Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula, é preciso que o planejamento da aula 13 e a produção da aula 14 (desta sequência de atividades) tenham sido feitos previamente.
Introdução
Envie aos alunos um áudio lendo o guia de apresentação do texto, disponível no slide Introdução, e comentando cada item (disponibilize-o por escrito). Pergunte, no áudio, se os alunos acrescentariam outro critério na lista. Peça que deem as suas sugestões, por mensagem de texto ou por áudio, no WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos retornem a seus grupos da aula anterior, em que planejaram e produziram uma propaganda. Oriente que as equipes enviem, uma de cada vez, a todos os colegas (preferencialmente no WhatsApp da turma), o trabalho que fizeram, junto com um áudio explicando a propaganda de acordo com os critérios apresentados na Introdução da aula.
Fechamento
Para concluir a aula, em um áudio, pergunte à turma quais propagandas mais chamaram a atenção e peça a justificativa (peça que enviem as suas respostas no WhatsApp da turma, onde todos podem ter acesso). Oriente, por fim, que os alunos publiquem as propagandas em suas redes sociais.
Convite às famílias
Toda a família pode apreciar a produção dos alunos. Além disso, eles podem auxiliar no processo de divulgação das propagandas, postando-as em suas redes sociais. É importante a exposição para que o esforço dos estudantes em produzir o texto seja reconhecido.