Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.
Caso você não esteja utilizando esse plano em sequência, é importante que os estudantes tenham feito uma pesquisa para que possam desenvolver a oratória nessa aula.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Não selecionar de forma produtiva os elementos pertinentes à apresentação oral.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Para introduzir esta aula prática, enfatize para a turma a importância de uma apresentação oral ser clara e objetiva, oportunizado à plateia a compreensão mais ampla de um tema a partir de seus diversos recursos possíveis.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Para esta aula, será necessário retomar as atividades planejadas na aula anterior, a de número 11, em virtude de todo o planejamento já elaborado junto à turma acerca de uma pesquisa para posterior apresentação oral;
- Leia atentamente com os alunos as instruções do slide, e caso não seja possível projetar, escreva no quadro;
- Peça para que as equipes em apresentação controlem seu tempo para que as duas equipes possam se apresentar.
- Tenha previsto uma pesquisa de caráter científico para esta aula, assim os alunos trarão o resultado dessa pesquisa e poderão apresentar suas exposições para a turma.
.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
- Após os 10 minutos máximos de apresentação, a equipe de análise deve fazer suas considerações. Sugerimos que seja utilizada a tabela em Materiais complementares para que os alunos tenham uma orientação mais clara do que deve ser observado;
- Incentive os alunos a explorar tanto os aspectos positivos quanto aqueles em que houve alguma deficiência na apresentação;
- Nesse último caso, solicite que a equipe sempre dê alguma sugestão para que a outra possa melhorar e buscar melhores apresentações.
- Somados os dois tempos de 10 minutos de apresentação e os 5 minutos de análise de cada equipe, serão 30 minutos. Os 3 minutos restantes destinados a esta etapa da aula devem ser utilizados para ajustes e trocas entre as equipes.
Materiais complementares:
Clique aqui para acessar a tabela modelo de análise das apresentações. Caso necessário, faça as modificações que melhor atendam às perspectivas da turma.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Os alunos da turma devem anotar no caderno o que foi pontuado como positivo e negativo nas apresentações, bem como as sugestões apontadas pelas equipes de análise.
- Lembre aos alunos que as demais equipes a apresentar e analisar devem ficar atentas às anotações para que cada vez mais sejam potencializadas as apresentações da turma.
- Relembre com eles o que foi dito, escreva no quadro e peça que copiem.
- Com a ajuda deles, liste os pontos expostos.