Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Método Cornell (tutorial disponível aqui).
Tema
A partir dos estudos feitos nas aulas anteriores, pergunte aos alunos, pelo WhatsApp, o que eles entendem por personificação. Peça um exemplo de personificação comum no cotidiano deles. Eles podem mencionar, por exemplo, quando pessoas passam a tratar os animais domésticos como outras pessoas, ao vesti-los ou realizar festas de aniversário idênticas a dos seres humanos. Diga à turma que nesta aula será estudado como o humor e a ironia no meme são muitas vezes construídos por meio da personificação.
Introdução
Apresente o slide desta etapa (veja no plano original) para a turma e faça os seguintes questionamentos: o texto em primeira pessoa (“tô comendo”) refere-se à fala de qual personagem na foto? Quais elementos verbais indicam o comportamento humano do gato (chame a atenção para o balão de fala)? Quais elementos não verbais indicam o comportamento humano no gato (chame a atenção para o gato que parece gesticular a pata)? Explique aos alunos que a prosopopeia/personificação ocorre pela “atribuição de ações, qualidades ou sentimentos humanos a seres inanimados ou irracionais”. Assim sendo, de que modo a personificação se constrói no meme do “Gato Entrevistado”? Esclareça que o meme desse slide ilustra a definição em torno da personificação. Aponte que a personificação no meme do “Gato Entrevistado” ocorre através de um elemento verbal e outro não verbal, ou de um recurso linguístico e outro semiótico. Materiais complementares: “Gato Entrevistado” no Museu de Memes, disponível aqui.
Desenvolvimento
Proponha aos alunos que formem 4 grupos para uma atividade lúdico-crítica. Explique aos grupos que cada equipe tem a missão de analisar um meme que será encaminhado pelo grupo da turma no WhatsApp. Justifique que os integrantes das equipes serão “críticos de meme”; para tanto, devem analisar, isto é, responder por meio de discussão oral, os pontos projetados no slide a respeito do meme correspondente ao grupo. São eles: que comportamento humano é ironizado? Qual animal é personificado? O meme perderá a sua característica irônica e humorística se as figuras dos animais personificados forem trocadas por seres humanos? Por quê? De 1 a 5 estrelas: quantas estrelas o meme analisado merece em relação ao humor construído através da personificação? Explique que os quatro pontos projetados neste slide (veja no plano original) serão como perguntas-guias para que os alunos interpretem os aspectos linguísticos e semióticos dos memes expostos. Disponibilize 30 minutos para esta atividade. Materiais complementares: Meme Chihuahua Clifford (Equipe 1, disponível aqui); Meme Suricate Seboso – Sexta-feira (Equipe 2, disponível aqui); Meme Bode Gaiato – Caminhada (Equipe 3, disponível aqui); Meme Suricate Seboso – Estações do ano (Equipe 4, disponível aqui). As possíveis respostas estão disponíveis aqui. Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar para a turma, sequencialmente, suas conclusões a respeito dos questionamentos apresentados.
Observação: em aulas remotas, é possível ainda trabalhar em grupos, desde que você oriente os alunos a criarem subgrupos no WhatsApp e a se comunicarem mutuamente, por meio de chamadas de vídeo, áudio e até mensagens.
Fechamento
Lance, pelo WhatsApp, os seguintes questionamentos:
a) Qual é a importância da personificação em um meme? )Espera-se que os alunos percebam que os seres personificados são essenciais para a construção cômica dos memes abordados.)
b) O que, pela leitura dos memes, é possível inferir sobre os seres humanos? (Os memes geralmente criticam o comportamento humano por meio do humor. Esse comportamento está associado à preguiça, ao hábito de reclamar, à procrastinação, hábitos que, pela generalização dada pelo meme, estariam associados a todos os humanos.)
c) Pelo fato de o meme ser engraçado, você diria que ele tem por objetivo divertir ou levar à reflexão? (Espera-se que os alunos percebam que o meme leva a refletir divertindo. Ao se reconhecer na representação feita, o leitor acaba por pensar no seu próprio comportamento. Isso, entretanto, não significa que o meme leve o indivíduo a uma mudança de atitude.)
Solicite que respondam aos questionamentos em seus cadernos. Finalize concluindo que em todos os memes analisados pelas equipes foi possível compreender a importância do papel humorístico da personificação, também conhecida como prosopopeia, para criticar, de forma positiva ou negativa, o comportamento humano. Proponha que resumam suas impressões sobre esta aula utilizando-se do Método Cornell (veja em Recursos Opcionais). Socialize algumas fotos dos resumos de alguns alunos no grupo da turma.
Convite às famílias
Você pode sugerir aos alunos que apresentem o mundo dos memes a seus familiares e que expliquem a eles como se dá a personificação. Sabemos que, quanto mais ensinamos, mais aprendemos, como confirma a pirâmide de William Glasser.
Sugestão Enviada Por: Michele Batista
Código: LPO8_08SQA04
(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
AULA 08
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes