15722
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão e apresentação de propagandas impressas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Revisão e apresentação de propagandas impressas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janes Santos Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula, é preciso que o planejamento da aula 13 e a produção da aula 14 (desta sequência de atividades) tenham sido feitos previamente.

Introdução
Envie aos alunos um áudio lendo o guia de apresentação do texto, disponível no slide Introdução, e comentando cada item (disponibilize-o por escrito). Pergunte, no áudio, se os alunos acrescentariam outro critério na lista. Peça que deem as suas sugestões, por mensagem de texto ou por áudio, no WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).

Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos retornem a seus grupos da aula anterior, em que planejaram e produziram uma propaganda. Oriente que as equipes enviem, uma de cada vez, a todos os colegas (preferencialmente no WhatsApp da turma), o trabalho que fizeram, junto com um áudio explicando a propaganda de acordo com os critérios apresentados na Introdução da aula.

Fechamento
Para concluir a aula, em um áudio, pergunte à turma quais propagandas mais chamaram a atenção e peça a justificativa (peça que enviem as suas respostas no WhatsApp da turma, onde todos podem ter acesso). Oriente, por fim, que os alunos publiquem as propagandas em suas redes sociais.

Convite às famílias
Toda a família pode apreciar a produção dos alunos. Além disso, eles podem auxiliar no processo de divulgação das propagandas, postando-as em suas redes sociais. É importante a exposição para que o esforço dos estudantes em produzir o texto seja reconhecido.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_09SQA15

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas