Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janes Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Organização da elaboração de uma propaganda impressa
Finalidade da aula: Planejar uma campanha a partir da escolha da questão/problema/causa significativa para a escola e/ou a comunidade escolar, utilizando o suporte mais adequado a sua realidade (cartazes, internet etc.), propiciando ao aluno condições de produção do gênero propaganda.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Propaganda
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos publicitários / Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP11, EF69LP09
Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO9_09SQA13
(EF89LP11) Produzir, revisar e editar peças e campanhas publicitárias, envolvendo o uso articulado e complementar de diferentes peças publicitárias: cartaz, banner, indoor, folheto, panfleto, anúncio de jornal/revista, para internet, spot, propaganda de rádio, TV, a partir da escolha da questão/problema/causa significativa para a escola e/ou a comunidade escolar, da definição do público-alvo, das peças que serão produzidas, das estratégias de persuasão e convencimento que serão utilizadas.
(EF69LP09) Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.
AULA 12
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes