15727
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - A apresentação oral científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A apresentação oral científica

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Caso você não esteja utilizando esse plano em sequência, é importante que os estudantes tenham feito uma pesquisa para que possam desenvolver a oratória nessa aula.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Não selecionar de forma produtiva os elementos pertinentes à apresentação oral.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Para introduzir esta aula prática, enfatize para a turma a importância de uma apresentação oral ser clara e objetiva, oportunizado à plateia a compreensão mais ampla de um tema a partir de seus diversos recursos possíveis.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Para esta aula, será necessário retomar as atividades planejadas na aula anterior, a de número 11, em virtude de todo o planejamento já elaborado junto à turma acerca de uma pesquisa para posterior apresentação oral;
  • Leia atentamente com os alunos as instruções do slide, e caso não seja possível projetar, escreva no quadro;
  • Peça para que as equipes em apresentação controlem seu tempo para que as duas equipes possam se apresentar.
  • Tenha previsto uma pesquisa de caráter científico para esta aula, assim os alunos trarão o resultado dessa pesquisa e poderão apresentar suas exposições para a turma.

.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Após os 10 minutos máximos de apresentação, a equipe de análise deve fazer suas considerações. Sugerimos que seja utilizada a tabela em Materiais complementares para que os alunos tenham uma orientação mais clara do que deve ser observado;
  • Incentive os alunos a explorar tanto os aspectos positivos quanto aqueles em que houve alguma deficiência na apresentação;
  • Nesse último caso, solicite que a equipe sempre dê alguma sugestão para que a outra possa melhorar e buscar melhores apresentações.
  • Somados os dois tempos de 10 minutos de apresentação e os 5 minutos de análise de cada equipe, serão 30 minutos. Os 3 minutos restantes destinados a esta etapa da aula devem ser utilizados para ajustes e trocas entre as equipes.

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar a tabela modelo de análise das apresentações. Caso necessário, faça as modificações que melhor atendam às perspectivas da turma.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Os alunos da turma devem anotar no caderno o que foi pontuado como positivo e negativo nas apresentações, bem como as sugestões apontadas pelas equipes de análise.
  • Lembre aos alunos que as demais equipes a apresentar e analisar devem ficar atentas às anotações para que cada vez mais sejam potencializadas as apresentações da turma.
  • Relembre com eles o que foi dito, escreva no quadro e peça que copiem.
  • Com a ajuda deles, liste os pontos expostos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Caso você não esteja utilizando esse plano em sequência, é importante que os estudantes tenham feito uma pesquisa para que possam desenvolver a oratória nessa aula.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Não selecionar de forma produtiva os elementos pertinentes à apresentação oral.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Para introduzir esta aula prática, enfatize para a turma a importância de uma apresentação oral ser clara e objetiva, oportunizado à plateia a compreensão mais ampla de um tema a partir de seus diversos recursos possíveis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Para esta aula, será necessário retomar as atividades planejadas na aula anterior, a de número 11, em virtude de todo o planejamento já elaborado junto à turma acerca de uma pesquisa para posterior apresentação oral;
  • Leia atentamente com os alunos as instruções do slide, e caso não seja possível projetar, escreva no quadro;
  • Peça para que as equipes em apresentação controlem seu tempo para que as duas equipes possam se apresentar.
  • Tenha previsto uma pesquisa de caráter científico para esta aula, assim os alunos trarão o resultado dessa pesquisa e poderão apresentar suas exposições para a turma.

.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Após os 10 minutos máximos de apresentação, a equipe de análise deve fazer suas considerações. Sugerimos que seja utilizada a tabela em Materiais complementares para que os alunos tenham uma orientação mais clara do que deve ser observado;
  • Incentive os alunos a explorar tanto os aspectos positivos quanto aqueles em que houve alguma deficiência na apresentação;
  • Nesse último caso, solicite que a equipe sempre dê alguma sugestão para que a outra possa melhorar e buscar melhores apresentações.
  • Somados os dois tempos de 10 minutos de apresentação e os 5 minutos de análise de cada equipe, serão 30 minutos. Os 3 minutos restantes destinados a esta etapa da aula devem ser utilizados para ajustes e trocas entre as equipes.

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar a tabela modelo de análise das apresentações. Caso necessário, faça as modificações que melhor atendam às perspectivas da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Os alunos da turma devem anotar no caderno o que foi pontuado como positivo e negativo nas apresentações, bem como as sugestões apontadas pelas equipes de análise.
  • Lembre aos alunos que as demais equipes a apresentar e analisar devem ficar atentas às anotações para que cada vez mais sejam potencializadas as apresentações da turma.
  • Relembre com eles o que foi dito, escreva no quadro e peça que copiem.
  • Com a ajuda deles, liste os pontos expostos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP38 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano