Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em selecionar os elementos obrigatórios para uma apresentação oral , tanto informacionais quanto tecnológicos.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Inicie a aula perguntando a eles o que entendem por exposição oral.
- Aqui, a intenção é saber se os alunos compreendem a exposição oral como uma estratégia de apresentação na qual a voz é fundamental para sua construção, seja com ou auxílio de outros recursos ou não. Ouça alguns alunos e ajuste detalhes em seus conceitos quando necessário.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Apresenta à turma o vídeo, disponível neste link. Caso não seja possível apresentar em sala com o auxílio de um projetor, a exibição em sala de informática também é viável.
- Peça para que os alunos, durante a exibição do vídeo, atentem para as informações mais interessantes presentes nele, quais novos conhecimentos são apresentados.
- Ao final da exibição, solicite que alguns alunos falem sobre o que mais lhes chamou a atenção.
- Dentre as possibilidades de comentários dos alunos, estão informações como:
- a falha de segurança que atingiu computadores e celulares no mundo todo;
- a possibilidade de invasão e roubo de dados digitais;
- a preocupação da maior empresa de produção de processadores do mundo em atualizar sistemas de segurança;
- a falha observada em alguns dispositivos que fizeram a atualização e assim sendo desligados;
- a diminuição do potencial de processamento dos dispositivos que baixassem as atualizações.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Para o segundo momento da aula, divida a turma em equipes de quatro integrantes. Essa divisão permite que os alunos discutam suas análises particulares do vídeo;
- Peça para que eles discutam sobre os elementos observados e sobre suas respectivas importâncias para a construção da apresentação oral:
- Veja algumas sugestões de respostas:
- tom de voz: permite que a plateia escute melhor o que é dito;
- fala pausada: permite melhor compreensão do que é dito;
- organização do que é dito: dá coerência ao que é apresentado, não deixando as ideias confusas;
- gráficos, imagens, diagramas, vídeos etc.: acrescentam dinamicidade à apresentação, oferecendo dados em diferentes linguagens que auxiliam o expositor.
- Caso necessário, sugira um elemento e peça para que eles indiquem a sua importância. Isso deve ser feito no caso de não lembrarem ou poucas respostas serem obtidas.
- Peça para que os estudantes exemplifiquem com trechos do vídeo os itens para uma boa apresentação oral.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Nesse momento, peça para que os alunos que apresentarão observem as características citadas no início da aula quanto à postura vocal ao falar em público: tom, fala pausada, organização das ideias.
- Caso observe algum problema entre o tempo selecionado e os recursos a serem utilizados, questione-os sobre a adequação;
- Anote no quadro para que a turma observe as escolhas dos demais grupos e possam sistematizar o que foi pedido como análise do grupo.