Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula (produção oral), é importante a execução do plano de aula 11 (de planejamento) desta sequência de atividades.
Introdução
Envie aos alunos as instruções do slide Introdução (você pode disponibilizá-las por meio de um grupo WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). Por meio de um áudio ou vídeo, reforçe as regras da apresentação oral.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que, em vez de se apresentarem de forma síncrona, gravem em casa as suas apresentações produzindo vídeos de, no máximo, 10 minutos (a gravação pode ser um elemento facilitador, embora não seja usual nas apresentações orais, já que os alunos podem trabalhar de forma assíncrona). Peça que os grupos enviem as suas produções gravadas para o WhatsApp da turma, e oriente que todos assistam às apresentações e, para cada grupo, preencham uma ficha de avaliação (disponível em materiais complementares) para analisar a entonação, a fala, a organização dos tópicos etc. Por outro lado, se for possível e se a presença dos alunos for 100% garantida, faça as apresentações orais de forma síncrona, pelo Zoom ou Google Meet, e siga fielmente as orientações do plano de aula. Por fim, peça que os alunos apresentem as suas avaliações a cada grupo, para que eles tenham uma devolutiva do que foi exposto.
Fechamento
Para fechar, solicite que os alunos anotem no caderno o que foi pontuado como positivo e negativo nas suas apresentações, bem como as sugestões deixadas pelos colegas.
Convite às famílias
A família pode assistir às apresentações orais, apreciando o trabalho dos alunos e avaliando a exposição de acordo com os critérios estabelecidos durante a aula.