10171
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Jogo das cores

POR: Janaina Pinheiro Vece  17/07/2018
Código: MAT1_11RDP04

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

PLano de Aula Alinhado à BNCC

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Desenvolver diferentes estratégias pessoais de resolução em situações de jogo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente.

Objetivos específicos

Desenvolver diferentes estratégias pessoais de resolução em situações de jogo.

Conceito-chave

Estratégias de jogo.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis nas cores: amarela, vermelha, verde e azul.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente a personagem Mariana às crianças e diga que ela tem algumas perguntas para fazer à turma. Leia em voz alta cada pergunta do balão de fala e dê oportunidade para que as crianças respondam e conversem a respeito. Como a proposta da retomada é resgatar os conhecimentos da turma sobre o desafio das cores, você pode conduzir o momento instigando a discussão acerca dos seguintes aspectos: a quantidade e quais cores são utilizadas no desafio das cores (quatro: vermelha, azul, verde e amarela) e o seu principal objetivo (colorir a figura de maneira que as cores iguais não se encontrem nos quadrinhos da vertical, horizontal e diagonal).

Propósito: Retomar os conhecimentos das crianças sobre desafios e problemas.

Discuta com a turma:

  • Você conhece o desafio das cores? Quantas e quais cores são utilizadas neste desafio?
  • Fale sobre a experiência de pintar um desenho ou figura junto com o colega.
  • Você gosta de jogos? Quais? Você conhece o jogo das cores?

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Para o desenvolvimento da atividade principal da aula, organize as crianças em duplas produtivas. Proponha a leitura compartilhada das regras do jogo das cores, você pode ler em voz alta para a turma ou solicitar às crianças para que leiam para os colegas. Antes de propor que as duplas iniciem o jogo, certifique-se que as regras ficaram devidamente claras às crianças.

Propósito: Empregar as estratégias de resolução do desafio das cores numa situação de jogo.

Discuta com a turma:

  • Quantos são os jogadores?
  • Quais materiais são necessários para o jogo das cores?
  • Como definir qual jogador inicia a jogada?
  • Como se joga? Posso usar qualquer cor? Quantas cores posso usar? Posso pintar qualquer quadrinho da figura?
  • Como faço para saber quem perdeu e quem ganhou o jogo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Entregue uma figura para cada dupla, entretanto, é importante deixar cópias avulsas caso haja necessidade durante a aula. Enquanto as duplas colocam em prática o jogo das cores, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelas crianças, bem como, as dúvidas, erros e dificuldades que surgirem. Aproveite o momento para selecionar algumas duplas para participarem da próxima etapa da aula: a discussão das soluções. Procure variar a escolha considerando a diversidade de resultados (como, por exemplo: vencedor do jogo a criança que iniciou a partida; vencedor do jogo a criança que começou depois; situação de empate) e estratégias de resolução (economizar cores, utilizar as mesmas cores do jogador adversário e etc.).

Propósito: Empregar as estratégias de resolução do desafio das cores numa situação de jogo.

Discuta com a turma:

  • Nesta dupla, quem ganhou o par ou ímpar? Quem começou o jogo?
  • Vocês entenderam a regra do jogo? O que não ficou claro para a dupla?
  • A dupla tem alguma dúvida sobre a regra do jogo? Vocês precisam esclarecer alguma dúvida?

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Inicie o momento de discussão das soluções lendo o balão de fala da personagem Mariana. Convide as duplas selecionadas para socializarem na lousa o resultado do jogo e quais estratégias utilizaram. Durante a condução desta etapa da aula, incentive e valorize a participação das crianças.

Quer saber mais sobre a importância dos jogos nas aulas de matemática? Clique aqui para ler o artigo da Revista Nova Escola O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática.

Propósito: Comunicar estratégias utilizadas no jogo das cores por meio da linguagem oral.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo?
  • Por que você conseguiu ganhar o jogo? Quais estratégias você usou?
  • Por que algumas duplas empataram? Os jogadores utilizaram estratégias iguais ou diferentes?
  • Por que você não conseguiu ganhar o jogo? O que você faria de diferente?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta o balão de fala da personagem Mariana e converse com as crianças a respeito das aprendizagens construídas durante a aula.

Propósito: Identificar e conversar sobre os pontos mais importantes da aula.

Discuta com a turma:

  • Quem gostou da aula de hoje? O que você aprendeu?
  • Quais estratégias sua dupla usou no jogo das cores?
  • Você aprendeu alguma estratégia diferente da que você usou durante o jogo?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Para o desenvolvimento da atividade de raio-X, a orientação é que as crianças sejam organizadas individualmente. Leia o enunciado da situação problema em voz alta e peça para que, individualmente, as crianças registrem suas respostas. Nesse momento, procure observar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas. Deixe para intervir depois que as crianças concluírem a atividade a partir da socialização de alguns registros. Siga as mesmas etapas proposta neste plano, ou seja, a retomada do jogo das cores e a discussão das soluções.

Propósito: Avaliar o processo de ensino e aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Como você resolveu o desafio?
  • Qual quadrinho você pintou?
  • Qual cor você usou?
  • Existem outras possibilidades para resolver o desafio? Quais?

Materiais Complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Clique aqui para saber mais sobre a importância dos jogos, segundo o pesquisador Lino de Macedo.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente.

Objetivos específicos

Desenvolver diferentes estratégias pessoais de resolução em situações de jogo.

Conceito-chave

Estratégias de jogo.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis nas cores: amarela, vermelha, verde e azul.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes