Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Para essa aula, é importante que os estudantes tenham acesso a jornais, dispositivos com acesso à internet e cópias dos textos que serão utilizados.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldade em chegar a um tema para a produção do texto; também podem ter dificuldade em organizar as ideias.
Referências sobre o assunto:
ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.
CARRASCOZA, João. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.
CARRASCOZA, João A. Redação publicitária. São Paulo: Futura, 2003.
FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Professor, a fim de retomar o objetivo do gênero propaganda, pergunte aos estudantes se eles lembram de alguma propaganda que já os tenha feito refletir sobre algum problema social. Pergunte sobre o local de circulação dessa propaganda e as características do texto que mais lhes chamaram atenção.
- É importante que os estudantes falem sobre propagandas que visualizaram em diferentes formatos: outdoor, folder, cartaz. Caso os estudantes não citem nenhum exemplo, chame a atenção deles para a importância do uso de imagens e de figuras de linguagem nas propagandas.
Introdução
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações:
- Distribua para os estudantes as propagandas disponíveis em materiais complementares. Se preferir, pode projetar os slides 4 e 5 e discutir com os estudantes as questões propostas.
- Peça que os estudantes leiam os textos.
- Faça uma discussão oral sobre os textos:
- Qual é o tema dessas propagandas?
É importante que os estudantes percebam que todas as propagandas abordam a violência contra a mulher.
- Quem é o anunciante?
Secretaria da família e do desenvolvimento social do Paraná.
- Qual é o público-alvo de cada uma?
Mulheres que sofrem violência e a sociedade em geral.
- Qual é o espaço de circulação de cada um dos textos?
Todos são impressos, então podem circular no dia a dia das pessoas.
4. Retome com os estudantes que o primeiro texto é uma propaganda em formato de cartaz e o segundo em formato de fôlder.
Materiais complementares: Caso queira imprimir os textos, clique aqui.
Introdução
Orientações:
- Distribua para os estudantes as propagandas disponíveis em materiais complementares. Se preferir, pode projetar os slides 4 e 5 e discutir com os estudantes as questões propostas.
- Peça que os estudantes leiam os textos.
- Faça uma discussão oral sobre os textos:
- Qual é o tema dessas propagandas?
- É importante que os estudantes percebam que todas as propagandas abordam a violência contra a mulher.
- Quem é o anunciante?
- Secretaria da família e do desenvolvimento social do Paraná.
- Qual é o público-alvo de cada uma?
- Mulheres que sofrem violência e a sociedade em geral.
- Qual é o espaço de circulação de cada um dos textos?
- Todos são impressos, então podem circular no dia a dia das pessoas.
- Retome com os estudantes que o primeiro texto é uma propaganda em formato de cartaz e o segundo em formato de fôlder.
Introdução
Orientações:
- Distribua para os estudantes as propagandas disponíveis em materiais complementares. Se preferir, pode projetar os slides 4 e 5 e discutir com os estudantes as questões propostas.
- Peça que os estudantes leiam os textos.
- Faça uma discussão oral sobre os textos:
- Qual é o tema dessas propagandas?
- É importante que os estudantes percebam que todas as propagandas abordam a violência contra a mulher.
- Quem é o anunciante?
- Secretaria da família e do desenvolvimento social do Paraná.
- Qual é o público-alvo de cada uma?
- Mulheres que sofrem violência e a sociedade em geral.
- Qual é o espaço de circulação de cada um dos textos?
- Todos são impressos, então podem circular no dia a dia das pessoas.
- Retome com os estudantes que o primeiro texto é uma propaganda em formato de cartaz e o segundo em formato de fôlder.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Organize a turma em grupos com no mínimo três e no máximo cinco integrantes. Essa organização possibilita que os estudantes troquem ideias e partilhem suas experiências para compor o trabalho.
- Peça que cada grupo discuta as questões que estão no slide. Caso não tenha acesso a projetor, você pode copiar os questionamentos na lousa.
- Peça que os estudantes respondam aos questionamentos; se precisarem, deixe que pesquisem na internet sobre o assunto escolhido.
- Professor, você pode orientar que os estudantes produzam a propaganda a partir de um problema identificado na própria turma ou na comunidade escolar.
- Circule entre os grupos para auxiliar com algum esclarecimento que se faça necessário.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça para que um estudante de cada grupo diga qual será o tema, o formato e o objetivo da propaganda que irão realizar.
- Encerre a aula esclarecendo que esse guia irá servir para a produção da propaganda do grupo.