15742
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Produzindo comentário oral irônico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre produzir um comentário oral de 2 minutos em torno da temática do meme e da presença da ironia no gênero abordado.

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia, Débora Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Comentário e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Material escolar básico para esboçar o comentário oral: caderno, lápis, borracha e caneta. Qualquer eletrônico com cronômetro.

Informações sobre o gênero: Comentário é um gênero textual escrito ou oral que pode ser produzido de forma espontânea, planejada, gravado ou não em formato de áudio.

Dificuldades antecipadas: Alguns(mas) alunos(as) podem demonstrar timidez em expor o comentário oral. O tempo da apresentação pode não ser respeitado.

Referências sobre o assunto:

MARILAC, Isabela. Atrasados do ENEM (#ShowDosAtrasados). Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/sermons/atrasados-do-enem-showdosatrasados/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.

MESSIAS, Carla. O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático. Horizontes. USF. Disponível em: < https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 >. Acesso em 05 nov. 2018.

MASSARUTO, Filipo A. et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil. Disponível em: < http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf >. Acesso em 05 nov. 2018.

NOGUEIRA, Renata. YouTubers são formadores de opinião de jovens, mas que valores eles passam?. Uol. Disponível em: < https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2015/10/19/youtubers-sao-formadores-de-opiniao-de-jovens-mas-que-valores-eles-passam.htm>. Acesso em: 08 nov. 2018.

SODRÉ, Gabrielly de Melo Cunha. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. Departamento de Letras. Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10136/1/PDF%20-%20Gabrielly%20de%20Melo%20Cunha%20Sodr%C3%A9.pdf. Acesso em 19 jan 2019.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. et alii. GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40166/21529. Acesso em 19 jan 2019.

VIEIRA, João. ‘Atrasada do Enem’ supera memes, estuda Direito e quer defender vítimas do bullying na internet. Hypeness. Disponível em: < https://www.hypeness.com.br/2017/11/atrasada-do-enem-supera-memes-estuda-direito-e-quer-defender-vitimas-do-bullying-na-internet/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos.
  • Pergunte quais são os traços característicos do meme. Espera-se que os alunos respondam o uso da ironia, da hipérbole (isto é, do exagero) e da mistura de textos já produzidos por outras pessoas, onde há um remix de ideias, linguagens (palavras, sons, imagens) e estilos de criação num só gênero. A necessidade do “espetáculo”, ou melhor, de se fazer notar por meio do humor de viés irônico, facilitando o reconhecimento por parte dos internautas que se encaixam no público-alvo, é também característica dessa estética.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos para que formem os grupos de trabalho.
  • Explique que nesta aula eles irão realizar a gravação do comentário. Eles poderão utilizar os próprios celulares ou a sala de informática da escola.
  • Com os roteiros em mãos, os alunos devem conferir a avaliação do professor, adequando o que for necessário.
  • Combine com os alunos as etapas necessárias para realizar a gravação:
  • Gravar as falas utilizando celulares ou computador com microfone;
  • Gravar a vinheta;
  • Gravar a apresentação;
  • Conferir a qualidade da gravação quanto à interferências sonoras externas, como ruídos;
  • Pesquisar os efeitos sonoros necessários para a apresentação do programa e para produção da vinheta.
  • Verifique se os alunos apresentam alguma dúvida sobre as etapas a serem realizadas na aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Acompanhe o trabalho dos alunos, fornecendo o auxílio necessário.
  • Esclareça às equipes a necessidade de apresentarem um posicionamento crítico sobre a temática que deve seguir a estética humorística e irônica.
  • Caso os alunos não consigam concluir as gravações na aula, reorganize o tempo para atender as necessidades da sua turma.

Materiais complementares:

VIEIRA, João. ‘Atrasada do Enem’ supera memes, estuda Direito e quer defender vítimas do bullying na internet. Hypeness. Disponível em: < https://www.hypeness.com.br/2017/11/atrasada-do-enem-supera-memes-estuda-direito-e-quer-defender-vitimas-do-bullying-na-internet/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que neste momento eles farão a autoavaliação da gravação realizada.
  • Imprima a ficha de avaliação, disponível nos materiais complementares.
  • Oriente aos alunos para que façam a avaliação em conjunto, discutindo os tópicos entre eles,
  • Peça para que cada grupo comente oralmente seu desempenho, com base no quadro preenchido.
  • Ouça os alunos e acrescente suas opiniões quanto ao trabalho realizado por eles.
  • Caso seja preciso refazer a gravação, você pode disponibilizar outra aula ou solicitar que a gravação ocorra extraturno.

Materiais complementares

Para imprimir a ficha de avaliação, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Comentário e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Material escolar básico para esboçar o comentário oral: caderno, lápis, borracha e caneta. Qualquer eletrônico com cronômetro.

Informações sobre o gênero: Comentário é um gênero textual escrito ou oral que pode ser produzido de forma espontânea, planejada, gravado ou não em formato de áudio.

Dificuldades antecipadas: Alguns(mas) alunos(as) podem demonstrar timidez em expor o comentário oral. O tempo da apresentação pode não ser respeitado.

Referências sobre o assunto:

MARILAC, Isabela. Atrasados do ENEM (#ShowDosAtrasados). Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/sermons/atrasados-do-enem-showdosatrasados/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.

MESSIAS, Carla. O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático. Horizontes. USF. Disponível em: < https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 >. Acesso em 05 nov. 2018.

MASSARUTO, Filipo A. et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil. Disponível em: < http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf >. Acesso em 05 nov. 2018.

NOGUEIRA, Renata. YouTubers são formadores de opinião de jovens, mas que valores eles passam?. Uol. Disponível em: < https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2015/10/19/youtubers-sao-formadores-de-opiniao-de-jovens-mas-que-valores-eles-passam.htm>. Acesso em: 08 nov. 2018.

SODRÉ, Gabrielly de Melo Cunha. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. Departamento de Letras. Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10136/1/PDF%20-%20Gabrielly%20de%20Melo%20Cunha%20Sodr%C3%A9.pdf. Acesso em 19 jan 2019.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. et alii. GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40166/21529. Acesso em 19 jan 2019.

VIEIRA, João. ‘Atrasada do Enem’ supera memes, estuda Direito e quer defender vítimas do bullying na internet. Hypeness. Disponível em: < https://www.hypeness.com.br/2017/11/atrasada-do-enem-supera-memes-estuda-direito-e-quer-defender-vitimas-do-bullying-na-internet/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos.
  • Pergunte quais são os traços característicos do meme. Espera-se que os alunos respondam o uso da ironia, da hipérbole (isto é, do exagero) e da mistura de textos já produzidos por outras pessoas, onde há um remix de ideias, linguagens (palavras, sons, imagens) e estilos de criação num só gênero. A necessidade do “espetáculo”, ou melhor, de se fazer notar por meio do humor de viés irônico, facilitando o reconhecimento por parte dos internautas que se encaixam no público-alvo, é também característica dessa estética.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos para que formem os grupos de trabalho.
  • Explique que nesta aula eles irão realizar a gravação do comentário. Eles poderão utilizar os próprios celulares ou a sala de informática da escola.
  • Com os roteiros em mãos, os alunos devem conferir a avaliação do professor, adequando o que for necessário.
  • Combine com os alunos as etapas necessárias para realizar a gravação:
  • Gravar as falas utilizando celulares ou computador com microfone;
  • Gravar a vinheta;
  • Gravar a apresentação;
  • Conferir a qualidade da gravação quanto à interferências sonoras externas, como ruídos;
  • Pesquisar os efeitos sonoros necessários para a apresentação do programa e para produção da vinheta.
  • Verifique se os alunos apresentam alguma dúvida sobre as etapas a serem realizadas na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Acompanhe o trabalho dos alunos, fornecendo o auxílio necessário.
  • Esclareça às equipes a necessidade de apresentarem um posicionamento crítico sobre a temática que deve seguir a estética humorística e irônica.
  • Caso os alunos não consigam concluir as gravações na aula, reorganize o tempo para atender as necessidades da sua turma.

Materiais complementares:

VIEIRA, João. ‘Atrasada do Enem’ supera memes, estuda Direito e quer defender vítimas do bullying na internet. Hypeness. Disponível em: < https://www.hypeness.com.br/2017/11/atrasada-do-enem-supera-memes-estuda-direito-e-quer-defender-vitimas-do-bullying-na-internet/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que neste momento eles farão a autoavaliação da gravação realizada.
  • Imprima a ficha de avaliação, disponível nos materiais complementares.
  • Oriente aos alunos para que façam a avaliação em conjunto, discutindo os tópicos entre eles,
  • Peça para que cada grupo comente oralmente seu desempenho, com base no quadro preenchido.
  • Ouça os alunos e acrescente suas opiniões quanto ao trabalho realizado por eles.
  • Caso seja preciso refazer a gravação, você pode disponibilizar outra aula ou solicitar que a gravação ocorra extraturno.

Materiais complementares

Para imprimir a ficha de avaliação, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano