Material para impressão - Ficha de avaliação do comentário
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo comentário oral irônico
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Comentário e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Material escolar básico para esboçar o comentário oral: caderno, lápis, borracha e caneta. Qualquer eletrônico com cronômetro.
Informações sobre o gênero: Comentário é um gênero textual escrito ou oral que pode ser produzido de forma espontânea, planejada, gravado ou não em formato de áudio.
Dificuldades antecipadas: Alguns(mas) alunos(as) podem demonstrar timidez em expor o comentário oral. O tempo da apresentação pode não ser respeitado.
Referências sobre o assunto:
MARILAC, Isabela. Atrasados do ENEM (#ShowDosAtrasados). Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/sermons/atrasados-do-enem-showdosatrasados/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.
MESSIAS, Carla. O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático. Horizontes. USF. Disponível em: < https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 >. Acesso em 05 nov. 2018.
MASSARUTO, Filipo A. et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil. Disponível em: < http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf >. Acesso em 05 nov. 2018.
NOGUEIRA, Renata. YouTubers são formadores de opinião de jovens, mas que valores eles passam?. Uol. Disponível em: < https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2015/10/19/youtubers-sao-formadores-de-opiniao-de-jovens-mas-que-valores-eles-passam.htm >. Acesso em: 08 nov. 2018.
SODRÉ, Gabrielly de Melo Cunha. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. Departamento de Letras. Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10136/1/PDF%20-%20Gabrielly%20de%20Melo%20Cunha%20Sodr%C3%A9.pdf. Acesso em 19 jan 2019.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. et alii. GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40166/21529. Acesso em 19 jan 2019.
VIEIRA, João. ‘Atrasada do Enem’ supera memes, estuda Direito e quer defender vítimas do bullying na internet. Hypeness. Disponível em: < https://www.hypeness.com.br/2017/11/atrasada-do-enem-supera-memes-estuda-direito-e-quer-defender-vitimas-do-bullying-na-internet/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos.
- Pergunte quais são os traços característicos do meme. Espera-se que os alunos respondam o uso da ironia, da hipérbole (isto é, do exagero) e da mistura de textos já produzidos por outras pessoas, onde há um remix de ideias, linguagens (palavras, sons, imagens) e estilos de criação num só gênero. A necessidade do “espetáculo”, ou melhor, de se fazer notar por meio do humor de viés irônico, facilitando o reconhecimento por parte dos internautas que se encaixam no público-alvo, é também característica dessa estética.
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos para que formem os grupos de trabalho.
- Explique que nesta aula eles irão realizar a gravação do comentário. Eles poderão utilizar os próprios celulares ou a sala de informática da escola.
- Com os roteiros em mãos, os alunos devem conferir a avaliação do professor, adequando o que for necessário.
- Combine com os alunos as etapas necessárias para realizar a gravação:
- Gravar as falas utilizando celulares ou computador com microfone;
- Gravar a vinheta;
- Gravar a apresentação;
- Conferir a qualidade da gravação quanto à interferências sonoras externas, como ruídos;
- Pesquisar os efeitos sonoros necessários para a apresentação do programa e para produção da vinheta.
- Verifique se os alunos apresentam alguma dúvida sobre as etapas a serem realizadas na aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Acompanhe o trabalho dos alunos, fornecendo o auxílio necessário.
- Esclareça às equipes a necessidade de apresentarem um posicionamento crítico sobre a temática que deve seguir a estética humorística e irônica.
- Caso os alunos não consigam concluir as gravações na aula, reorganize o tempo para atender as necessidades da sua turma.
Materiais complementares:
VIEIRA, João. ‘Atrasada do Enem’ supera memes, estuda Direito e quer defender vítimas do bullying na internet. Hypeness. Disponível em: < https://www.hypeness.com.br/2017/11/atrasada-do-enem-supera-memes-estuda-direito-e-quer-defender-vitimas-do-bullying-na-internet/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Informe aos alunos que neste momento eles farão a autoavaliação da gravação realizada.
- Imprima a ficha de avaliação, disponível nos materiais complementares.
- Oriente aos alunos para que façam a avaliação em conjunto, discutindo os tópicos entre eles,
- Peça para que cada grupo comente oralmente seu desempenho, com base no quadro preenchido.
- Ouça os alunos e acrescente suas opiniões quanto ao trabalho realizado por eles.
- Caso seja preciso refazer a gravação, você pode disponibilizar outra aula ou solicitar que a gravação ocorra extraturno.
Materiais complementares
Para imprimir a ficha de avaliação, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Slide Carnival (tutorial disponível aqui).
Tema
Leia o tema da aula para os alunos: Produzindo comentário oral com traços característicos do meme. Crie uma arte no Slides Carnival (veja em Recursos Opcionais) com o questionamento: quais são os traços característicos do meme? Encaminhe-a pelo Whatsapp ao grupo da turma. Espera-se que eles respondam o uso da ironia, da hipérbole (isto é, do exagero) e da mistura de textos já produzidos por outras pessoas, e que há um remix de ideias, linguagens (palavras, sons, imagens) e estilos de criação num só gênero. A necessidade do “espetáculo”, ou melhor, de se fazer notar por meio do humor de viés irônico, facilitando o reconhecimento por parte dos internautas que se encaixam no público-alvo, é também característica dessa estética.
Introdução
Oriente que formem os grupos de trabalho (4 integrantes – interação pelo Whatsapp). Explique que nesta aula eles irão realizar a gravação do comentário, podendo utilizar os próprios celulares. Com os roteiros em mãos, os alunos devem conferir a avaliação do professor, adequando o que for necessário. Combine com eles as etapas necessárias para realizar a gravação: gravar as falas utilizando celulares ou computador com microfone; gravar a vinheta; gravar a apresentação; xonferir a qualidade da gravação quanto a interferências sonoras externas, como ruídos; pesquisar os efeitos sonoros necessários para apresentação do programa e para produção da vinheta. Verifique se os alunos têm alguma dúvida sobre as etapas a serem realizadas na aula.
Desenvolvimento
Acompanhe o trabalho dos alunos fornecendo o auxílio necessário. Esclareça às equipes a necessidade de apresentarem um posicionamento crítico sobre a temática que deve seguir a estética humorística e irônica. Proponha um tempo razoável para que consigam se organizar em suas casas.
Fechamento
Informe que neste momento eles farão a autoavaliação da gravação realizada. Encaminhe-lhes a ficha de avaliação, disponível aqui. Oriente que façam a avaliação em conjunto, discutindo os tópicos entre eles.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a auxiliar os alunos com suas gravações.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Maia - Débora Souza
Mentor: Debora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produzindo comentário oral irônico
Finalidade da aula: Produzir um comentário oral de 3 minutos em torno da temática do meme e da presença da ironia no gênero abordado.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Comentário
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos jornalísticos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP10
Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.