15721
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Elaboração de uma propaganda

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Elaboração de uma propaganda

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janes Santos Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula, é preciso que o planejamento da aula 13 (desta sequência de atividades) tenha sido feito previamente.

Introdução
Envie aos alunos a propaganda do slide Introdução e, por áudio ou mensagem de texto, peça que respondam às questões: qual é o tema dessa propaganda? A que público esse texto é dirigido? Que elementos do texto confirmam isso? Peça que os alunos deem as respostas das questões, por mensagem de texto ou por áudio, no WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Quando acabarem, envie um áudio comentando que é importante, em suas produções, que eles pensem em todos os elementos que comporão o texto final, a fim de que a linguagem não verbal e a verbal estejam a serviço da persuasão.

Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos retornem a seus grupos da aula anterior, em que planejaram a produção de uma propaganda. Oriente que os grupos iniciem, baseados no que planejaram, a produção da propaganda de forma colaborativa, usando os recursos do Google Apresentações, ferramenta em que todos os integrante podem editar e acompanhar a produção em tempo real. Se essa alternativa não for possível, peça que os alunos o façam pelo Paint ou PowerPoint.

Fechamento
Para concluir a aula, convide um integrante de cada grupo para que diga o que fizeram na aula e como produziram a propaganda. Eles podem relatar por áudio a ser enviado no grupo de WhatsApp da turma.

Convite às famílias
Toda a família pode participar auxiliando no processo de criação da propaganda, dando ideias e sugerindo fontes, cores e imagens para enriquecer o produto.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_09SQA14

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0,


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas