15728
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Identificando problemas e encontrando soluções

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Identificando problemas e encontrando soluções

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Jornais locais (televisivos ou impressos), computadores ou celulares com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo. O gênero apresentação de propostas orais tem como suporte a voz humana e é realizado, como o nome já diz, oralmente; mesmo que possa ter uma versão escrita.

Dificuldades antecipadas: Organizar a apresentação.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Esta aula está dividida em três momentos. No primeiro, há um questionamento para motivar a identificação de problemas vivenciados pelos alunos na cidade onde moram. No segundo, os alunos deverão fazer uma pesquisa em jornais locais impressos, televisivos ou até mesmo em sites de jornais locais. A partir dessa pesquisa eles deverão apresentar o problema identificado e propor soluções. No terceiro, você fará apontamentos sobre a apresentação dos alunos. A partir desse resumo você pode contar aos alunos o que será feito nesta aula. Bom trabalho!

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete o questionamento deste slide. Você pode também questionar os alunos oralmente.
  • Anote no quadro as respostas do alunos, fazendo tópicos dos problemas levantados.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos para otimizar o tempo da aula e estimular o trabalho em equipe. O número de grupos dependerá do número de alunos que você tiver em sala.
  • Nesse momento da aula, entregue jornais locais impressos e/ou você pode permitir o uso de celulares para pesquisa. Você pode ainda levar os alunos a um laboratório de informática caso a sua escola disponha deste recurso.
  • Peça aos alunos que procurem problemas da cidade onde moram e pensem em alternativas para solucioná-los. Também podem procurar por medidas adotadas em outros lugares que apresentaram o mesmo problema.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Projete ou imprima as dicas disponíveis neste slide.
  • Peça aos alunos que montem uma apresentação para a pesquisa que fizeram no momento anterior com base nas dicas deste slide.

Materiais complementares:

Para imprimir as dicas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou imprima as dicas disponíveis neste slide.
  • Peça aos alunos que montem uma apresentação para a pesquisa que fizeram no momento anterior com base nas dicas deste slide.

Materiais complementares:

Para imprimir as dicas, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete os critérios para avaliação do planejamento que estão neste slide.
  • Peça aos alunos para revisarem o que planejaram de acordo com esses critérios. Sugiro o tempo de três minutos para essa atividade.
  • Solicite que um aluno do grupo socialize a avaliação que fizeram do que foi planejado. Sugiro o tempo de 5 minutos para a socialização.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Jornais locais (televisivos ou impressos), computadores ou celulares com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo. O gênero apresentação de propostas orais tem como suporte a voz humana e é realizado, como o nome já diz, oralmente; mesmo que possa ter uma versão escrita.

Dificuldades antecipadas: Organizar a apresentação.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Esta aula está dividida em três momentos. No primeiro, há um questionamento para motivar a identificação de problemas vivenciados pelos alunos na cidade onde moram. No segundo, os alunos deverão fazer uma pesquisa em jornais locais impressos, televisivos ou até mesmo em sites de jornais locais. A partir dessa pesquisa eles deverão apresentar o problema identificado e propor soluções. No terceiro, você fará apontamentos sobre a apresentação dos alunos. A partir desse resumo você pode contar aos alunos o que será feito nesta aula. Bom trabalho!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete o questionamento deste slide. Você pode também questionar os alunos oralmente.
  • Anote no quadro as respostas do alunos, fazendo tópicos dos problemas levantados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos para otimizar o tempo da aula e estimular o trabalho em equipe. O número de grupos dependerá do número de alunos que você tiver em sala.
  • Nesse momento da aula, entregue jornais locais impressos e/ou você pode permitir o uso de celulares para pesquisa. Você pode ainda levar os alunos a um laboratório de informática caso a sua escola disponha deste recurso.
  • Peça aos alunos que procurem problemas da cidade onde moram e pensem em alternativas para solucioná-los. Também podem procurar por medidas adotadas em outros lugares que apresentaram o mesmo problema.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Projete ou imprima as dicas disponíveis neste slide.
  • Peça aos alunos que montem uma apresentação para a pesquisa que fizeram no momento anterior com base nas dicas deste slide.

Materiais complementares:

Para imprimir as dicas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou imprima as dicas disponíveis neste slide.
  • Peça aos alunos que montem uma apresentação para a pesquisa que fizeram no momento anterior com base nas dicas deste slide.

Materiais complementares:

Para imprimir as dicas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete os critérios para avaliação do planejamento que estão neste slide.
  • Peça aos alunos para revisarem o que planejaram de acordo com esses critérios. Sugiro o tempo de três minutos para essa atividade.
  • Solicite que um aluno do grupo socialize a avaliação que fizeram do que foi planejado. Sugiro o tempo de 5 minutos para a socialização.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP22 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP26 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano