15720
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Organização da elaboração de uma propaganda impressa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Organização da elaboração de uma propaganda impressa

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janes Santos Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Para essa aula, é importante que os estudantes tenham acesso a jornais, dispositivos com acesso à internet e cópias dos textos que serão utilizados.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldade em chegar a um tema para a produção do texto; também podem ter dificuldade em organizar as ideias.

Referências sobre o assunto:

ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.

CARRASCOZA, João. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

CARRASCOZA, João A. Redação publicitária. São Paulo: Futura, 2003.

FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Professor, a fim de retomar o objetivo do gênero propaganda, pergunte aos estudantes se eles lembram de alguma propaganda que já os tenha feito refletir sobre algum problema social. Pergunte sobre o local de circulação dessa propaganda e as características do texto que mais lhes chamaram atenção.
  • É importante que os estudantes falem sobre propagandas que visualizaram em diferentes formatos: outdoor, folder, cartaz. Caso os estudantes não citem nenhum exemplo, chame a atenção deles para a importância do uso de imagens e de figuras de linguagem nas propagandas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações:

  • Distribua para os estudantes as propagandas disponíveis em materiais complementares. Se preferir, pode projetar os slides 4 e 5 e discutir com os estudantes as questões propostas.
  • Peça que os estudantes leiam os textos.
  • Faça uma discussão oral sobre os textos:
  • Qual é o tema dessas propagandas?

É importante que os estudantes percebam que todas as propagandas abordam a violência contra a mulher.

  • Quem é o anunciante?

Secretaria da família e do desenvolvimento social do Paraná.

  • Qual é o público-alvo de cada uma?

Mulheres que sofrem violência e a sociedade em geral.

  • Qual é o espaço de circulação de cada um dos textos?

Todos são impressos, então podem circular no dia a dia das pessoas.

4. Retome com os estudantes que o primeiro texto é uma propaganda em formato de cartaz e o segundo em formato de fôlder.

Materiais complementares: Caso queira imprimir os textos, clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua para os estudantes as propagandas disponíveis em materiais complementares. Se preferir, pode projetar os slides 4 e 5 e discutir com os estudantes as questões propostas.
  • Peça que os estudantes leiam os textos.
  • Faça uma discussão oral sobre os textos:
  • Qual é o tema dessas propagandas?
  • É importante que os estudantes percebam que todas as propagandas abordam a violência contra a mulher.
  • Quem é o anunciante?
  • Secretaria da família e do desenvolvimento social do Paraná.
  • Qual é o público-alvo de cada uma?
  • Mulheres que sofrem violência e a sociedade em geral.
  • Qual é o espaço de circulação de cada um dos textos?
  • Todos são impressos, então podem circular no dia a dia das pessoas.
  • Retome com os estudantes que o primeiro texto é uma propaganda em formato de cartaz e o segundo em formato de fôlder.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua para os estudantes as propagandas disponíveis em materiais complementares. Se preferir, pode projetar os slides 4 e 5 e discutir com os estudantes as questões propostas.
  • Peça que os estudantes leiam os textos.
  • Faça uma discussão oral sobre os textos:
  • Qual é o tema dessas propagandas?
  • É importante que os estudantes percebam que todas as propagandas abordam a violência contra a mulher.
  • Quem é o anunciante?
  • Secretaria da família e do desenvolvimento social do Paraná.
  • Qual é o público-alvo de cada uma?
  • Mulheres que sofrem violência e a sociedade em geral.
  • Qual é o espaço de circulação de cada um dos textos?
  • Todos são impressos, então podem circular no dia a dia das pessoas.
  • Retome com os estudantes que o primeiro texto é uma propaganda em formato de cartaz e o segundo em formato de fôlder.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em grupos com no mínimo três e no máximo cinco integrantes. Essa organização possibilita que os estudantes troquem ideias e partilhem suas experiências para compor o trabalho.
  • Peça que cada grupo discuta as questões que estão no slide. Caso não tenha acesso a projetor, você pode copiar os questionamentos na lousa.
  • Peça que os estudantes respondam aos questionamentos; se precisarem, deixe que pesquisem na internet sobre o assunto escolhido.
  • Professor, você pode orientar que os estudantes produzam a propaganda a partir de um problema identificado na própria turma ou na comunidade escolar.
  • Circule entre os grupos para auxiliar com algum esclarecimento que se faça necessário.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça para que um estudante de cada grupo diga qual será o tema, o formato e o objetivo da propaganda que irão realizar.
  • Encerre a aula esclarecendo que esse guia irá servir para a produção da propaganda do grupo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Para essa aula, é importante que os estudantes tenham acesso a jornais, dispositivos com acesso à internet e cópias dos textos que serão utilizados.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldade em chegar a um tema para a produção do texto; também podem ter dificuldade em organizar as ideias.

Referências sobre o assunto:

ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.

CARRASCOZA, João. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

CARRASCOZA, João A. Redação publicitária. São Paulo: Futura, 2003.

FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Professor, a fim de retomar o objetivo do gênero propaganda, pergunte aos estudantes se eles lembram de alguma propaganda que já os tenha feito refletir sobre algum problema social. Pergunte sobre o local de circulação dessa propaganda e as características do texto que mais lhes chamaram atenção.
  • É importante que os estudantes falem sobre propagandas que visualizaram em diferentes formatos: outdoor, folder, cartaz. Caso os estudantes não citem nenhum exemplo, chame a atenção deles para a importância do uso de imagens e de figuras de linguagem nas propagandas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações:

  • Distribua para os estudantes as propagandas disponíveis em materiais complementares. Se preferir, pode projetar os slides 4 e 5 e discutir com os estudantes as questões propostas.
  • Peça que os estudantes leiam os textos.
  • Faça uma discussão oral sobre os textos:
  • Qual é o tema dessas propagandas?

É importante que os estudantes percebam que todas as propagandas abordam a violência contra a mulher.

  • Quem é o anunciante?

Secretaria da família e do desenvolvimento social do Paraná.

  • Qual é o público-alvo de cada uma?

Mulheres que sofrem violência e a sociedade em geral.

  • Qual é o espaço de circulação de cada um dos textos?

Todos são impressos, então podem circular no dia a dia das pessoas.

4. Retome com os estudantes que o primeiro texto é uma propaganda em formato de cartaz e o segundo em formato de fôlder.

Materiais complementares: Caso queira imprimir os textos, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua para os estudantes as propagandas disponíveis em materiais complementares. Se preferir, pode projetar os slides 4 e 5 e discutir com os estudantes as questões propostas.
  • Peça que os estudantes leiam os textos.
  • Faça uma discussão oral sobre os textos:
  • Qual é o tema dessas propagandas?
  • É importante que os estudantes percebam que todas as propagandas abordam a violência contra a mulher.
  • Quem é o anunciante?
  • Secretaria da família e do desenvolvimento social do Paraná.
  • Qual é o público-alvo de cada uma?
  • Mulheres que sofrem violência e a sociedade em geral.
  • Qual é o espaço de circulação de cada um dos textos?
  • Todos são impressos, então podem circular no dia a dia das pessoas.
  • Retome com os estudantes que o primeiro texto é uma propaganda em formato de cartaz e o segundo em formato de fôlder.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua para os estudantes as propagandas disponíveis em materiais complementares. Se preferir, pode projetar os slides 4 e 5 e discutir com os estudantes as questões propostas.
  • Peça que os estudantes leiam os textos.
  • Faça uma discussão oral sobre os textos:
  • Qual é o tema dessas propagandas?
  • É importante que os estudantes percebam que todas as propagandas abordam a violência contra a mulher.
  • Quem é o anunciante?
  • Secretaria da família e do desenvolvimento social do Paraná.
  • Qual é o público-alvo de cada uma?
  • Mulheres que sofrem violência e a sociedade em geral.
  • Qual é o espaço de circulação de cada um dos textos?
  • Todos são impressos, então podem circular no dia a dia das pessoas.
  • Retome com os estudantes que o primeiro texto é uma propaganda em formato de cartaz e o segundo em formato de fôlder.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em grupos com no mínimo três e no máximo cinco integrantes. Essa organização possibilita que os estudantes troquem ideias e partilhem suas experiências para compor o trabalho.
  • Peça que cada grupo discuta as questões que estão no slide. Caso não tenha acesso a projetor, você pode copiar os questionamentos na lousa.
  • Peça que os estudantes respondam aos questionamentos; se precisarem, deixe que pesquisem na internet sobre o assunto escolhido.
  • Professor, você pode orientar que os estudantes produzam a propaganda a partir de um problema identificado na própria turma ou na comunidade escolar.
  • Circule entre os grupos para auxiliar com algum esclarecimento que se faça necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça para que um estudante de cada grupo diga qual será o tema, o formato e o objetivo da propaganda que irão realizar.
  • Encerre a aula esclarecendo que esse guia irá servir para a produção da propaganda do grupo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano