10171
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Jogo das cores

POR: Janaina Pinheiro Vece  17/07/2018
Código: MAT1_11RDP04

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano de aula alinhado à BNCC:

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Desenvolver diferentes estratégias pessoais de resolução em situações de jogo.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente.

Objetivos específicos

Desenvolver diferentes estratégias pessoais de resolução em situações de jogo.

Conceito-chave

Estratégias de jogo.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis nas cores: amarela, vermelha, verde e azul.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente a personagem Mariana às crianças e diga que ela tem algumas perguntas para fazer à turma. Leia em voz alta cada pergunta do balão de fala e dê oportunidade para que as crianças respondam e conversem a respeito. Como a proposta da retomada é resgatar os conhecimentos da turma sobre o desafio das cores, você pode conduzir o momento instigando a discussão acerca dos seguintes aspectos: a quantidade e quais cores são utilizadas no desafio das cores (quatro: vermelha, azul, verde e amarela) e o seu principal objetivo (colorir a figura de maneira que as cores iguais não se encontrem nos quadrinhos da vertical, horizontal e diagonal).

Propósito: Retomar os conhecimentos das crianças sobre desafios e problemas.

Discuta com a turma:

  • Você conhece o desafio das cores? Quantas e quais cores são utilizadas neste desafio?
  • Fale sobre a experiência de pintar um desenho ou figura junto com o colega.
  • Você gosta de jogos? Quais? Você conhece o jogo das cores?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Para o desenvolvimento da atividade principal da aula, organize as crianças em duplas produtivas. Proponha a leitura compartilhada das regras do jogo das cores, você pode ler em voz alta para a turma ou solicitar às crianças para que leiam para os colegas. Antes de propor que as duplas iniciem o jogo, certifique-se que as regras ficaram devidamente claras às crianças.

Propósito: Empregar as estratégias de resolução do desafio das cores numa situação de jogo.

Discuta com a turma:

  • Quantos são os jogadores?
  • Quais materiais são necessários para o jogo das cores?
  • Como definir qual jogador inicia a jogada?
  • Como se joga? Posso usar qualquer cor? Quantas cores posso usar? Posso pintar qualquer quadrinho da figura?
  • Como faço para saber quem perdeu e quem ganhou o jogo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Entregue uma figura para cada dupla, entretanto, é importante deixar cópias avulsas caso haja necessidade durante a aula. Enquanto as duplas colocam em prática o jogo das cores, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelas crianças, bem como, as dúvidas, erros e dificuldades que surgirem. Aproveite o momento para selecionar algumas duplas para participarem da próxima etapa da aula: a discussão das soluções. Procure variar a escolha considerando a diversidade de resultados (como, por exemplo: vencedor do jogo a criança que iniciou a partida; vencedor do jogo a criança que começou depois; situação de empate) e estratégias de resolução (economizar cores, utilizar as mesmas cores do jogador adversário e etc.).

Propósito: Empregar as estratégias de resolução do desafio das cores numa situação de jogo.

Discuta com a turma:

  • Nesta dupla, quem ganhou o par ou ímpar? Quem começou o jogo?
  • Vocês entenderam a regra do jogo? O que não ficou claro para a dupla?
  • A dupla tem alguma dúvida sobre a regra do jogo? Vocês precisam esclarecer alguma dúvida?

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Inicie o momento de discussão das soluções lendo o balão de fala da personagem Mariana. Convide as duplas selecionadas para socializarem na lousa o resultado do jogo e quais estratégias utilizaram. Durante a condução desta etapa da aula, incentive e valorize a participação das crianças.

Quer saber mais sobre a importância dos jogos nas aulas de matemática? Clique aqui para ler o artigo da Revista Nova Escola O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática.

Propósito: Comunicar estratégias utilizadas no jogo das cores por meio da linguagem oral.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo?
  • Por que você conseguiu ganhar o jogo? Quais estratégias você usou?
  • Por que algumas duplas empataram? Os jogadores utilizaram estratégias iguais ou diferentes?
  • Por que você não conseguiu ganhar o jogo? O que você faria de diferente?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta o balão de fala da personagem Mariana e converse com as crianças a respeito das aprendizagens construídas durante a aula.

Propósito: Identificar e conversar sobre os pontos mais importantes da aula.

Discuta com a turma:

  • Quem gostou da aula de hoje? O que você aprendeu?
  • Quais estratégias sua dupla usou no jogo das cores?
  • Você aprendeu alguma estratégia diferente da que você usou durante o jogo?

Raio x select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Para o desenvolvimento da atividade de raio-X, a orientação é que as crianças sejam organizadas individualmente. Leia o enunciado da situação problema em voz alta e peça para que, individualmente, as crianças registrem suas respostas. Nesse momento, procure observar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas. Deixe para intervir depois que as crianças concluírem a atividade a partir da socialização de alguns registros. Siga as mesmas etapas proposta neste plano, ou seja, a retomada do jogo das cores e a discussão das soluções.

Propósito: Avaliar o processo de ensino e aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Como você resolveu o desafio?
  • Qual quadrinho você pintou?
  • Qual cor você usou?
  • Existem outras possibilidades para resolver o desafio? Quais?

Materiais Complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Clique aqui para saber mais sobre a importância dos jogos, segundo o pesquisador Lino de Macedo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente.

Objetivos específicos

Desenvolver diferentes estratégias pessoais de resolução em situações de jogo.

Conceito-chave

Estratégias de jogo.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis nas cores: amarela, vermelha, verde e azul.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente a personagem Mariana às crianças e diga que ela tem algumas perguntas para fazer à turma. Leia em voz alta cada pergunta do balão de fala e dê oportunidade para que as crianças respondam e conversem a respeito. Como a proposta da retomada é resgatar os conhecimentos da turma sobre o desafio das cores, você pode conduzir o momento instigando a discussão acerca dos seguintes aspectos: a quantidade e quais cores são utilizadas no desafio das cores (quatro: vermelha, azul, verde e amarela) e o seu principal objetivo (colorir a figura de maneira que as cores iguais não se encontrem nos quadrinhos da vertical, horizontal e diagonal).

Propósito: Retomar os conhecimentos das crianças sobre desafios e problemas.

Discuta com a turma:

  • Você conhece o desafio das cores? Quantas e quais cores são utilizadas neste desafio?
  • Fale sobre a experiência de pintar um desenho ou figura junto com o colega.
  • Você gosta de jogos? Quais? Você conhece o jogo das cores?

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Para o desenvolvimento da atividade principal da aula, organize as crianças em duplas produtivas. Proponha a leitura compartilhada das regras do jogo das cores, você pode ler em voz alta para a turma ou solicitar às crianças para que leiam para os colegas. Antes de propor que as duplas iniciem o jogo, certifique-se que as regras ficaram devidamente claras às crianças.

Propósito: Empregar as estratégias de resolução do desafio das cores numa situação de jogo.

Discuta com a turma:

  • Quantos são os jogadores?
  • Quais materiais são necessários para o jogo das cores?
  • Como definir qual jogador inicia a jogada?
  • Como se joga? Posso usar qualquer cor? Quantas cores posso usar? Posso pintar qualquer quadrinho da figura?
  • Como faço para saber quem perdeu e quem ganhou o jogo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Entregue uma figura para cada dupla, entretanto, é importante deixar cópias avulsas caso haja necessidade durante a aula. Enquanto as duplas colocam em prática o jogo das cores, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelas crianças, bem como, as dúvidas, erros e dificuldades que surgirem. Aproveite o momento para selecionar algumas duplas para participarem da próxima etapa da aula: a discussão das soluções. Procure variar a escolha considerando a diversidade de resultados (como, por exemplo: vencedor do jogo a criança que iniciou a partida; vencedor do jogo a criança que começou depois; situação de empate) e estratégias de resolução (economizar cores, utilizar as mesmas cores do jogador adversário e etc.).

Propósito: Empregar as estratégias de resolução do desafio das cores numa situação de jogo.

Discuta com a turma:

  • Nesta dupla, quem ganhou o par ou ímpar? Quem começou o jogo?
  • Vocês entenderam a regra do jogo? O que não ficou claro para a dupla?
  • A dupla tem alguma dúvida sobre a regra do jogo? Vocês precisam esclarecer alguma dúvida?

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Inicie o momento de discussão das soluções lendo o balão de fala da personagem Mariana. Convide as duplas selecionadas para socializarem na lousa o resultado do jogo e quais estratégias utilizaram. Durante a condução desta etapa da aula, incentive e valorize a participação das crianças.

Quer saber mais sobre a importância dos jogos nas aulas de matemática? Clique aqui para ler o artigo da Revista Nova Escola O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática.

Propósito: Comunicar estratégias utilizadas no jogo das cores por meio da linguagem oral.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo?
  • Por que você conseguiu ganhar o jogo? Quais estratégias você usou?
  • Por que algumas duplas empataram? Os jogadores utilizaram estratégias iguais ou diferentes?
  • Por que você não conseguiu ganhar o jogo? O que você faria de diferente?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta o balão de fala da personagem Mariana e converse com as crianças a respeito das aprendizagens construídas durante a aula.

Propósito: Identificar e conversar sobre os pontos mais importantes da aula.

Discuta com a turma:

  • Quem gostou da aula de hoje? O que você aprendeu?
  • Quais estratégias sua dupla usou no jogo das cores?
  • Você aprendeu alguma estratégia diferente da que você usou durante o jogo?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Para o desenvolvimento da atividade de raio-X, a orientação é que as crianças sejam organizadas individualmente. Leia o enunciado da situação problema em voz alta e peça para que, individualmente, as crianças registrem suas respostas. Nesse momento, procure observar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas. Deixe para intervir depois que as crianças concluírem a atividade a partir da socialização de alguns registros. Siga as mesmas etapas proposta neste plano, ou seja, a retomada do jogo das cores e a discussão das soluções.

Propósito: Avaliar o processo de ensino e aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Como você resolveu o desafio?
  • Qual quadrinho você pintou?
  • Qual cor você usou?
  • Existem outras possibilidades para resolver o desafio? Quais?

Materiais Complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Clique aqui para saber mais sobre a importância dos jogos, segundo o pesquisador Lino de Macedo.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente.

Objetivos específicos

Desenvolver diferentes estratégias pessoais de resolução em situações de jogo.

Conceito-chave

Estratégias de jogo.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis nas cores: amarela, vermelha, verde e azul.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes