Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Janaina Pinheiro Vece
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente.
Objetivos específicos
Desenvolver diferentes estratégias pessoais de resolução em situações de jogo.
Conceito-chave
Estratégias de jogo.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis nas cores: amarela, vermelha, verde e azul.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente a personagem Mariana às crianças e diga que ela tem algumas perguntas para fazer à turma. Leia em voz alta cada pergunta do balão de fala e dê oportunidade para que as crianças respondam e conversem a respeito. Como a proposta da retomada é resgatar os conhecimentos da turma sobre o desafio das cores, você pode conduzir o momento instigando a discussão acerca dos seguintes aspectos: a quantidade e quais cores são utilizadas no desafio das cores (quatro: vermelha, azul, verde e amarela) e o seu principal objetivo (colorir a figura de maneira que as cores iguais não se encontrem nos quadrinhos da vertical, horizontal e diagonal).
Propósito: Retomar os conhecimentos das crianças sobre desafios e problemas.
Discuta com a turma:
- Você conhece o desafio das cores? Quantas e quais cores são utilizadas neste desafio?
- Fale sobre a experiência de pintar um desenho ou figura junto com o colega.
- Você gosta de jogos? Quais? Você conhece o jogo das cores?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Para o desenvolvimento da atividade principal da aula, organize as crianças em duplas produtivas. Proponha a leitura compartilhada das regras do jogo das cores, você pode ler em voz alta para a turma ou solicitar às crianças para que leiam para os colegas. Antes de propor que as duplas iniciem o jogo, certifique-se que as regras ficaram devidamente claras às crianças.
Propósito: Empregar as estratégias de resolução do desafio das cores numa situação de jogo.
Discuta com a turma:
- Quantos são os jogadores?
- Quais materiais são necessários para o jogo das cores?
- Como definir qual jogador inicia a jogada?
- Como se joga? Posso usar qualquer cor? Quantas cores posso usar? Posso pintar qualquer quadrinho da figura?
- Como faço para saber quem perdeu e quem ganhou o jogo?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Entregue uma figura para cada dupla, entretanto, é importante deixar cópias avulsas caso haja necessidade durante a aula. Enquanto as duplas colocam em prática o jogo das cores, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelas crianças, bem como, as dúvidas, erros e dificuldades que surgirem. Aproveite o momento para selecionar algumas duplas para participarem da próxima etapa da aula: a discussão das soluções. Procure variar a escolha considerando a diversidade de resultados (como, por exemplo: vencedor do jogo a criança que iniciou a partida; vencedor do jogo a criança que começou depois; situação de empate) e estratégias de resolução (economizar cores, utilizar as mesmas cores do jogador adversário e etc.).
Propósito: Empregar as estratégias de resolução do desafio das cores numa situação de jogo.
Discuta com a turma:
- Nesta dupla, quem ganhou o par ou ímpar? Quem começou o jogo?
- Vocês entenderam a regra do jogo? O que não ficou claro para a dupla?
- A dupla tem alguma dúvida sobre a regra do jogo? Vocês precisam esclarecer alguma dúvida?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientação: Inicie o momento de discussão das soluções lendo o balão de fala da personagem Mariana. Convide as duplas selecionadas para socializarem na lousa o resultado do jogo e quais estratégias utilizaram. Durante a condução desta etapa da aula, incentive e valorize a participação das crianças.
Quer saber mais sobre a importância dos jogos nas aulas de matemática? Clique aqui para ler o artigo da Revista Nova Escola O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática.
Propósito: Comunicar estratégias utilizadas no jogo das cores por meio da linguagem oral.
Discuta com a turma:
- Quem ganhou o jogo?
- Por que você conseguiu ganhar o jogo? Quais estratégias você usou?
- Por que algumas duplas empataram? Os jogadores utilizaram estratégias iguais ou diferentes?
- Por que você não conseguiu ganhar o jogo? O que você faria de diferente?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia em voz alta o balão de fala da personagem Mariana e converse com as crianças a respeito das aprendizagens construídas durante a aula.
Propósito: Identificar e conversar sobre os pontos mais importantes da aula.
Discuta com a turma:
- Quem gostou da aula de hoje? O que você aprendeu?
- Quais estratégias sua dupla usou no jogo das cores?
- Você aprendeu alguma estratégia diferente da que você usou durante o jogo?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Para o desenvolvimento da atividade de raio-X, a orientação é que as crianças sejam organizadas individualmente. Leia o enunciado da situação problema em voz alta e peça para que, individualmente, as crianças registrem suas respostas. Nesse momento, procure observar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas. Deixe para intervir depois que as crianças concluírem a atividade a partir da socialização de alguns registros. Siga as mesmas etapas proposta neste plano, ou seja, a retomada do jogo das cores e a discussão das soluções.
Propósito: Avaliar o processo de ensino e aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Como você resolveu o desafio?
- Qual quadrinho você pintou?
- Qual cor você usou?
- Existem outras possibilidades para resolver o desafio? Quais?
Materiais Complementares para impressão:
Raio X
Resolução da Atividade Complementar
Clique aqui para saber mais sobre a importância dos jogos, segundo o pesquisador Lino de Macedo.