Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, perguntando rapidamente o que eles entendem por exposição oral.
Introdução
Envie aos alunos o link do vídeo do slide Introdução (você pode disponibilizá-lo por meio de um grupo de WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). Por meio de um áudio ou vídeo, peça que os alunos assistam ao vídeo (exposição oral) e oriente que, quando acabarem de assistir, enviem as suas respostas, em forma de áudio ou mensagem de texto (se possível, no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam interagir), a respeito do que acharam mais interessante na exposição oral assistida por eles.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que se organizem em grupos de até 4 integrantes, criando um grupo de WhatsApp no qual eles possam interagir e conversar sobre a atividade que será proposta (peça que adicionem você nos grupos criados para ir acompanhando as discussões). Em cada grupo, por mensagem de texto ou áudio, peça que discutam sobre os elementos observados e suas respectivas importâncias para a construção da apresentação oral, criando uma lista (eles podem apontar o tom de voz, os gestos, a organização das informações faladas etc.).
Fechamento
Para fechar, solicite que um aluno de cada grupo compartilhe no WhatsApp da turma um vídeo relatando a listagem e a conclusão do grupo, atentando-se às exigências para uma boa apresentação oral (entonação, gestos, coerência entre os fatos, clareza etc.). Se possível, neste momento de exposição, faça um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, para que haja uma discussão mais produtiva.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente auxiliando os alunos a realizar as atividades disponibilizadas pelo professor. Além disso, os alunos podem treinar as suas falas para uma apresentação oral, pedindo auxílio e sugestões da família para uma melhor performance.