15724
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Apresentando o programa "Na escola Pod"

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Apresentando o programa "Na escola Pod"

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Diório Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: Podcast de divulgação científica produzido coletivamente pela turma. Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido podcast sobre temas científicos. Aparelhos de telefone celular (opcionais). Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Softwares e plataformas de publicação na internet (opcional).

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades técnicas quanto à publicação e/ou à divulgação do programa.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos: a audição do resultado final do programa de podcast de divulgação científica "Na escola Pod" com toda a turma e as considerações finais sobre este trabalho, o(s) gênero(s) abordado(s) e a experiência como um todo, além da possível publicação do material em site ou aplicativo específico para publicação de podcasts disponíveis na internet.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Apresente para a turma o podcast de divulgação científica "Na escola Pod", desenvolvido por todos os alunos em aulas anteriores (Planos 13 e 14), editado e finalizado, através de audição coletiva; Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido podcast sobre temas científicos.
  • Entregue (através de impressão ou projeção do próximo slide) questionário individual sobre todo o trabalho realizado com o podcasts, ao longo das 15 aulas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos avaliem sua participação em todos os processos das aulas envolvendo podcast, além de avaliarem seus próprios trabalhos, respondendo ao questionário individual (através de impressão ou projeção deste slide - também disponível em Materiais complementares);
  • Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 10 minutos do desenvolvimento;
  • Convide alguns alunos para irem à frente da sala e compartilharem suas experiências e apontamentos sobre os trabalhos, lendo as respostas dadas em seus questionários para todos os outros colegas;
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe 10 minutos do desenvolvimento;
  • Providencie (se possível) a publicação do podcast na internet, junto com toda a turma;
  • Professor, existem inúmeras possibilidades de publicação do podcast na internet, embora todas dependam de alguns conhecimentos prévios sobre aplicativos, plataformas e os procedimentos - há vários tutoriais na internet. Se não houver domínio destes assuntos, aconselha-se a publicação nas redes sociais dos alunos e/ou no da própria escola mesmo, na forma de compartilhamento do arquivo de áudio do programa.
  • Aconselha-se que esta terceira parte ocupe os 10 minutos restantes do desenvolvimento.

Materiais complementares:

Para acessar o questionário individual usado neste momento, clique aqui.

Para acessar as expectativas de respostas do questionário individual usado neste momento, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Discuta com os alunos as melhores formas para promoverem e divulgarem o podcast publicado pela turma.
  • Professor, existem inúmeras possibilidades de divulgação do podcast na internet, porém aconselha-se que seja feita através das redes sociais, blogs e/ou canal do YouTube dos alunos e/ou da própria escola mesmo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: Podcast de divulgação científica produzido coletivamente pela turma. Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido podcast sobre temas científicos. Aparelhos de telefone celular (opcionais). Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Softwares e plataformas de publicação na internet (opcional).

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades técnicas quanto à publicação e/ou à divulgação do programa.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos: a audição do resultado final do programa de podcast de divulgação científica "Na escola Pod" com toda a turma e as considerações finais sobre este trabalho, o(s) gênero(s) abordado(s) e a experiência como um todo, além da possível publicação do material em site ou aplicativo específico para publicação de podcasts disponíveis na internet.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Apresente para a turma o podcast de divulgação científica "Na escola Pod", desenvolvido por todos os alunos em aulas anteriores (Planos 13 e 14), editado e finalizado, através de audição coletiva; Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido podcast sobre temas científicos.
  • Entregue (através de impressão ou projeção do próximo slide) questionário individual sobre todo o trabalho realizado com o podcasts, ao longo das 15 aulas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos avaliem sua participação em todos os processos das aulas envolvendo podcast, além de avaliarem seus próprios trabalhos, respondendo ao questionário individual (através de impressão ou projeção deste slide - também disponível em Materiais complementares);
  • Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 10 minutos do desenvolvimento;
  • Convide alguns alunos para irem à frente da sala e compartilharem suas experiências e apontamentos sobre os trabalhos, lendo as respostas dadas em seus questionários para todos os outros colegas;
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe 10 minutos do desenvolvimento;
  • Providencie (se possível) a publicação do podcast na internet, junto com toda a turma;
  • Professor, existem inúmeras possibilidades de publicação do podcast na internet, embora todas dependam de alguns conhecimentos prévios sobre aplicativos, plataformas e os procedimentos - há vários tutoriais na internet. Se não houver domínio destes assuntos, aconselha-se a publicação nas redes sociais dos alunos e/ou no da própria escola mesmo, na forma de compartilhamento do arquivo de áudio do programa.
  • Aconselha-se que esta terceira parte ocupe os 10 minutos restantes do desenvolvimento.

Materiais complementares:

Para acessar o questionário individual usado neste momento, clique aqui.

Para acessar as expectativas de respostas do questionário individual usado neste momento, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Discuta com os alunos as melhores formas para promoverem e divulgarem o podcast publicado pela turma.
  • Professor, existem inúmeras possibilidades de divulgação do podcast na internet, porém aconselha-se que seja feita através das redes sociais, blogs e/ou canal do YouTube dos alunos e/ou da própria escola mesmo.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano