Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Apresentando proposta oral
Finalidade da aula: Expor problema e propor solução através de uma apresentação de proposta oral com a finalidade de posicionar-se de maneira consistente e fundamentada.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Petição on-line / Apresentação de propostas orais
Objeto(s) do conhecimento: Escuta. Apreender o sentido geral dos textos. Apreciação e réplica. Produção/ Proposta / Discussão oral / Registro.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP22, EF69LP25, EF69LP26
Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO9_06SQA12
(EF89LP22) Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar.
(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.
(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes