Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Comentário e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Material escolar básico para esboçar o comentário oral: caderno, lápis, borracha e caneta. Qualquer eletrônico com cronômetro.
Informações sobre o gênero: Comentário é um gênero textual escrito ou oral que pode ser produzido de forma espontânea, planejada, gravado ou não em formato de áudio.
Dificuldades antecipadas: Alguns(mas) alunos(as) podem demonstrar timidez em expor o comentário oral. O tempo da apresentação pode não ser respeitado.
Referências sobre o assunto:
MARILAC, Isabela. Atrasados do ENEM (#ShowDosAtrasados). Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/sermons/atrasados-do-enem-showdosatrasados/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.
MESSIAS, Carla. O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático. Horizontes. USF. Disponível em: < https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 >. Acesso em 05 nov. 2018.
MASSARUTO, Filipo A. et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil. Disponível em: < http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf >. Acesso em 05 nov. 2018.
NOGUEIRA, Renata. YouTubers são formadores de opinião de jovens, mas que valores eles passam?. Uol. Disponível em: < https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2015/10/19/youtubers-sao-formadores-de-opiniao-de-jovens-mas-que-valores-eles-passam.htm>. Acesso em: 08 nov. 2018.
SODRÉ, Gabrielly de Melo Cunha. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. Departamento de Letras. Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10136/1/PDF%20-%20Gabrielly%20de%20Melo%20Cunha%20Sodr%C3%A9.pdf. Acesso em 19 jan 2019.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. et alii. GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40166/21529. Acesso em 19 jan 2019.
VIEIRA, João. ‘Atrasada do Enem’ supera memes, estuda Direito e quer defender vítimas do bullying na internet. Hypeness. Disponível em: < https://www.hypeness.com.br/2017/11/atrasada-do-enem-supera-memes-estuda-direito-e-quer-defender-vitimas-do-bullying-na-internet/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos.
- Pergunte quais são os traços característicos do meme. Espera-se que os alunos respondam o uso da ironia, da hipérbole (isto é, do exagero) e da mistura de textos já produzidos por outras pessoas, onde há um remix de ideias, linguagens (palavras, sons, imagens) e estilos de criação num só gênero. A necessidade do “espetáculo”, ou melhor, de se fazer notar por meio do humor de viés irônico, facilitando o reconhecimento por parte dos internautas que se encaixam no público-alvo, é também característica dessa estética.
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos para que formem os grupos de trabalho.
- Explique que nesta aula eles irão realizar a gravação do comentário. Eles poderão utilizar os próprios celulares ou a sala de informática da escola.
- Com os roteiros em mãos, os alunos devem conferir a avaliação do professor, adequando o que for necessário.
- Combine com os alunos as etapas necessárias para realizar a gravação:
- Gravar as falas utilizando celulares ou computador com microfone;
- Gravar a vinheta;
- Gravar a apresentação;
- Conferir a qualidade da gravação quanto à interferências sonoras externas, como ruídos;
- Pesquisar os efeitos sonoros necessários para a apresentação do programa e para produção da vinheta.
- Verifique se os alunos apresentam alguma dúvida sobre as etapas a serem realizadas na aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Acompanhe o trabalho dos alunos, fornecendo o auxílio necessário.
- Esclareça às equipes a necessidade de apresentarem um posicionamento crítico sobre a temática que deve seguir a estética humorística e irônica.
- Caso os alunos não consigam concluir as gravações na aula, reorganize o tempo para atender as necessidades da sua turma.
Materiais complementares:
VIEIRA, João. ‘Atrasada do Enem’ supera memes, estuda Direito e quer defender vítimas do bullying na internet. Hypeness. Disponível em: < https://www.hypeness.com.br/2017/11/atrasada-do-enem-supera-memes-estuda-direito-e-quer-defender-vitimas-do-bullying-na-internet/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Informe aos alunos que neste momento eles farão a autoavaliação da gravação realizada.
- Imprima a ficha de avaliação, disponível nos materiais complementares.
- Oriente aos alunos para que façam a avaliação em conjunto, discutindo os tópicos entre eles,
- Peça para que cada grupo comente oralmente seu desempenho, com base no quadro preenchido.
- Ouça os alunos e acrescente suas opiniões quanto ao trabalho realizado por eles.
- Caso seja preciso refazer a gravação, você pode disponibilizar outra aula ou solicitar que a gravação ocorra extraturno.
Materiais complementares
Para imprimir a ficha de avaliação, clique aqui.