Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Softwares de edição de texto e imagem para editar textos produzidos em várias mídias; anotações feitas pelos estudantes na aula anterior (aula 13 desta sequência).
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Execução do planejamento e manejo dos softwares de edição.
Referências sobre o assunto:
ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.
CARRASCOZA, João. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.
CARRASCOZA, João A. Redação publicitária. São Paulo: Futura, 2003.
FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que os estudantes leiam o texto que está no slide. Se não for possível projetar, imprima um texto para cada grupo.
- Converse oralmente com os estudantes sobre as seguintes questões:
- Qual é o tema dessa propaganda?
Essa propaganda aborda o bullying na escola.
- Para que público esse texto é dirigido? Que elementos do texto confirmam isso?
Essa propaganda é dirigida à comunidade escolar do estado de Pernambuco. Podemos perceber isso pelo uso de elementos comuns à rotina escolar, como lousa, lápis e papel.
- Diga aos estudantes que é importante que eles pensem em todos os elementos que comporão o texto final a fim de que a linguagem não verbal e a verbal estejam a serviço da persuasão.
Materiais complementares: Caso seja necessário, acesse o arquivo para impressão do texto nesse link.
Professor, na aula anterior - aula 13 -, os estudantes planejaram as suas propagandas: escolheram o tema e o gênero da propaganda com a qual irão trabalhar. Nesta aula eles executarão esse planejamento. O exemplo utilizado aqui na introdução serve para que os estudantes relembrem a importância de cada elemento para que a propaganda cumpra o objetivo persuasivo a que se propõe.