunos, pelo Whatsapp, se eles já produziram algum meme. Questione o que é necessário para se produzir um meme atrativo. Solicite que socializem suas impressões no grupo da turma. Explique que nesta aula a turma irá produzir um meme utilizando como recurso linguístico a ironia.
Introdução
Compartilhe o slide (veja no plano original) com a turma. Explique que na citação deste slide está a resposta sobre a principal característica do meme, mas que ela não está completa e a turma deve complementá-la. Questione qual prefixo (“des-” ou “re-”) completa a lacuna da citação. Peça a colaboração de um aluno para responder e explicar qual prefixo (“des-” ou “re-”) aplica-se corretamente à frase. Caso o aluno sinta dificuldade para responder ou explicar, solicite a colaboração dos outros alunos, a fim de estimular a colaboração e o aprendizado coletivo. Espera-se que a turma identifique a segunda alternativa como a correta. Peça que leiam a citação novamente, agora com a lacuna preenchida com o prefixo “re-” (formando a palavra “recriado”). Pergunte aos alunos o sentido do prefixo “des-” e da palavra “descriado”. Faça o mesmo com o prefixo “re-”. Se achar necessário, apresente outros exemplos de palavras que apresentam esses prefixos. Conclua, em colaboração com os alunos, que o prefixo “des-” forma a palavra “descriado” (palavra não existente na língua portuguesa), enquanto o prefixo “re-” forma a palavra “recriado” (aquilo que foi criado novamente ou repetido). A principal característica do meme, portanto, está na capacidade de ser criado novamente ou repetido de diversas formas, por diversas vezes. Para exemplificar como se dá a recriação no gênero textual “meme”, cite como exemplo o meme deste slide (veja no plano original): “É Verdade Esse Bilete”, que, segundo o site Dicionário Popular, surgiu da tentativa de um menino de 5 anos (do interior de São Paulo) de enganar a mãe com um bilhete falso, no qual, fingindo ser a professora, informava que não haveria aula na escola devido a um “possível” feriado. Explique aos alunos que o humor é uma das características do gênero meme. Assim, solicite a colaboração de um aluno para que aponte a causa do humor no meme deste slide. Espera-se que aponte como característica humorística a inocência da criança ao escrever um falso bilhete com a escrita desregular e o não cumprimento da norma padrão da língua portuguesa (“bilete” em vez de “bilhete”), incomum a um documento oficial. Explique que enquanto no bilhete da criança o humor se dá pela inocência do menino, no meme deste slide o humor é gerado pela ironia. Questione aos alunos: qual é a ironia desta recriação do meme “É Verdade Esse Bilete” no Twitter? Observação: se possível, seria interessante que esta aula, por ser a 1º de uma sequência de escrita, fosse realizada por uma plataforma de reuniões como o Google Meet (veja em Recursos Opcionais).
Desenvolvimento
Explique que a proposta desta aula consiste em planejar a produção de um meme que faça referência à cultura do bairro onde a escola está localizada ou onde os alunos vivem. Informe que você compartilhará quatro propostas temáticas, mas que eles podem optar por um tema diferente.
Proposta 1: CULTURA E ARTE: No meme, faça referência a aspectos culturais e artísticos do bairro (exemplo: shows, slams, apresentações teatrais ou de dança, feiras de artesanato etc.).
Proposta 2: ESPORTES: No meme, faça referência a aspectos esportivos do bairro (time de futebol, vôlei, basquete, prática de skate, corrida etc.).
Proposta 3: PODE SER MELHOR: No meme, faça referência a aspectos negativos do bairro que precisam melhorar (limpeza, ações culturais ou esportivas, construção e melhoria de parques, escolas etc.).
Proposta 4: MELHOR, NÃO HÁ: No meme, faça referência a aspectos positivos do bairro que precisam ou merecem ser valorizados (limpeza, ações culturais ou esportivas, parques, escolas, boa vizinhança, respeito à natureza etc.).
Compartilhe também a ficha de orientação para produção de texto correspondente ao assunto proposto, disponível aqui, e a ficha de planejamento, disponível aqui.
Fechamento
Peça que os alunos avaliem e revisem o planejamento feito. Visualize a ficha de avaliação disponível aqui. Solicite que modifiquem o que for necessário, a partir da avaliação feita.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a refletir, junto aos alunos, sobre a realidade de seu bairro, e orientá-los quanto à produção do meme.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Maia e Débora Souza
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejando memes com a temática “A cultura do meu bairro”
Finalidade da aula: Planejar a produção de um meme, utilizando a ironia como figura de linguagem central, com a temática “A cultura do meu bairro”, que será discutida e apreciada pela turma.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Meme
Objeto(s) do conhecimento: Textualização
Prática de linguagem: Produção de Texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP07
Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.