Atividade para impressão - Questionário
Plano de Aula
Plano de aula: Apresentando o programa "Na escola Pod"
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.
Materiais necessários: Podcast de divulgação científica produzido coletivamente pela turma. Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido podcast sobre temas científicos. Aparelhos de telefone celular (opcionais). Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Softwares e plataformas de publicação na internet (opcional).
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades técnicas quanto à publicação e/ou à divulgação do programa.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 18 jan. 2019.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 18 jan. 2019.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos: a audição do resultado final do programa de podcast de divulgação científica "Na escola Pod" com toda a turma e as considerações finais sobre este trabalho, o(s) gênero(s) abordado(s) e a experiência como um todo, além da possível publicação do material em site ou aplicativo específico para publicação de podcasts disponíveis na internet.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Apresente para a turma o podcast de divulgação científica "Na escola Pod", desenvolvido por todos os alunos em aulas anteriores (Planos 13 e 14), editado e finalizado, através de audição coletiva; Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido podcast sobre temas científicos.
- Entregue (através de impressão ou projeção do próximo slide) questionário individual sobre todo o trabalho realizado com o podcasts, ao longo das 15 aulas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos avaliem sua participação em todos os processos das aulas envolvendo podcast, além de avaliarem seus próprios trabalhos, respondendo ao questionário individual (através de impressão ou projeção deste slide - também disponível em Materiais complementares);
- Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 10 minutos do desenvolvimento;
- Convide alguns alunos para irem à frente da sala e compartilharem suas experiências e apontamentos sobre os trabalhos, lendo as respostas dadas em seus questionários para todos os outros colegas;
- Aconselha-se que esta segunda parte ocupe 10 minutos do desenvolvimento;
- Providencie (se possível) a publicação do podcast na internet, junto com toda a turma;
- Professor, existem inúmeras possibilidades de publicação do podcast na internet, embora todas dependam de alguns conhecimentos prévios sobre aplicativos, plataformas e os procedimentos - há vários tutoriais na internet. Se não houver domínio destes assuntos, aconselha-se a publicação nas redes sociais dos alunos e/ou no da própria escola mesmo, na forma de compartilhamento do arquivo de áudio do programa.
- Aconselha-se que esta terceira parte ocupe os 10 minutos restantes do desenvolvimento.
Materiais complementares:
Para acessar o questionário individual usado neste momento, clique aqui.
Para acessar as expectativas de respostas do questionário individual usado neste momento, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Discuta com os alunos as melhores formas para promoverem e divulgarem o podcast publicado pela turma.
- Professor, existem inúmeras possibilidades de divulgação do podcast na internet, porém aconselha-se que seja feita através das redes sociais, blogs e/ou canal do YouTube dos alunos e/ou da própria escola mesmo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula, é necessário que os alunos já tenham feito, previamente, as atividades dos planos 13 e 14 desta sequência de atividades.
Introdução
Por meio de um áudio, peça que os alunos escutem o podcast de divulgação científica "Na escola Pod", desenvolvido por todos os alunos em aulas anteriores (Planos 13 e 14), editado e finalizado (envie o podcast a eles, no grupo de WhatsApp da turma).
Desenvolvimento
No mesmo aúdio, peça que os alunos avaliem sua participação em todos os processos das aulas envolvendo o podcast, além de avaliarem seus próprios trabalhos. Para isso, disponibilize a eles o questionário individual, disponível no slide Desenvolvimento, e peça que o devolvam preenchido (por foto, e-mail ou por escrito). Aconselhe, por fim, que todos os alunos compartilhem em suas redes sociais o programa de podcast criado pela turma, divulgando o trabalho feito. Se for possível, considere também as inúmeras possibilidades de publicação do podcast na internet, embora todas dependam de alguns conhecimentos prévios sobre aplicativos, plataformas e procedimentos (o SoundCloud é uma possibilidade viável – veja um tutorial disponível aqui).
Fechamento
Para fechar a aula, por áudio ou mensagem de texto, discuta com os alunos as melhores formas para se promover e divulgar o podcast publicado pela turma. Peça que eles deem sugestões e busquem ferramentas de publicação.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente apreciando o produto final e divulgando-o nas mais diversas redes sociais, de modo a valorizar o trabalho dos alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Júnior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Apresentando o programa "Na escola Pod" - Resultado final da elaboração de um programa de divulgação científica através de Podcasts.
Finalidade da aula: Audição do resultado final do programa de podcast de divulgação científica "Na escola Pod" com toda a turma e as considerações finais sobre este trabalho, o(s) gênero(s) abordado(s) e a experiência como um todo. Publicação do material em site ou aplicativo específico para publicação de podcasts disponíveis na internet.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Gênero: Podcasts de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição.
Prática de linguagem: Produção de textos.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP36
Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.