15730
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Apresentando proposta oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Apresentando proposta oral

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Celulares com câmera. Também será necessário que os alunos façam uma pesquisa prévia sobre os problemas da cidade onde moram e busquem soluções para esses problemas com base em medidas adotadas em outras cidades.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo. O gênero apresentação de propostas orais tem como suporte a voz humana e é realizado, como o nome já diz, oralmente; mesmo que possa ter uma versão escrita.

Dificuldades antecipadas: Falar em público.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Nesta aula, os alunos irão construir, preparar e avaliar apresentação de proposta oral. Conte aos alunos o que será feito. Bom trabalho!

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete o questionamento deste slide.
  • Forme duplas para discutir o questionamento deste slide para otimizar o tempo da aula. Sugiro o tempo de 2 minutos para essa discussão.
  • Peça que os alunos socializem o que foi discutido com a turma. Para esse momento, sugiro o tempo de 3 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

  • Projete o comando deste slide.
  • Sugiro o tempo de 10 minutos para os alunos prepararem a apresentação.
  • Em seguida, peça para os alunos apresentarem o que foi produzido. Para cada apresentação, sugiro o tempo de cinco minutos.
  • Quando os alunos estiverem apresentando, grave a apresentação com o celular. É aconselhável que haja um celular por grupo, pois facilitará a atividade seguinte.
  • Após as apresentações, os alunos farão uma autoavaliação da apresentação que fizeram com base nos critérios que estão no slide

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

  • Projete os critérios de avaliação que estão neste slide para orientar a autoavaliação dos alunos.
  • Essa autoavaliação deve ser discutida entre os membros do grupo. Para essa atividade, sugiro o tempo de 3 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite que um aluno de cada grupo partilhe com a turma a autoavaliação.
  • Faça as ponderações que julgar pertinentes, relembrando para os alunos a importância de alguns elementos fundamentais desse gênero: organização das ideias, clareza, exploração dos argumentos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Celulares com câmera. Também será necessário que os alunos façam uma pesquisa prévia sobre os problemas da cidade onde moram e busquem soluções para esses problemas com base em medidas adotadas em outras cidades.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo. O gênero apresentação de propostas orais tem como suporte a voz humana e é realizado, como o nome já diz, oralmente; mesmo que possa ter uma versão escrita.

Dificuldades antecipadas: Falar em público.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Nesta aula, os alunos irão construir, preparar e avaliar apresentação de proposta oral. Conte aos alunos o que será feito. Bom trabalho!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete o questionamento deste slide.
  • Forme duplas para discutir o questionamento deste slide para otimizar o tempo da aula. Sugiro o tempo de 2 minutos para essa discussão.
  • Peça que os alunos socializem o que foi discutido com a turma. Para esse momento, sugiro o tempo de 3 minutos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

  • Projete o comando deste slide.
  • Sugiro o tempo de 10 minutos para os alunos prepararem a apresentação.
  • Em seguida, peça para os alunos apresentarem o que foi produzido. Para cada apresentação, sugiro o tempo de cinco minutos.
  • Quando os alunos estiverem apresentando, grave a apresentação com o celular. É aconselhável que haja um celular por grupo, pois facilitará a atividade seguinte.
  • Após as apresentações, os alunos farão uma autoavaliação da apresentação que fizeram com base nos critérios que estão no slide

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

  • Projete os critérios de avaliação que estão neste slide para orientar a autoavaliação dos alunos.
  • Essa autoavaliação deve ser discutida entre os membros do grupo. Para essa atividade, sugiro o tempo de 3 minutos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite que um aluno de cada grupo partilhe com a turma a autoavaliação.
  • Faça as ponderações que julgar pertinentes, relembrando para os alunos a importância de alguns elementos fundamentais desse gênero: organização das ideias, clareza, exploração dos argumentos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP22 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP26 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano