15740
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Identificando a apreciação ideológica no comentário transformado em meme

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Identificando a apreciação ideológica no comentário transformado em meme

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia, Débora Souza

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Maia e Débora Souza
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Identificando a apreciação ideológica no comentário transformado em meme

Finalidade da aula: Analisar memes oriundos de comentários. Identificar passagens dos comentários que possam ser entendidos como referentes à apreciação ideológica em torno do gênero analisado.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Meme

Objeto(s) do conhecimento: Estilo/Modalização

Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17,  EF89LP16

Esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  


Código: LPO8_08SQA09

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).

(EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas