15728
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Identificando problemas e encontrando soluções

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Identificando problemas e encontrando soluções

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Envie aos alunos, por meio de áudio, as questões referentes ao slide Introdução, perguntando quais os principais problemas enfrentados por eles em suas cidades. Em seguida, oriente os alunos a enviarem (por áudio, se possível) as suas respostas iniciais para o WhatsApp da turma, iniciando uma rápida discussão.

Desenvolvimento
Em um áudio, oriente que os alunos se organizem em grupos de até 4 integrantes, formando, entre eles, um grupo de WhatsApp no qual eles poderão interagir durante a aula. Peça que os grupos, por meio de uma pesquisa na internet, procurem por problemas da cidade onde moram e pensem em alternativas para solucioná-los (também podem procurar por medidas adotadas em outros lugares que apresentaram o mesmo problema), enviando as suas pesquisas aos colegas do grupo. Assim, depois disso, oriente que os grupos escolham apenas um problema de todos os que foram pesquisados e montem um planejamento de apresentação para a pesquisa que fizeram no momento anterior, com base nas dicas do segundo e terceiro slides de Desenvolvimento. Se puder, peça que os grupos combinem um momento síncrono entre eles, via Zoom ou Google Meet, para que possam organizar a apresentação em conjunto.

Fechamento
Para fechar a aula, em um áudio, leia critérios para avaliação do planejamento que fizeram na aula, disponível no slide Fechamento (envie os critérios por escrito em cada grupo). Depois disso, peça aos alunos para revisarem o que planejaram de acordo com esses critérios. Solicite também que um aluno de cada grupo socialize a avaliação que fizeram do que foi planejado, enviando um áudio a todos da turma.

Convite às famílias
A família pode participar produtivamente das atividades desenvolvidas em sala, auxiliando as crianças durante o processo investigativo a respeito de como o deputado se expressa no vídeo (sem gírias, de modo formal etc.).

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_06SQA11

(EF89LP22) Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar.

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas