15736
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A personificação como figura irônica no gênero meme

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre os efeitos de sentido do uso da personificação enquanto figura de linguagem central para produção da ironia no gênero meme.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia, Débora Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcional: Método Cornell (tutorial disponível aqui).

Tema
A partir dos estudos feitos nas aulas anteriores, pergunte aos alunos, pelo WhatsApp, o que eles entendem por personificação. Peça um exemplo de personificação comum no cotidiano deles. Eles podem mencionar, por exemplo, quando pessoas passam a tratar os animais domésticos como outras pessoas, ao vesti-los ou realizar festas de aniversário idênticas a dos seres humanos. Diga à turma que nesta aula será estudado como o humor e a ironia no meme são muitas vezes construídos por meio da personificação.

Introdução
Apresente o slide desta etapa (veja no plano original) para a turma e faça os seguintes questionamentos: o texto em primeira pessoa (“tô comendo”) refere-se à fala de qual personagem na foto? Quais elementos verbais indicam o comportamento humano do gato (chame a atenção para o balão de fala)? Quais elementos não verbais indicam o comportamento humano no gato (chame a atenção para o gato que parece gesticular a pata)? Explique aos alunos que a prosopopeia/personificação ocorre pela “atribuição de ações, qualidades ou sentimentos humanos a seres inanimados ou irracionais”. Assim sendo, de que modo a personificação se constrói no meme do “Gato Entrevistado”? Esclareça que o meme desse slide ilustra a definição em torno da personificação. Aponte que a personificação no meme do “Gato Entrevistado” ocorre através de um elemento verbal e outro não verbal, ou de um recurso linguístico e outro semiótico. Materiais complementares: “Gato Entrevistado” no Museu de Memes, disponível aqui.

Desenvolvimento
Proponha aos alunos que formem 4 grupos para uma atividade lúdico-crítica. Explique aos grupos que cada equipe tem a missão de analisar um meme que será encaminhado pelo grupo da turma no WhatsApp. Justifique que os integrantes das equipes serão “críticos de meme”; para tanto, devem analisar, isto é, responder por meio de discussão oral, os pontos projetados no slide a respeito do meme correspondente ao grupo. São eles: que comportamento humano é ironizado? Qual animal é personificado? O meme perderá a sua característica irônica e humorística se as figuras dos animais personificados forem trocadas por seres humanos? Por quê? De 1 a 5 estrelas: quantas estrelas o meme analisado merece em relação ao humor construído através da personificação? Explique que os quatro pontos projetados neste slide (veja no plano original) serão como perguntas-guias para que os alunos interpretem os aspectos linguísticos e semióticos dos memes expostos. Disponibilize 30 minutos para esta atividade. Materiais complementares: Meme Chihuahua Clifford (Equipe 1, disponível aqui); Meme Suricate Seboso – Sexta-feira (Equipe 2, disponível aqui); Meme Bode Gaiato  Caminhada (Equipe 3, disponível aqui); Meme Suricate Seboso  Estações do ano (Equipe 4, disponível aqui). As possíveis respostas estão disponíveis aqui. Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar para a turma, sequencialmente, suas conclusões a respeito dos questionamentos apresentados.
Observação: em aulas remotas, é possível ainda trabalhar em grupos, desde que você oriente os alunos a criarem subgrupos no WhatsApp e a se comunicarem mutuamente, por meio de chamadas de vídeo, áudio e até mensagens.

Fechamento
Lance, pelo WhatsApp, os seguintes questionamentos:
a) Qual é a importância da personificação em um meme? )Espera-se que os alunos percebam que os seres personificados são essenciais para a construção cômica dos memes abordados.)
b) O que, pela leitura dos memes, é possível inferir sobre os seres humanos? (Os memes geralmente criticam o comportamento humano por meio do humor. Esse comportamento está associado à preguiça, ao hábito de reclamar, à procrastinação, hábitos que, pela generalização dada pelo meme, estariam associados a todos os humanos.)
c) Pelo fato de o meme ser engraçado, você diria que ele tem por objetivo divertir ou levar à reflexão? (Espera-se que os alunos percebam que o meme leva a refletir divertindo. Ao se reconhecer na representação feita, o leitor acaba por pensar no seu próprio comportamento. Isso, entretanto, não significa que o meme leve o indivíduo a uma mudança de atitude.)
Solicite que respondam aos questionamentos em seus cadernos. Finalize concluindo que em todos os memes analisados pelas equipes foi possível compreender a importância do papel humorístico da personificação, também conhecida como prosopopeia, para criticar, de forma positiva ou negativa, o comportamento humano. Proponha que resumam suas impressões sobre esta aula utilizando-se do Método Cornell (veja em Recursos Opcionais). Socialize algumas fotos dos resumos de alguns alunos no grupo da turma.

Convite às famílias
Você pode sugerir aos alunos que apresentem o mundo dos memes a seus familiares e que expliquem a eles como se dá a personificação. Sabemos que, quanto mais ensinamos, mais aprendemos, como confirma a pirâmide de William Glasser.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_08SQA04

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas