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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento de uma exposição oral científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Planejamento de uma exposição oral científica

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em selecionar os elementos obrigatórios para uma apresentação oral , tanto informacionais quanto tecnológicos.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Ao apresentar aos alunos o tema da aula, pergunte a eles o que acham ser necessário para uma boa exposição oral, o que deve ser planejado para uma intervenção dessa natureza.
  • Aqui a expectativa é a de que os alunos possam compreender que esse tipo de apresentação requer uma preparação e devem:
  • Dominar o tema;
  • Ter cuidado com o tom de voz;
  • Ter clareza e organização do que será dito;
  • Usar recursos que facilitem a compreensão do público.
  • Coloque no quadro as possíveis respostas e peça que anotem em seus cadernos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia para os alunos esse pequeno trecho de artigo de divulgação;
  • Questione-os sobre o que acreditam que o texto aborda. É provável que a resposta esteja diretamente relacionada ao título destacado e eles citem o desenvolvimento de tecnologias para o estudantes com deficiência visual para seu aprendizado em matemática.
  • Em seguida, busque saber quais informações eles esperam encontrar a partir dessa pequena leitura e de que formas elas podem ser apresentadas para uma plateia.
  • Espere dos alunos, dentre outras, respostas como:
  • o tipo de tecnologia que amplia esse acesso;
  • de que forma ela é utilizada;
  • quantas escolas ou universidade tem acesso a essa tecnologia;
  • o número de estudantes beneficiados pela tecnologia;
  • quais dificuldades são mais sanadas pela tecnologia.
  • Diga a eles que, se essas são as expectativas deles, é possível que sejam de outros leitores do texto. Assim, é preciso pensar em como apresentar essas informações da maneira mais clara possível.
  • Além disso, mostre que ao pensar no tema ou em um título de texto, geramos expectativas de informações e que poderão ou não ser satisfeitas durante a apresentação de um texto.

Materiais complementares: Para acessar o texto desse slide, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Distribua o texto disponível em Materiais complementares e peça para que cada parágrafo seja lido por um aluno diferente.
  • Ao final da leitura, questione outros alunos sobre o tema abordado por ele.
  • Eles devem apontar a criação de novos tipos ou classes de planetas, fora do nosso sistema solar, em virtude de suas composições.
  • Peça para que os estudantes, em trios, selecionem as informações relevantes para que possam organizar uma exposição oral do texto em, no máximo, 5 minutos. Essa divisão oportuniza a discussão entre o grupo acerca do que de fato é importante de ser dito em um tempo curto.
  • Destaque para os alunos a possibilidade de usarem recursos diversos para a apresentação, como projetor, caixas de som, painéis, maquetes ou qualquer outro recurso que lhes permita dinamizar a apresentação;
  • Além disso, enfatize que a equipe deve pensar na divisão de falas, na responsabilidade compartilhada de todos para com o conjunto de informações apresentadas, de forma coerente e coesa.
  • Dê aos grupos no máximo 20 para que o tempo total dessa etapa não seja ultrapassado.
  • Diga que ao final, ouvirá as equipes acerca de suas propostas de apresentação de informações.

Materiais complementares: Para ter acesso à versão impressa do texto dessa aula, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para que cada grupo apresente oralmente suas anotações. Cada integrante deve fazer essa exposição, atentando-se à melhor forma de uso da voz para esse momento e permitir que todos ouçam.
  • Em virtude do conteúdo, algumas informações devem ser destacadas pelos grupos como maior frequência, como:
  • Fato: o destaque a princípio deve ser dado ao evento que permite a produção do texto científico, no caso a proposição dessa nova classe de planetas;
  • Exemplo de planeta e localização: Nesse caso, os alunos devem frisar o planeta HD219134b e sua distância de 21 anos-luz da Terra.
  • Exoplaneta: definição sobre planetas que estão fora de nosso sistema solar, ou seja, não giram em torno da Terra;
  • Diferenças de formação e composição dos exoplanetas para a Terra;
  • Os estudos que apresentaram a formação de tais planetas;
  • Os estudiosos envolvidos na classificação;
  • Alguns dados comparativos entre a Terra e os exoplanetas;
  • A candidatura de 3 exoplanetas para adentrarem às novas categorias propostas.
  • Registre as respostas no quadro para que a turma toda possa acompanhar e comparar as respostas das equipes.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em selecionar os elementos obrigatórios para uma apresentação oral , tanto informacionais quanto tecnológicos.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Ao apresentar aos alunos o tema da aula, pergunte a eles o que acham ser necessário para uma boa exposição oral, o que deve ser planejado para uma intervenção dessa natureza.
  • Aqui a expectativa é a de que os alunos possam compreender que esse tipo de apresentação requer uma preparação e devem:
  • Dominar o tema;
  • Ter cuidado com o tom de voz;
  • Ter clareza e organização do que será dito;
  • Usar recursos que facilitem a compreensão do público.
  • Coloque no quadro as possíveis respostas e peça que anotem em seus cadernos.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia para os alunos esse pequeno trecho de artigo de divulgação;
  • Questione-os sobre o que acreditam que o texto aborda. É provável que a resposta esteja diretamente relacionada ao título destacado e eles citem o desenvolvimento de tecnologias para o estudantes com deficiência visual para seu aprendizado em matemática.
  • Em seguida, busque saber quais informações eles esperam encontrar a partir dessa pequena leitura e de que formas elas podem ser apresentadas para uma plateia.
  • Espere dos alunos, dentre outras, respostas como:
  • o tipo de tecnologia que amplia esse acesso;
  • de que forma ela é utilizada;
  • quantas escolas ou universidade tem acesso a essa tecnologia;
  • o número de estudantes beneficiados pela tecnologia;
  • quais dificuldades são mais sanadas pela tecnologia.
  • Diga a eles que, se essas são as expectativas deles, é possível que sejam de outros leitores do texto. Assim, é preciso pensar em como apresentar essas informações da maneira mais clara possível.
  • Além disso, mostre que ao pensar no tema ou em um título de texto, geramos expectativas de informações e que poderão ou não ser satisfeitas durante a apresentação de um texto.

Materiais complementares: Para acessar o texto desse slide, clique aqui.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Distribua o texto disponível em Materiais complementares e peça para que cada parágrafo seja lido por um aluno diferente.
  • Ao final da leitura, questione outros alunos sobre o tema abordado por ele.
  • Eles devem apontar a criação de novos tipos ou classes de planetas, fora do nosso sistema solar, em virtude de suas composições.
  • Peça para que os estudantes, em trios, selecionem as informações relevantes para que possam organizar uma exposição oral do texto em, no máximo, 5 minutos. Essa divisão oportuniza a discussão entre o grupo acerca do que de fato é importante de ser dito em um tempo curto.
  • Destaque para os alunos a possibilidade de usarem recursos diversos para a apresentação, como projetor, caixas de som, painéis, maquetes ou qualquer outro recurso que lhes permita dinamizar a apresentação;
  • Além disso, enfatize que a equipe deve pensar na divisão de falas, na responsabilidade compartilhada de todos para com o conjunto de informações apresentadas, de forma coerente e coesa.
  • Dê aos grupos no máximo 20 para que o tempo total dessa etapa não seja ultrapassado.
  • Diga que ao final, ouvirá as equipes acerca de suas propostas de apresentação de informações.

Materiais complementares: Para ter acesso à versão impressa do texto dessa aula, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para que cada grupo apresente oralmente suas anotações. Cada integrante deve fazer essa exposição, atentando-se à melhor forma de uso da voz para esse momento e permitir que todos ouçam.
  • Em virtude do conteúdo, algumas informações devem ser destacadas pelos grupos como maior frequência, como:
  • Fato: o destaque a princípio deve ser dado ao evento que permite a produção do texto científico, no caso a proposição dessa nova classe de planetas;
  • Exemplo de planeta e localização: Nesse caso, os alunos devem frisar o planeta HD219134b e sua distância de 21 anos-luz da Terra.
  • Exoplaneta: definição sobre planetas que estão fora de nosso sistema solar, ou seja, não giram em torno da Terra;
  • Diferenças de formação e composição dos exoplanetas para a Terra;
  • Os estudos que apresentaram a formação de tais planetas;
  • Os estudiosos envolvidos na classificação;
  • Alguns dados comparativos entre a Terra e os exoplanetas;
  • A candidatura de 3 exoplanetas para adentrarem às novas categorias propostas.
  • Registre as respostas no quadro para que a turma toda possa acompanhar e comparar as respostas das equipes.

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