15722
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão e apresentação de propagandas impressas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Revisão e apresentação de propagandas impressas

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janes Santos Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Propagandas elaboradas pelos estudantes na aula anterior (AULA 14).

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem se sentir tímidos para apresentar os textos.

Referências sobre o assunto:

ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.

CARRASCOZA, João. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

CARRASCOZA, João A. Redação publicitária. São Paulo: Futura, 2003.

FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Diga aos estudantes que nessa aula será feita a apresentação dos trabalhos produzidos na última aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva na lousa o guia para a apresentação dos trabalhos.
  • Explique cada item aos grupos.
  • Pergunte aos estudantes se eles acrescentariam alguma questão para a apresentação. Caso tenham alguma sugestão, acrescente à lista.
  • Ao final de cada apresentação, pergunte se algum estudante tem alguma sugestão de melhoria para o texto que foi mostrado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça para que um grupo de cada vez apresente o texto feito.
  • Dê o tempo de, no máximo, 5 minutos para cada grupo apresentar o seu trabalho.
  • Peça que os grupos se orientem pelo guia dado na introdução para apresentar o trabalho.
  • Peça para todos anotem em seus cadernos o tema, o público-alvo e o tipo de cada propaganda apresentada.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Após finalizar as apresentações, pergunte à turma quais propagandas mais chamaram atenção e peça a justificativa.
  • Decidam juntos se vocês farão a exposição dos textos no colégio ou em algum site do colégio. É importante a exposição para que o esforço dos estudantes em produzir o texto seja reconhecido.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Propagandas elaboradas pelos estudantes na aula anterior (AULA 14).

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem se sentir tímidos para apresentar os textos.

Referências sobre o assunto:

ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.

CARRASCOZA, João. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

CARRASCOZA, João A. Redação publicitária. São Paulo: Futura, 2003.

FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Diga aos estudantes que nessa aula será feita a apresentação dos trabalhos produzidos na última aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva na lousa o guia para a apresentação dos trabalhos.
  • Explique cada item aos grupos.
  • Pergunte aos estudantes se eles acrescentariam alguma questão para a apresentação. Caso tenham alguma sugestão, acrescente à lista.
  • Ao final de cada apresentação, pergunte se algum estudante tem alguma sugestão de melhoria para o texto que foi mostrado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça para que um grupo de cada vez apresente o texto feito.
  • Dê o tempo de, no máximo, 5 minutos para cada grupo apresentar o seu trabalho.
  • Peça que os grupos se orientem pelo guia dado na introdução para apresentar o trabalho.
  • Peça para todos anotem em seus cadernos o tema, o público-alvo e o tipo de cada propaganda apresentada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Após finalizar as apresentações, pergunte à turma quais propagandas mais chamaram atenção e peça a justificativa.
  • Decidam juntos se vocês farão a exposição dos textos no colégio ou em algum site do colégio. É importante a exposição para que o esforço dos estudantes em produzir o texto seja reconhecido.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano