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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A presença e ausência de rima no haicai

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A presença e ausência de rima no haicai

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni 
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A presença e ausência de rima no haicai

Finalidade da aula: Diferenciar os haicais clássicos das suas variações quanto ao não uso e uso de rima, respectivamente, apontando que a rima pode ser um recurso expressivo para a construção de ritmo e sonoridade

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Haicai

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos/figuras de linguagem.

Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54

Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  


Código: LPO9_03SQA08

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.


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