Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.
Materiais necessários: Roteiros de gravação, áudios de podcasts e entrevistas feitos pelos alunos. Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham pesquisado e produzido materiais que sintetizem ideias sobre temas científicos. Aparelhos de telefone celular (opcionais). Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc. Softwares de edição (opcional).
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades técnicas quanto à gravação e à edição durante o processo de realização do programa.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 18 jan. 2019.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 18 jan. 2019.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: a realização do programa “Na escola Pod”, com a revisão final da programação escolhida pelos alunos (roteiro), gravação e edição dos podcasts que comporão o programa.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em grupos;
- Aconselha-se manter os mesmos grupos das aulas anteriores;
- Entregue para cada grupo os roteiros produzidos pelos alunos (em aula anterior - Plano 13) para a criação de um podcast de divulgação científica;
- Aconselha-se entregar para cada um dos grupos os roteiros produzidos por outro grupo;
- Explique que cada grupo irá revisar o roteiro recebido e fazer sugestões (se julgar pertinentes), na forma de anotações, em folhas separadas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 37 minutos
Orientações:
- Peça que todos os integrantes de cada grupo revisem o roteiro recebido, fazendo sugestões (se julgar pertinentes), na forma de anotações, em folhas separadas;
- Devolva os roteiros, junto com as folhas de anotações (se houver), aos grupos realizadores dos roteiros;
- Peça que os grupos analisem as sugestões dadas e alterem o roteiro (se julgarem necessário);
- Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 07 minutos do desenvolvimento;
- Explique que os grupos farão as gravações e edição de seus roteiros;
- Defina com os integrantes de cada grupo qual será a função de cada um deles, como: quem fará a locução, quem fará a entrevista, quem fará a gravação do áudio, quem fará os efeitos especiais etc.;
- Peça que os grupos realizem as gravações dos podcasts, de acordo com seus roteiros;
- Disponibilize (através de impressão ou projeção deste slide) um guia de gravação e edição (disponível em Materiais complementares), para toda a turma, com uma lista de vários itens úteis neste momento;
- Solicite que os alunos tragam e/ou usem seus próprios celulares nesta aula. Não é necessário que todos os estudantes tragam o telefone, pelo menos um em cada grupo;
- Em sala de aula, os arquivos de áudio podem ser transferidos de celular para celular através do sistema Bluetooth;
- Como o celular é proibido em muitas escolas, é importante comunicar à direção e/ou à equipe pedagógica sobre a natureza e metodologia desta atividade;
- Caso não seja possível e/ou viável que os alunos utilizem seus próprios celulares, pode-se usar outros equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.;
- Peça que a turma realize as gravações da abertura e do encerramento do programa;
- Aconselha-se que todos os grupos participem desta etapa;
- Aconselha-se que esta segunda parte ocupe 25 minutos do desenvolvimento;
- Peça que os alunos realizem a edição (se possível) de todos os podcasts gravados em um programa único, incluindo a abertura e o encerramento no mesmo áudio;
- Aconselha-se o uso do Audacity, um software livre profissional gratuito de edição;(Professor, uma forma de evitar a edição é realizar todas as gravações de forma linear, ou seja, do jeito que fizerem é como vai ficar.)
- Aconselha-se que esta terceira parte ocupe os 05 minutos restantes do desenvolvimento;
- Circule entre os grupos para orientar os trabalhos e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes em todas as etapas desta aula.
Materiais complementares: Para acessar o guia de gravação e edição usado neste momento, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça que cada grupo ouça o resultado das gravações e edição do podcast realizado por toda a turma e confira a sua parte, de acordo com os próprios roteiros;
- Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos.