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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Identificando a apreciação ideológica no comentário transformado em meme

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Identificando a apreciação ideológica no comentário transformado em meme

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia, Débora Souza

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica

Materiais necessários: Memes projetados em multimídia. Material básico para produção escrita.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode não compreender o sentido de “ideologia” ou pode não assimilar com facilidade as modalidades apreciativas ou o posicionamento implícito ou assumido.

Referências sobre o assunto:

AS MELHORES reações do Twitter ao bisonho pedido de desculpas patrocinado do Neymar. Sensacionalista. Disponível em: <http://www.sensacionalista.com.br/2018/07/30/as-18-melhores-reacoes-do-twitter-ao-bisonho-pedido-de-desculpas-patrocinado-do-neymar/>. Acesso em: 16 out. 2018.

BRASIL, Gillette. Um Novo Homem Todo Dia | Gillette & Neymar Jr. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lJRjk0SGcqQ>. Acesso em: 16 out. 2018.

DESCULPA 'patrocinada' de Neymar é parte de um contrato que custa mais de R$ 25 milhões. Estadão. Disponível em: <https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,desculpa-patrocinada-de-neymar-e-parte-de-um-contrato-que-custa-mais-de-r-25-milhoes,7000242352>. Acesso em: 16 out. 2018.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009. Versão 3.0. 1 CD-ROM.

JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Academia. Disponível em: < http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.

SALA de Visita - Entrevista com Washington Olivetto. Livraria Cultura. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xq8TwLmNMvA>. Acesso em: 18 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Solicite à turma citar meios de comunicação onde podemos encontrar o gênero “comentário”. Espera-se que citem tanto em redes sociais virtuais quanto na rádio e TV. Questione qual o objetivo de realizarmos comentários. Espera-se que a turma cite que o comentário é uma forma bastante recorrente de transmitir opinião nas redes sociais. Finalize esclarecendo que o comentário pode não só transmitir um posicionamento, como também até se transformar em meme, se fizer muito sucesso.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Informe à turma que para compreender o papel do comentário que se transforma em meme, será transmitido o comercial “Um novo homem todo dia, Gillette e Neymar Jr”, de 2018.
  • Transmita para a turma o comercial.
  • Questione aos alunos: O que vocês se recordam a respeito das causas que motivaram Neymar e a Gillette produzirem esse comercial? Como a propaganda foi vista na época de divulgação? Qual a imagem Neymar passava ao mundo no período quando o comercial foi publicado? Espera-se que a turma contextualize que o comercial “Um novo homem todo tia, Gillette e Neymar Jr” foi visto como um pedido de desculpa “patrocinado”, pago pela marca de produtos para barbear Gillette. No ano em que foi publicado, Neymar participou da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e ficou marcado como um jogador de futebol que simulava faltas ou demonstrava uma reação exagerada, muito além do que o lance realmente revelava no replay da televisão. De modo que o jogador foi rotulado por vezes de “mimado”, também pelo fato de não falar com a imprensa, após os jogos da seleção brasileira de futebol, quando o resultado era negativo ou quando recebia muitas críticas por parte dos jornalistas e internautas.

Materiais complementares:

Comercial “Um Novo Homem Todo Dia, Gillette e Neymar Jr”, na plataforma Youtube:

BRASIL, Gillette. Um Novo Homem Todo Dia | Gillette & Neymar Jr. Youtube. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=lJRjk0SGcqQ >. Acesso em 16 out. 2018.

Matéria do Estadão sobre o comercial “Um Novo Homem Todo Dia, Gillette e Neymar Jr”:

DESCULPA 'patrocinada' de Neymar é parte de um contrato que custa mais de R$ 25 milhões. Estadão. Disponível em: < https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,desculpa-patrocinada-de-neymar-e-parte-de-um-contrato-que-custa-mais-de-r-25-milhoes,70002423528 >. Acesso em 16 out. 2018.

Conheça outros memes oriundos do comercial:

AS MELHORES reações do Twitter ao bisonho pedido de desculpas patrocinado do Neymar. Sensacionalista. Disponível em: < http://www.sensacionalista.com.br/2018/07/30/as-18-melhores-reacoes-do-twitter-ao-bisonho-pedido-de-desculpas-patrocinado-do-neymar/ >. Acesso em 16 out. 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia para a turma os comentários a respeito do comercial “Um novo homem todo dia, Gillette e Neymar Jr”, na imagem à direita.
  • Explique quem é Washington Olivetto, a partir do texto “Quem é Washington Olivetto?” à esquerda.
  • Solicite a formação de grupos de quatro alunos, a fim de estimular a colaboração coletiva para a resolução da atividade a seguir.
  • Distribua as perguntas impressas, também disponíveis abaixo, entre os grupos para que os integrantes exercitem a análise intersemiótica de forma coletiva, atrelada ao contexto histórico e social, do comentário exibido.

Perguntas e respostas esperadas

  • Quantos usuários realizaram comentários? Justifique a sua resposta utilizando exemplos da imagem do comentário.

Espera-se que os alunos identifiquem que a imagem indica a participação de dois internautas: o primeiro de nome Tiago Souza, representado pela foto de um personagem de desenho animado, e o segundo, Marcos Melo, representado pela foto de um homem de roupa social, segurando um paletó.

  • Na opinião da equipe, por qual motivo, ao responder ao internauta Marcos Melo sobre a possível morte de Washington Olivetto, Tiago Souza comenta: “Vai morrer depois que assistir a essa propaganda!”?

É esperado que os integrantes compreendam que o comentário de Tiago Souza, “Vai morrer depois que assistir a essa propaganda!”, trata-se de uma resposta irônica, exagerada (uma hipérbole). Desse modo, o internauta revela que, para ele, o comercial da Gillette com o pedido de desculpas de Neymar teria sido tão inapropriado para fins de marketing, que o renomado publicitário brasileiro, Washington Olivetto, não suportaria a ideia, levando-o à morte.

  • Indique três elementos, podendo ser verbais ou visuais, presentes na imagem do meme, que indiquem que os comentários analisados tratam-se de uma postagem do Twitter.

Espera-se que os grupos apontem o termo “Tweet” (na parte superior), os números de Retweets (133) e a caixa de comentários - na qual aparece a frase “Tweete sua resposta” - como indicativos claros de que os comentários foram feitos na rede social Twitter. Além desses elementos, também podem ser indicativos: os nomes dos usuários acompanhados pelo “@”, bem como os botões de reação abaixo dos comentários (ambos característico dessa rede social).

Materiais complementares:

Para imprimir o exercício, clique aqui.

Para compreender aspectos contextuais do meme, conheça mais sobre o publicitário Washington Olivetto:

SALA de Visita - Entrevista com Washington Olivetto. Livraria Cultura. Youtube. Disponível em: <

https://www.youtube.com/watch?v=xq8TwLmNMvA >. Acesso em 18 out. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos e peça que eles se mantenham nos grupos
  • Explique que o comentário que se transforma em meme possui a mesma estrutura do comentário tradicional, podendo ser escrito ou oral, como no caso deste slide. Nas redes sociais, os comentários mais comuns são escritos, disponíveis nas postagens. Quando esses comentários fazem muito sucesso, são printados e acabam se transformando em meme, também.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem a que contexto o meme acima se refere. Caso os alunos não saibam, informe a eles que em 2016, a atriz Glória Pires, foi a convidada da TV Globo para comentar a premiação do Oscar daquele ano. Seus comentários extremamente sucintos ou o fato de assumir não ter assistido a todos os filmes fizeram com que ela fosse transformada em meme.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide para os alunos.
  • Imprima as perguntas disponíveis nos materiais complementares e entregue aos alunos.
  • Informe que eles deverão discutir as perguntas nos grupos. a) O que se espera de alguém que se dispõe a fazer comentários na televisão sobre filmes indicados ao Oscar? Espera-se que os alunos respondam que quando uma pessoa assume o papel de comentarista sobre determinado assunto, isso cria no ouvinte/espectador uma expectativa de que essa pessoa tenha domínio sobre o tema que irá discorrer. b) Observe a expressão facial da atriz no meme da parte inferior deste slide. Que relação o internauta estabeleceu entre as expressões da atriz e seus comentários? O internauta assume que a expressão de desânimo e enfado no rosto da atriz é sempre o mesmo, de forma que qualquer que seja seu comentário, será sempre extremamente sintético e desinteressante, assim como sua expressão facial. c) A internauta criou um meme com um suposto diálogo entre a apresentadora e a atriz como em “__Glória, Pires, que categoria você tá esperando? __Melhor coreografia”. Qual ponto de vista sobre o desempenho de Glória Pires como comentarista está implícito nesta frase? A internauta sugere que Glória Pires não tem competência para comentar sobre os filmes indicados ao Oscar uma vez que qualquer pessoa que já tenha assistido à premiação sabe que a categoria “melhor coreografia” não existe. d) Por que vocês acreditam que Glória Pires “virou meme”? Resposta pessoal. Espera-se que os alunos façam referência à incongruência que é um comentarista que não comenta.
  • Peça aos alunos que escolham um representante do grupo para expor as conclusões para a turma.
  • Informe aos alunos que um comentário se transforma em meme quando recebe muitas curtidas ou é compartilhado entre os internautas, demonstra alguma ironia, humor, comicidade, importância histórica ou qualquer outra característica que atraia o público, gerando a réplica do conteúdo, ou quando o comentário é printado, permitindo a circulação em diversas redes sociais - além da plataforma originária do comentário.

Materiais complementares

Para imprimir as perguntas, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide para a turma e pergunte se eles sabem a qual contexto o meme se refere. Caso os alunos não saibam, explique que em 2005, Pelé disse que o ex-jogador de futebol Romário deveria encerrar a carreira. Romário rebateu as críticas dizendo: “O Pelé calado é um poeta”. Desde então, a frase tem sido usada para se referir a pessoas que falam bobagens e prestariam um grande serviço à comunidade se permanecessem caladas. O meme projetado neste slide, por exemplo, é usado para responder a comentários homofóbicos.
  • Proponha um debate para a turma. Diga que comentários, tanto orais quanto escritos, podem se tornar motivo de chacota e se tornar memes, assim como podem se tornar memes para criticar algum comportamento. De qualquer forma, a pessoa que cria esses memes deixa implícita sua visão de mundo, suas crenças e valores, como pode ser observado nos memes apresentados na aula. Questione os alunos sobre a relevância dos comentários nas redes sociais, sobre a perpetuação de discursos de ódio e exposição da imagem das pessoas, sobre como eles agem quando produzem comentários na internet. Enfim, seja mediador de uma discussão cujo objetivo é levar os alunos a refletir sobre como os comentários reproduzem juízos de valor perpetuados pela sociedade.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica

Materiais necessários: Memes projetados em multimídia. Material básico para produção escrita.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode não compreender o sentido de “ideologia” ou pode não assimilar com facilidade as modalidades apreciativas ou o posicionamento implícito ou assumido.

Referências sobre o assunto:

AS MELHORES reações do Twitter ao bisonho pedido de desculpas patrocinado do Neymar. Sensacionalista. Disponível em: <http://www.sensacionalista.com.br/2018/07/30/as-18-melhores-reacoes-do-twitter-ao-bisonho-pedido-de-desculpas-patrocinado-do-neymar/>. Acesso em: 16 out. 2018.

BRASIL, Gillette. Um Novo Homem Todo Dia | Gillette & Neymar Jr. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lJRjk0SGcqQ>. Acesso em: 16 out. 2018.

DESCULPA 'patrocinada' de Neymar é parte de um contrato que custa mais de R$ 25 milhões. Estadão. Disponível em: <https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,desculpa-patrocinada-de-neymar-e-parte-de-um-contrato-que-custa-mais-de-r-25-milhoes,7000242352>. Acesso em: 16 out. 2018.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009. Versão 3.0. 1 CD-ROM.

JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Academia. Disponível em: < http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.

SALA de Visita - Entrevista com Washington Olivetto. Livraria Cultura. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xq8TwLmNMvA>. Acesso em: 18 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Solicite à turma citar meios de comunicação onde podemos encontrar o gênero “comentário”. Espera-se que citem tanto em redes sociais virtuais quanto na rádio e TV. Questione qual o objetivo de realizarmos comentários. Espera-se que a turma cite que o comentário é uma forma bastante recorrente de transmitir opinião nas redes sociais. Finalize esclarecendo que o comentário pode não só transmitir um posicionamento, como também até se transformar em meme, se fizer muito sucesso.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Informe à turma que para compreender o papel do comentário que se transforma em meme, será transmitido o comercial “Um novo homem todo dia, Gillette e Neymar Jr”, de 2018.
  • Transmita para a turma o comercial.
  • Questione aos alunos: O que vocês se recordam a respeito das causas que motivaram Neymar e a Gillette produzirem esse comercial? Como a propaganda foi vista na época de divulgação? Qual a imagem Neymar passava ao mundo no período quando o comercial foi publicado? Espera-se que a turma contextualize que o comercial “Um novo homem todo tia, Gillette e Neymar Jr” foi visto como um pedido de desculpa “patrocinado”, pago pela marca de produtos para barbear Gillette. No ano em que foi publicado, Neymar participou da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e ficou marcado como um jogador de futebol que simulava faltas ou demonstrava uma reação exagerada, muito além do que o lance realmente revelava no replay da televisão. De modo que o jogador foi rotulado por vezes de “mimado”, também pelo fato de não falar com a imprensa, após os jogos da seleção brasileira de futebol, quando o resultado era negativo ou quando recebia muitas críticas por parte dos jornalistas e internautas.

Materiais complementares:

Comercial “Um Novo Homem Todo Dia, Gillette e Neymar Jr”, na plataforma Youtube:

BRASIL, Gillette. Um Novo Homem Todo Dia | Gillette & Neymar Jr. Youtube. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=lJRjk0SGcqQ >. Acesso em 16 out. 2018.

Matéria do Estadão sobre o comercial “Um Novo Homem Todo Dia, Gillette e Neymar Jr”:

DESCULPA 'patrocinada' de Neymar é parte de um contrato que custa mais de R$ 25 milhões. Estadão. Disponível em: < https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,desculpa-patrocinada-de-neymar-e-parte-de-um-contrato-que-custa-mais-de-r-25-milhoes,70002423528 >. Acesso em 16 out. 2018.

Conheça outros memes oriundos do comercial:

AS MELHORES reações do Twitter ao bisonho pedido de desculpas patrocinado do Neymar. Sensacionalista. Disponível em: < http://www.sensacionalista.com.br/2018/07/30/as-18-melhores-reacoes-do-twitter-ao-bisonho-pedido-de-desculpas-patrocinado-do-neymar/ >. Acesso em 16 out. 2018.

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Orientações:

  • Leia para a turma os comentários a respeito do comercial “Um novo homem todo dia, Gillette e Neymar Jr”, na imagem à direita.
  • Explique quem é Washington Olivetto, a partir do texto “Quem é Washington Olivetto?” à esquerda.
  • Solicite a formação de grupos de quatro alunos, a fim de estimular a colaboração coletiva para a resolução da atividade a seguir.
  • Distribua as perguntas impressas, também disponíveis abaixo, entre os grupos para que os integrantes exercitem a análise intersemiótica de forma coletiva, atrelada ao contexto histórico e social, do comentário exibido.

Perguntas e respostas esperadas

  • Quantos usuários realizaram comentários? Justifique a sua resposta utilizando exemplos da imagem do comentário.

Espera-se que os alunos identifiquem que a imagem indica a participação de dois internautas: o primeiro de nome Tiago Souza, representado pela foto de um personagem de desenho animado, e o segundo, Marcos Melo, representado pela foto de um homem de roupa social, segurando um paletó.

  • Na opinião da equipe, por qual motivo, ao responder ao internauta Marcos Melo sobre a possível morte de Washington Olivetto, Tiago Souza comenta: “Vai morrer depois que assistir a essa propaganda!”?

É esperado que os integrantes compreendam que o comentário de Tiago Souza, “Vai morrer depois que assistir a essa propaganda!”, trata-se de uma resposta irônica, exagerada (uma hipérbole). Desse modo, o internauta revela que, para ele, o comercial da Gillette com o pedido de desculpas de Neymar teria sido tão inapropriado para fins de marketing, que o renomado publicitário brasileiro, Washington Olivetto, não suportaria a ideia, levando-o à morte.

  • Indique três elementos, podendo ser verbais ou visuais, presentes na imagem do meme, que indiquem que os comentários analisados tratam-se de uma postagem do Twitter.

Espera-se que os grupos apontem o termo “Tweet” (na parte superior), os números de Retweets (133) e a caixa de comentários - na qual aparece a frase “Tweete sua resposta” - como indicativos claros de que os comentários foram feitos na rede social Twitter. Além desses elementos, também podem ser indicativos: os nomes dos usuários acompanhados pelo “@”, bem como os botões de reação abaixo dos comentários (ambos característico dessa rede social).

Materiais complementares:

Para imprimir o exercício, clique aqui.

Para compreender aspectos contextuais do meme, conheça mais sobre o publicitário Washington Olivetto:

SALA de Visita - Entrevista com Washington Olivetto. Livraria Cultura. Youtube. Disponível em: <

https://www.youtube.com/watch?v=xq8TwLmNMvA >. Acesso em 18 out. 2018.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos e peça que eles se mantenham nos grupos
  • Explique que o comentário que se transforma em meme possui a mesma estrutura do comentário tradicional, podendo ser escrito ou oral, como no caso deste slide. Nas redes sociais, os comentários mais comuns são escritos, disponíveis nas postagens. Quando esses comentários fazem muito sucesso, são printados e acabam se transformando em meme, também.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem a que contexto o meme acima se refere. Caso os alunos não saibam, informe a eles que em 2016, a atriz Glória Pires, foi a convidada da TV Globo para comentar a premiação do Oscar daquele ano. Seus comentários extremamente sucintos ou o fato de assumir não ter assistido a todos os filmes fizeram com que ela fosse transformada em meme.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide para os alunos.
  • Imprima as perguntas disponíveis nos materiais complementares e entregue aos alunos.
  • Informe que eles deverão discutir as perguntas nos grupos. a) O que se espera de alguém que se dispõe a fazer comentários na televisão sobre filmes indicados ao Oscar? Espera-se que os alunos respondam que quando uma pessoa assume o papel de comentarista sobre determinado assunto, isso cria no ouvinte/espectador uma expectativa de que essa pessoa tenha domínio sobre o tema que irá discorrer. b) Observe a expressão facial da atriz no meme da parte inferior deste slide. Que relação o internauta estabeleceu entre as expressões da atriz e seus comentários? O internauta assume que a expressão de desânimo e enfado no rosto da atriz é sempre o mesmo, de forma que qualquer que seja seu comentário, será sempre extremamente sintético e desinteressante, assim como sua expressão facial. c) A internauta criou um meme com um suposto diálogo entre a apresentadora e a atriz como em “__Glória, Pires, que categoria você tá esperando? __Melhor coreografia”. Qual ponto de vista sobre o desempenho de Glória Pires como comentarista está implícito nesta frase? A internauta sugere que Glória Pires não tem competência para comentar sobre os filmes indicados ao Oscar uma vez que qualquer pessoa que já tenha assistido à premiação sabe que a categoria “melhor coreografia” não existe. d) Por que vocês acreditam que Glória Pires “virou meme”? Resposta pessoal. Espera-se que os alunos façam referência à incongruência que é um comentarista que não comenta.
  • Peça aos alunos que escolham um representante do grupo para expor as conclusões para a turma.
  • Informe aos alunos que um comentário se transforma em meme quando recebe muitas curtidas ou é compartilhado entre os internautas, demonstra alguma ironia, humor, comicidade, importância histórica ou qualquer outra característica que atraia o público, gerando a réplica do conteúdo, ou quando o comentário é printado, permitindo a circulação em diversas redes sociais - além da plataforma originária do comentário.

Materiais complementares

Para imprimir as perguntas, clique aqui.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide para a turma e pergunte se eles sabem a qual contexto o meme se refere. Caso os alunos não saibam, explique que em 2005, Pelé disse que o ex-jogador de futebol Romário deveria encerrar a carreira. Romário rebateu as críticas dizendo: “O Pelé calado é um poeta”. Desde então, a frase tem sido usada para se referir a pessoas que falam bobagens e prestariam um grande serviço à comunidade se permanecessem caladas. O meme projetado neste slide, por exemplo, é usado para responder a comentários homofóbicos.
  • Proponha um debate para a turma. Diga que comentários, tanto orais quanto escritos, podem se tornar motivo de chacota e se tornar memes, assim como podem se tornar memes para criticar algum comportamento. De qualquer forma, a pessoa que cria esses memes deixa implícita sua visão de mundo, suas crenças e valores, como pode ser observado nos memes apresentados na aula. Questione os alunos sobre a relevância dos comentários nas redes sociais, sobre a perpetuação de discursos de ódio e exposição da imagem das pessoas, sobre como eles agem quando produzem comentários na internet. Enfim, seja mediador de uma discussão cujo objetivo é levar os alunos a refletir sobre como os comentários reproduzem juízos de valor perpetuados pela sociedade.

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