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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - A organização da exposição oral científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A organização da exposição oral científica

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em selecionar os elementos obrigatórios para uma apresentação oral , tanto informacionais quanto tecnológicos.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando a eles o que entendem por exposição oral.
  • Aqui, a intenção é saber se os alunos compreendem a exposição oral como uma estratégia de apresentação na qual a voz é fundamental para sua construção, seja com ou auxílio de outros recursos ou não. Ouça alguns alunos e ajuste detalhes em seus conceitos quando necessário.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresenta à turma o vídeo, disponível neste link. Caso não seja possível apresentar em sala com o auxílio de um projetor, a exibição em sala de informática também é viável.
  • Peça para que os alunos, durante a exibição do vídeo, atentem para as informações mais interessantes presentes nele, quais novos conhecimentos são apresentados.
  • Ao final da exibição, solicite que alguns alunos falem sobre o que mais lhes chamou a atenção.
  • Dentre as possibilidades de comentários dos alunos, estão informações como:
  • a falha de segurança que atingiu computadores e celulares no mundo todo;
  • a possibilidade de invasão e roubo de dados digitais;
  • a preocupação da maior empresa de produção de processadores do mundo em atualizar sistemas de segurança;
  • a falha observada em alguns dispositivos que fizeram a atualização e assim sendo desligados;
  • a diminuição do potencial de processamento dos dispositivos que baixassem as atualizações.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Para o segundo momento da aula, divida a turma em equipes de quatro integrantes. Essa divisão permite que os alunos discutam suas análises particulares do vídeo;
  • Peça para que eles discutam sobre os elementos observados e sobre suas respectivas importâncias para a construção da apresentação oral:
  • Veja algumas sugestões de respostas:
  • tom de voz: permite que a plateia escute melhor o que é dito;
  • fala pausada: permite melhor compreensão do que é dito;
  • organização do que é dito: dá coerência ao que é apresentado, não deixando as ideias confusas;
  • gráficos, imagens, diagramas, vídeos etc.: acrescentam dinamicidade à apresentação, oferecendo dados em diferentes linguagens que auxiliam o expositor.
  • Caso necessário, sugira um elemento e peça para que eles indiquem a sua importância. Isso deve ser feito no caso de não lembrarem ou poucas respostas serem obtidas.
  • Peça para que os estudantes exemplifiquem com trechos do vídeo os itens para uma boa apresentação oral.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Nesse momento, peça para que os alunos que apresentarão observem as características citadas no início da aula quanto à postura vocal ao falar em público: tom, fala pausada, organização das ideias.
  • Caso observe algum problema entre o tempo selecionado e os recursos a serem utilizados, questione-os sobre a adequação;
  • Anote no quadro para que a turma observe as escolhas dos demais grupos e possam sistematizar o que foi pedido como análise do grupo.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em selecionar os elementos obrigatórios para uma apresentação oral , tanto informacionais quanto tecnológicos.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

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Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando a eles o que entendem por exposição oral.
  • Aqui, a intenção é saber se os alunos compreendem a exposição oral como uma estratégia de apresentação na qual a voz é fundamental para sua construção, seja com ou auxílio de outros recursos ou não. Ouça alguns alunos e ajuste detalhes em seus conceitos quando necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresenta à turma o vídeo, disponível neste link. Caso não seja possível apresentar em sala com o auxílio de um projetor, a exibição em sala de informática também é viável.
  • Peça para que os alunos, durante a exibição do vídeo, atentem para as informações mais interessantes presentes nele, quais novos conhecimentos são apresentados.
  • Ao final da exibição, solicite que alguns alunos falem sobre o que mais lhes chamou a atenção.
  • Dentre as possibilidades de comentários dos alunos, estão informações como:
  • a falha de segurança que atingiu computadores e celulares no mundo todo;
  • a possibilidade de invasão e roubo de dados digitais;
  • a preocupação da maior empresa de produção de processadores do mundo em atualizar sistemas de segurança;
  • a falha observada em alguns dispositivos que fizeram a atualização e assim sendo desligados;
  • a diminuição do potencial de processamento dos dispositivos que baixassem as atualizações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Para o segundo momento da aula, divida a turma em equipes de quatro integrantes. Essa divisão permite que os alunos discutam suas análises particulares do vídeo;
  • Peça para que eles discutam sobre os elementos observados e sobre suas respectivas importâncias para a construção da apresentação oral:
  • Veja algumas sugestões de respostas:
  • tom de voz: permite que a plateia escute melhor o que é dito;
  • fala pausada: permite melhor compreensão do que é dito;
  • organização do que é dito: dá coerência ao que é apresentado, não deixando as ideias confusas;
  • gráficos, imagens, diagramas, vídeos etc.: acrescentam dinamicidade à apresentação, oferecendo dados em diferentes linguagens que auxiliam o expositor.
  • Caso necessário, sugira um elemento e peça para que eles indiquem a sua importância. Isso deve ser feito no caso de não lembrarem ou poucas respostas serem obtidas.
  • Peça para que os estudantes exemplifiquem com trechos do vídeo os itens para uma boa apresentação oral.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Nesse momento, peça para que os alunos que apresentarão observem as características citadas no início da aula quanto à postura vocal ao falar em público: tom, fala pausada, organização das ideias.
  • Caso observe algum problema entre o tempo selecionado e os recursos a serem utilizados, questione-os sobre a adequação;
  • Anote no quadro para que a turma observe as escolhas dos demais grupos e possam sistematizar o que foi pedido como análise do grupo.

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