Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.
Materiais necessários: Atividade impressa, material escolar básico e projetor.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas: As equipes podem podem sentir dificuldade em gerar ironia em seus memes.
Referências sobre o assunto:
ATHOUGUIA, Geizielle Nathália França. Uma proposta de produção textual a partir do gênero “meme”. UFMG, Faculdade de Letras, Mestrado Profissional. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/12248/10445. Acesso em 17 jan 2019.
PASSOS, Marcos Vinícius Ferreira. O gênero “meme” em propostas de produção de textos: implicações discursivas e multimodais. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_204.pdf. Acesso em 17 jan 2019.
SOUSA, Claudemir. As Relações Dialógicas na Produção de ‘Memes’ na Internet. Littera Online. n.10. Universidade Federal do Maranhão. Departamento de Letras, 2015. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/3561/1597. Acesso em 17 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles já produziram algum meme. Questione o que é necessário para se produzir um meme que seja atrativo. Registre na lousa as respostas dos alunos.
- Explique que nesta aula a turma irá produzir um meme, utilizando como recurso linguístico a ironia.
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para a turma. Explique que na citação deste slide está a resposta sobre a principal característica do meme, mas que ela não está completa e que a turma deve complementá-la.
- Questione aos alunos qual prefixo (“des-” ou “re-”) completa a lacuna da citação.
- Leia as duas possibilidades. Ao final da leitura, peça a colaboração de um aluno para responder e explicar qual o prefixo (“des-” ou “re-”) aplica-se corretamente à frase. Caso o aluno sinta dificuldade para responder ou explicar, solicite a colaboração dos outros alunos, a fim de estimular a colaboração e o aprendizado coletivo. Espera-se que a turma identifique a segunda alternativa como a correta.
- Leia a citação novamente, agora com a lacuna preenchida com o prefixo “re-” (formando a palavra “recriado”).
- Pergunte aos alunos o sentido do prefixo “des-” e qual o sentido da palavra “descriado.” Faça o mesmo com o prefixo “re-”. Se achar necessário, apresente outros exemplos de palavras que apresentam esses prefixos.
- Ouça as respostas e anote-as no quadro. Espera-se que os alunos percebam que o prefixo “des-” traz o sentido de oposição ou negação e que o prefixo “re-” significa repetição, voltar a fazer.
- Conclua, em colaboração com os alunos, que o prefixo “des-” forma a palavra “descriado” (palavra não existente na língua portuguesa), enquanto que o prefixo “re-” forma a palavra “recriado” (aquilo que foi criado novamente ou repetido). De modo que a principal característica do meme está na capacidade de ser criado novamente ou repetido de diversas formas, por diversas vezes.
Introdução
Orientações:
- Para exemplificar como se dá a recriação no gênero textual “meme”, cite como exemplo o meme deste slide: “É Verdade Esse Bilete” que, segundo o site Dicionário Popular, surgiu da tentativa de um menino de 5 anos (do interior de São Paulo) de enganar a mãe com um bilhete falso, no qual, fingindo ser a professora, informava que não haveria aula na escola devido a um “possível” feriado.
- Explique aos alunos que o humor é uma das características do gênero meme. Assim, solicite a colaboração de um aluno para que aponte a causa do humor no meme deste slide. Espera-se que aponte como característica humorística a inocência da criança em escrever um falso bilhete com a escrita desregular e o não cumprimento da norma padrão da língua portuguesa (como em “bilete” ao invés de “bilhete”), incomum a um documento oficial.
Introdução
Orientações:
- Leia a recriação do meme “É Verdade Esse Bilete” no Twitter.
- Explique que enquanto no bilhete da criança o humor se dá pela inocência do menino, no meme deste slide, o humor é gerado pela ironia.
- Questione aos alunos: qual é a ironia desta recriação do meme “É Verdade Esse Bilete” no Twitter? Espera-se que os alunos percebam que o meme simula um bilhete assinado pelos boletos (a), no qual é informado que apesar dos pagamentos, sobrará dinheiro (b). Mas a ironia se configura quando ao final inclui-se a frase “é verdade esse bilhete” (c), ao passo que esta expressão passou a ser usada para indicar o significado oposto da afirmação inicial. Logo, o real significado do meme expressa que não sobrará dinheiro com o pagamento dos boletos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações:
- Explique que a proposta desta aula consiste em planejar a produção de um meme que faça referência à cultura do bairro onde a escola está localizada ou onde os alunos vivem.
- Informe aos alunos que você distribuirá quatro propostas temáticas, mas que eles podem optar por um tema diferente.
Proposta 1: CULTURA E ARTE: No meme, faça referência a aspectos culturais e artísticos do bairro (exemplo: shows, slams, apresentações teatrais ou de dança, feiras de artesanato etc).
Proposta 2: ESPORTES: No meme, faça referência a aspectos esportivos do bairro (time de futebol, vôlei, basquete, prática de skate, corrida etc).
Proposta 3: PODE SER MELHOR: No meme, faça referência a aspectos negativos do bairro que precisam melhorar (limpeza, ações culturais ou esportivas, construção e melhoria de parques, escolas etc).
Proposta 4: MELHOR, NÃO HÁ: No meme, faça referência a aspectos positivos do bairro que precisam ou merecem ser valorizados (limpeza, ações culturais ou esportivas, parques, escolas, boa vizinhança, respeito à natureza etc).
- Distribua a ficha de orientação para a produção de texto correspondente ao assunto proposto. Clique aqui.
- Distribua a ficha de planejamento. Clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Utilize os minutos finais da aula para que os alunos avaliem e revisem o planejamento feito.
- Imprima a ficha de avaliação disponível aqui.
- Solicite que os alunos modifiquem o que for necessário, a partir da avaliação feita.