15738
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O meme publicitário e o uso de adjetivo para expressar estado de humor

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O meme publicitário e o uso de adjetivo para expressar estado de humor

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia, Débora Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, material escolar básico e atividades impressas.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode não assimilar os aspectos visuais como um elemento de persuasão não verbal. Os alunos podem não compreender com facilidade as modalidades apreciativas que demonstram a apreciação ideológica sobre o posicionamento implícito ou assumido.

Referências sobre o assunto:

CEMITÉRIO Jardim da Ressurreição. Página do Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/jardimdaressurreicao>. Acesso em 3 out. 2018.

CEMITÉRIO Jardim da Ressurreição. Página do Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/jardimdaressurreicao/photos/a.586323488130934/1826324167464187/?type=3&theater>. Acesso em: 3 out. 2018.

MELO, Alexandre de. Como você está hoje? Estes memes de escala com certeza sabem. Vírgula. Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2018.

JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Academia. Disponível em: < http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.

O PODER dos memes na publicidade. ID O Povo. Disponível em: <http://blogs.opovo.com.br/id/2015/06/01/o-poder-dos-memes-na-publicidade/>. Acesso em: 3 out. 2018.

OLIVEIRA, Jéssica. Memes na publicidade: 10 marcas que quebraram a internet. PropMark. Disponível em: <http://propmark.com.br/anunciantes/memes-na-publicidade-10-marcas-que-quebraram-a-internet>. Acesso em: 3 out. 2018.

PACHECO, Mariana Do Carmo. "O que são modalizadores discursivos?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-sao-modalizadores-discursivos.htm>. Acesso em: 30 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem que há memes que são utilizados para divulgar marcas, peça para citarem um exemplo, pergunte se eles acreditam que essa é uma boa forma de divulgar um produto. Informe que nesta aula será trabalhado um meme que faz propaganda de um cemitério. Peça para que eles levantem hipóteses de como isso poderia ser feito. Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para a turma e leia o texto logo acima da imagem: “O Cemitério Jardim da Ressurreição, apelidado nas redes sociais carinhosamente de Cemi, é uma das empresas que mais sabe utilizar memes e trending topics em seus posts. Em 2016, a empresa usou lápides para perguntar como os seguidores estavam naquele momento...” (OLIVEIRA, 2018).
  • Leia a frase abaixo da imagem: “De acordo com a escala #cemi, complete a frase: “hoje eu tô só…” e peça aos alunos para completarem a frase. Solicite a participação voluntária de 9 alunos (um aluno para cada escala) para completar, oralmente e de forma espontânea, a frase, substituindo a imagem de 1 a 9 por uma palavra que a represente.
  • Espera-se que os alunos respondam de acordo com as escalas/expressões: 1. Pensativo; 2. Triste; 3. Decepcionado; 4. Preocupado; 5. Assustado; 6. Atento; 7. Derrotado; 8. Distraído; 9. Alegre.
  • Questione: O que essas palavras usualmente indicam? Espera-se que os alunos respondam que tais palavras transmitem um atributo, um estado de ânimo.
  • Questione aos alunos se eles sabem qual classe de palavra é usualmente empregada para transmitir uma qualidade, característica ou estado. Espera-se que a resposta seja “adjetivo”.
  • Diga aos alunos que o adjetivo modifica outro elemento da frase, no caso o “eu’ que pode apresentar-se em vários estados de ânimo.
  • Lance os seguintes questionamentos: Qual empresa divulga o meme? Nos tópicos 1a e 1b, é possível identificar que o meme trata de um texto com proposta publicitária, pois, além de conter o nome da página “Cemitério Jardim da Ressurreição” ilustrada com a imagem de um trevo (1a), indicando ser de uma empresa funerária, ainda há uma logomarca em marca d’água na parte superior direita da imagem (1b). Em qual meio de comunicação foi divulgado? Nos tópicos 2a e 2b, fica evidente que o meme foi publicado numa rede social, mais especificamente no Facebook, conforme revela a logomarca (2a) e os botões de reação e compartilhamento (2b) visíveis no print do meme. Por que é possível afirmar que este meme é publicitário? A empresa funerária utilizou um tipo de meme comum nas redes sociais, o meme de escala (3a), no qual imagens são postas em sequência e numeradas para que o internauta se identifique com a situação ou expressão de forma bem-humorada, crítica ou irônica, o que é reforçado no texto da própria empresa em relação ao meme: “De acordo com a escala #cemi, complete a frase: ‘hoje eu tô só…’” (3b). Conforme esclarece o texto explicativo sobre o meme, a relação irônica com a ideia da morte é produzida ao passo que o cemitério utiliza imagens de lápides para expressar o humor no meme em questão. Explique aos alunos que a publicidade vai além do sentido tradicional de propaganda, uma vez que ela pode estar implícita em uma ação por meio do estímulo da cultura da participação, como no meme estudado. Mostre aos alunos que os elementos visuais e/ou textuais indicam o meme como tendo finalidade publicitária, uma vez que a proposta interativa estimula que o cemitério seja sempre lembrado.

Materiais Complementares:

Saiba mais sobre o meme publicitário “Cemitério Jardim da Ressurreição” e a empresa:

CEMITÉRIO Jardim da Ressurreição. Página do Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/jardimdaressurreicao>. Acesso em: 3 out. 2018.

OLIVEIRA, Jéssica. Memes na publicidade: 10 marcas que quebraram a internet. PropMark. Disponível em: <http://propmark.com.br/anunciantes/memes-na-publicidade-10-marcas-que-quebraram-a-internet >. Acesso em: 3 out. 2018.

Entenda outros memes de escala:

MELO, Alexandre de. Como você está hoje? Estes memes de escala com certeza sabem. Vírgula. Disponível em: <http://www.virgula.com.br/comportamento/como-voce-esta-hoje-em-uma-escala-de/>. Acesso em: 3 out. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos

Orientações:

  • Inicie este slide explicando que o meme publicitário pode expressar estados de humor não apenas com o uso de imagem, mas também de texto verbal, como os adjetivos.
  • Proponha a um aluno voluntário que complete a frase “A estátua está ________________” com um adjetivo. Espera-se que o aluno responda com o adjetivo “desesperada.
  • Solicite a formação de grupos de três alunos (a quantidade de equipes mudará conforme a quantidade de alunos por sala) para realização da atividade deste slide.
  • Informe às equipes que elas deverão realizar uma análise dos elementos verbais e visuais, ao responder às perguntas colocadas após as orientações.
  • Distribua entre os trios o texto sobre o meme “Chubby Bubble Girl” que inspirou o meme publicitário que está sendo analisado. Clique neste link para imprimir o texto sobre o meme “Chubby Bubble Girl”.
  • Solicite às equipes que leiam e discutam entre si o texto sobre a origem e os formatos do meme “Chubby Bubble Girl”.
  • Em seguida, distribua a folha das questões que visam analisar os elementos multissemióticos do meme projetado neste slide. Clique neste link para baixar as perguntas da atividade proposta para impressão.

Perguntas disponíveis na atividade para impressão e possíveis respostas:

  • Qual empresa é responsável pela divulgação do meme “Corre que vai dar m...” projetado no slide?

Possível resposta: Espera-se que as equipes identifiquem que a empresa responsável pela criação do meme é o Cemitério Jardim da Ressurreição.

  • Em qual meio de comunicação foi divulgado?

Possível resposta: Espera-se que as equipes identifiquem que foi numa rede social, especificamente, no Facebook.

  • Quais elementos verbais e/ou visuais indicam a empresa responsável pelo meme e o meio de comunicação em que foi divulgado?

Possível resposta: Espera-se que as equipes identifiquem que tanto a logomarca do cemitério Jardim da Ressurreição (na parte inferior direita do meme) quanto o nome da página da empresa no Facebook (na parte superior direita, ao lado do meme) são indicadores verbais e visuais (visto que a logomarca constitui de texto e imagem) da empresa responsável pelo meme. Ao identificar que o meme encontra-se na página do Facebook da empresa (informação que é reforçada pela identificação visual das caixas de comentários (na parte inferior direita, ao lado do meme), espera-se que as equipes concluam que o meme foi publicado numa rede social, logo, na internet.

  • O meme “Corre que vai dar m...” faz referência ao meme “Chubby Bubble Girl”. Quais elementos verbais e visuais comprovam essa afirmação? Ou seja, qual a relação entre a frase “Corre que vai dar m...” e a imagem do meme?

Possível resposta: A partir da leitura contextual do meme “Chubby Bubble Girl”, disponível no site Museu de Memes, espera-se que os integrantes das equipes percebam que o meme “Corre que vai dar m...” também transmite um efeito cômico pelo fato da lápide, na qual a mulher parece correr, passa a sensação de tentar escapar do pombo que foi inserido por meio de efeito de photoshop. Efeito que é reforçado pela presença da marca de sujeira, presente no ombro da lápide, assemelhando-se a fezes do animal.

  • Agora, reescreva a frase “Corre que vai dar m...”, mas que contenha um adjetivo modalizador do discurso que continue expressando desespero ou urgência como estado de humor.

Possível resposta: Espera-se que as equipes mantenham a mesma estrutura da frase, adicionando o adjetivo modalizador de discurso como: “Corre que o pombo é ligeiro!”.

Atenção, professor(a)!

Informe às equipes que a leitura sobre o meme “Chubby Bubble Girl” desse texto é essencial para uma melhor análise do meme “Corre que vai dar m...” proposto neste slide.

.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete este slide com a pergunta sobre a modalidade apreciativa no gênero meme publicitário.
  • Reserve 5 minutos da aula para que as equipes realizem as conclusões escritas em seus cadernos em torno do uso do adjetivo para expor um estado de humor no meme publicitário, bem como uma definição básica sobe esse tipo de gênero.
  • Ao final dos 5 minutos da atividade, solicite para as equipes apresentarem oralmente a conclusão que elas alcançaram em torno da importância do adjetivo para expressar um estado de humor.
  • Em seguida, proponha às equipes apresentarem oralmente a conclusão que elas alcançaram sobre o diálogo entre a linguagem verbal, com o uso do adjetivo, e não verbal, para expressar um estado de humor.
  • Por fim, peça para as equipes concluírem oralmente o que elas compreenderam como meme publicitário.

Complemento das possíveis conclusões:

O adjetivo no meme publicitário é importante expressar um estado de humor, pois...

Possível conclusão: Espera-se que as equipes concluam que os adjetivos são essenciais para transmitir estados de humor tanto positivo quanto negativo no gênero meme.

O adjetivo pode ser representado também na linguagem não verbal, como a visual, porque...

Possível conclusão: Espera-se que os alunos concluam que o adjetivo é uma forma verbal de expressar um estado de humor. Este que também pode ser representado através de imagens, transmitindo significados ou sensações semelhantes.

Podemos caracterizar o meme publicitário como…

Possível conclusão: Espera-se que as equipes definam o meme publicitário como um tipo de meme que é utilizado para fins de propaganda e marketing de uma marca, produto, empresa, instituição ou ideia, mesmo possuindo a mesma estrutura do meme produzido sem a finalidade publicitária. Sendo geralmente divulgados na internet e nas redes sociais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, material escolar básico e atividades impressas.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode não assimilar os aspectos visuais como um elemento de persuasão não verbal. Os alunos podem não compreender com facilidade as modalidades apreciativas que demonstram a apreciação ideológica sobre o posicionamento implícito ou assumido.

Referências sobre o assunto:

CEMITÉRIO Jardim da Ressurreição. Página do Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/jardimdaressurreicao>. Acesso em 3 out. 2018.

CEMITÉRIO Jardim da Ressurreição. Página do Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/jardimdaressurreicao/photos/a.586323488130934/1826324167464187/?type=3&theater>. Acesso em: 3 out. 2018.

MELO, Alexandre de. Como você está hoje? Estes memes de escala com certeza sabem. Vírgula. Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2018.

JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Academia. Disponível em: < http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.

O PODER dos memes na publicidade. ID O Povo. Disponível em: <http://blogs.opovo.com.br/id/2015/06/01/o-poder-dos-memes-na-publicidade/>. Acesso em: 3 out. 2018.

OLIVEIRA, Jéssica. Memes na publicidade: 10 marcas que quebraram a internet. PropMark. Disponível em: <http://propmark.com.br/anunciantes/memes-na-publicidade-10-marcas-que-quebraram-a-internet>. Acesso em: 3 out. 2018.

PACHECO, Mariana Do Carmo. "O que são modalizadores discursivos?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-sao-modalizadores-discursivos.htm>. Acesso em: 30 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem que há memes que são utilizados para divulgar marcas, peça para citarem um exemplo, pergunte se eles acreditam que essa é uma boa forma de divulgar um produto. Informe que nesta aula será trabalhado um meme que faz propaganda de um cemitério. Peça para que eles levantem hipóteses de como isso poderia ser feito. Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para a turma e leia o texto logo acima da imagem: “O Cemitério Jardim da Ressurreição, apelidado nas redes sociais carinhosamente de Cemi, é uma das empresas que mais sabe utilizar memes e trending topics em seus posts. Em 2016, a empresa usou lápides para perguntar como os seguidores estavam naquele momento...” (OLIVEIRA, 2018).
  • Leia a frase abaixo da imagem: “De acordo com a escala #cemi, complete a frase: “hoje eu tô só…” e peça aos alunos para completarem a frase. Solicite a participação voluntária de 9 alunos (um aluno para cada escala) para completar, oralmente e de forma espontânea, a frase, substituindo a imagem de 1 a 9 por uma palavra que a represente.
  • Espera-se que os alunos respondam de acordo com as escalas/expressões: 1. Pensativo; 2. Triste; 3. Decepcionado; 4. Preocupado; 5. Assustado; 6. Atento; 7. Derrotado; 8. Distraído; 9. Alegre.
  • Questione: O que essas palavras usualmente indicam? Espera-se que os alunos respondam que tais palavras transmitem um atributo, um estado de ânimo.
  • Questione aos alunos se eles sabem qual classe de palavra é usualmente empregada para transmitir uma qualidade, característica ou estado. Espera-se que a resposta seja “adjetivo”.
  • Diga aos alunos que o adjetivo modifica outro elemento da frase, no caso o “eu’ que pode apresentar-se em vários estados de ânimo.
  • Lance os seguintes questionamentos: Qual empresa divulga o meme? Nos tópicos 1a e 1b, é possível identificar que o meme trata de um texto com proposta publicitária, pois, além de conter o nome da página “Cemitério Jardim da Ressurreição” ilustrada com a imagem de um trevo (1a), indicando ser de uma empresa funerária, ainda há uma logomarca em marca d’água na parte superior direita da imagem (1b). Em qual meio de comunicação foi divulgado? Nos tópicos 2a e 2b, fica evidente que o meme foi publicado numa rede social, mais especificamente no Facebook, conforme revela a logomarca (2a) e os botões de reação e compartilhamento (2b) visíveis no print do meme. Por que é possível afirmar que este meme é publicitário? A empresa funerária utilizou um tipo de meme comum nas redes sociais, o meme de escala (3a), no qual imagens são postas em sequência e numeradas para que o internauta se identifique com a situação ou expressão de forma bem-humorada, crítica ou irônica, o que é reforçado no texto da própria empresa em relação ao meme: “De acordo com a escala #cemi, complete a frase: ‘hoje eu tô só…’” (3b). Conforme esclarece o texto explicativo sobre o meme, a relação irônica com a ideia da morte é produzida ao passo que o cemitério utiliza imagens de lápides para expressar o humor no meme em questão. Explique aos alunos que a publicidade vai além do sentido tradicional de propaganda, uma vez que ela pode estar implícita em uma ação por meio do estímulo da cultura da participação, como no meme estudado. Mostre aos alunos que os elementos visuais e/ou textuais indicam o meme como tendo finalidade publicitária, uma vez que a proposta interativa estimula que o cemitério seja sempre lembrado.

Materiais Complementares:

Saiba mais sobre o meme publicitário “Cemitério Jardim da Ressurreição” e a empresa:

CEMITÉRIO Jardim da Ressurreição. Página do Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/jardimdaressurreicao>. Acesso em: 3 out. 2018.

OLIVEIRA, Jéssica. Memes na publicidade: 10 marcas que quebraram a internet. PropMark. Disponível em: <http://propmark.com.br/anunciantes/memes-na-publicidade-10-marcas-que-quebraram-a-internet >. Acesso em: 3 out. 2018.

Entenda outros memes de escala:

MELO, Alexandre de. Como você está hoje? Estes memes de escala com certeza sabem. Vírgula. Disponível em: <http://www.virgula.com.br/comportamento/como-voce-esta-hoje-em-uma-escala-de/>. Acesso em: 3 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos

Orientações:

  • Inicie este slide explicando que o meme publicitário pode expressar estados de humor não apenas com o uso de imagem, mas também de texto verbal, como os adjetivos.
  • Proponha a um aluno voluntário que complete a frase “A estátua está ________________” com um adjetivo. Espera-se que o aluno responda com o adjetivo “desesperada.
  • Solicite a formação de grupos de três alunos (a quantidade de equipes mudará conforme a quantidade de alunos por sala) para realização da atividade deste slide.
  • Informe às equipes que elas deverão realizar uma análise dos elementos verbais e visuais, ao responder às perguntas colocadas após as orientações.
  • Distribua entre os trios o texto sobre o meme “Chubby Bubble Girl” que inspirou o meme publicitário que está sendo analisado. Clique neste link para imprimir o texto sobre o meme “Chubby Bubble Girl”.
  • Solicite às equipes que leiam e discutam entre si o texto sobre a origem e os formatos do meme “Chubby Bubble Girl”.
  • Em seguida, distribua a folha das questões que visam analisar os elementos multissemióticos do meme projetado neste slide. Clique neste link para baixar as perguntas da atividade proposta para impressão.

Perguntas disponíveis na atividade para impressão e possíveis respostas:

  • Qual empresa é responsável pela divulgação do meme “Corre que vai dar m...” projetado no slide?

Possível resposta: Espera-se que as equipes identifiquem que a empresa responsável pela criação do meme é o Cemitério Jardim da Ressurreição.

  • Em qual meio de comunicação foi divulgado?

Possível resposta: Espera-se que as equipes identifiquem que foi numa rede social, especificamente, no Facebook.

  • Quais elementos verbais e/ou visuais indicam a empresa responsável pelo meme e o meio de comunicação em que foi divulgado?

Possível resposta: Espera-se que as equipes identifiquem que tanto a logomarca do cemitério Jardim da Ressurreição (na parte inferior direita do meme) quanto o nome da página da empresa no Facebook (na parte superior direita, ao lado do meme) são indicadores verbais e visuais (visto que a logomarca constitui de texto e imagem) da empresa responsável pelo meme. Ao identificar que o meme encontra-se na página do Facebook da empresa (informação que é reforçada pela identificação visual das caixas de comentários (na parte inferior direita, ao lado do meme), espera-se que as equipes concluam que o meme foi publicado numa rede social, logo, na internet.

  • O meme “Corre que vai dar m...” faz referência ao meme “Chubby Bubble Girl”. Quais elementos verbais e visuais comprovam essa afirmação? Ou seja, qual a relação entre a frase “Corre que vai dar m...” e a imagem do meme?

Possível resposta: A partir da leitura contextual do meme “Chubby Bubble Girl”, disponível no site Museu de Memes, espera-se que os integrantes das equipes percebam que o meme “Corre que vai dar m...” também transmite um efeito cômico pelo fato da lápide, na qual a mulher parece correr, passa a sensação de tentar escapar do pombo que foi inserido por meio de efeito de photoshop. Efeito que é reforçado pela presença da marca de sujeira, presente no ombro da lápide, assemelhando-se a fezes do animal.

  • Agora, reescreva a frase “Corre que vai dar m...”, mas que contenha um adjetivo modalizador do discurso que continue expressando desespero ou urgência como estado de humor.

Possível resposta: Espera-se que as equipes mantenham a mesma estrutura da frase, adicionando o adjetivo modalizador de discurso como: “Corre que o pombo é ligeiro!”.

Atenção, professor(a)!

Informe às equipes que a leitura sobre o meme “Chubby Bubble Girl” desse texto é essencial para uma melhor análise do meme “Corre que vai dar m...” proposto neste slide.

.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete este slide com a pergunta sobre a modalidade apreciativa no gênero meme publicitário.
  • Reserve 5 minutos da aula para que as equipes realizem as conclusões escritas em seus cadernos em torno do uso do adjetivo para expor um estado de humor no meme publicitário, bem como uma definição básica sobe esse tipo de gênero.
  • Ao final dos 5 minutos da atividade, solicite para as equipes apresentarem oralmente a conclusão que elas alcançaram em torno da importância do adjetivo para expressar um estado de humor.
  • Em seguida, proponha às equipes apresentarem oralmente a conclusão que elas alcançaram sobre o diálogo entre a linguagem verbal, com o uso do adjetivo, e não verbal, para expressar um estado de humor.
  • Por fim, peça para as equipes concluírem oralmente o que elas compreenderam como meme publicitário.

Complemento das possíveis conclusões:

O adjetivo no meme publicitário é importante expressar um estado de humor, pois...

Possível conclusão: Espera-se que as equipes concluam que os adjetivos são essenciais para transmitir estados de humor tanto positivo quanto negativo no gênero meme.

O adjetivo pode ser representado também na linguagem não verbal, como a visual, porque...

Possível conclusão: Espera-se que os alunos concluam que o adjetivo é uma forma verbal de expressar um estado de humor. Este que também pode ser representado através de imagens, transmitindo significados ou sensações semelhantes.

Podemos caracterizar o meme publicitário como…

Possível conclusão: Espera-se que as equipes definam o meme publicitário como um tipo de meme que é utilizado para fins de propaganda e marketing de uma marca, produto, empresa, instituição ou ideia, mesmo possuindo a mesma estrutura do meme produzido sem a finalidade publicitária. Sendo geralmente divulgados na internet e nas redes sociais.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano