Texto para impressão - Folder e Cartaz
Plano de Aula
Plano de aula: Organização da elaboração de uma propaganda impressa
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Para essa aula, é importante que os estudantes tenham acesso a jornais, dispositivos com acesso à internet e cópias dos textos que serão utilizados.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldade em chegar a um tema para a produção do texto; também podem ter dificuldade em organizar as ideias.
Referências sobre o assunto:
ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.
CARRASCOZA, João. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.
CARRASCOZA, João A. Redação publicitária. São Paulo: Futura, 2003.
FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Professor, a fim de retomar o objetivo do gênero propaganda, pergunte aos estudantes se eles lembram de alguma propaganda que já os tenha feito refletir sobre algum problema social. Pergunte sobre o local de circulação dessa propaganda e as características do texto que mais lhes chamaram atenção.
- É importante que os estudantes falem sobre propagandas que visualizaram em diferentes formatos: outdoor, folder, cartaz. Caso os estudantes não citem nenhum exemplo, chame a atenção deles para a importância do uso de imagens e de figuras de linguagem nas propagandas.
Introdução
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações:
- Distribua para os estudantes as propagandas disponíveis em materiais complementares. Se preferir, pode projetar os slides 4 e 5 e discutir com os estudantes as questões propostas.
- Peça que os estudantes leiam os textos.
- Faça uma discussão oral sobre os textos:
- Qual é o tema dessas propagandas?
É importante que os estudantes percebam que todas as propagandas abordam a violência contra a mulher.
- Quem é o anunciante?
Secretaria da família e do desenvolvimento social do Paraná.
- Qual é o público-alvo de cada uma?
Mulheres que sofrem violência e a sociedade em geral.
- Qual é o espaço de circulação de cada um dos textos?
Todos são impressos, então podem circular no dia a dia das pessoas.
4. Retome com os estudantes que o primeiro texto é uma propaganda em formato de cartaz e o segundo em formato de fôlder.
Materiais complementares: Caso queira imprimir os textos, clique aqui.
Introdução
Orientações:
- Distribua para os estudantes as propagandas disponíveis em materiais complementares. Se preferir, pode projetar os slides 4 e 5 e discutir com os estudantes as questões propostas.
- Peça que os estudantes leiam os textos.
- Faça uma discussão oral sobre os textos:
- Qual é o tema dessas propagandas?
- É importante que os estudantes percebam que todas as propagandas abordam a violência contra a mulher.
- Quem é o anunciante?
- Secretaria da família e do desenvolvimento social do Paraná.
- Qual é o público-alvo de cada uma?
- Mulheres que sofrem violência e a sociedade em geral.
- Qual é o espaço de circulação de cada um dos textos?
- Todos são impressos, então podem circular no dia a dia das pessoas.
- Retome com os estudantes que o primeiro texto é uma propaganda em formato de cartaz e o segundo em formato de fôlder.
Introdução
Orientações:
- Distribua para os estudantes as propagandas disponíveis em materiais complementares. Se preferir, pode projetar os slides 4 e 5 e discutir com os estudantes as questões propostas.
- Peça que os estudantes leiam os textos.
- Faça uma discussão oral sobre os textos:
- Qual é o tema dessas propagandas?
- É importante que os estudantes percebam que todas as propagandas abordam a violência contra a mulher.
- Quem é o anunciante?
- Secretaria da família e do desenvolvimento social do Paraná.
- Qual é o público-alvo de cada uma?
- Mulheres que sofrem violência e a sociedade em geral.
- Qual é o espaço de circulação de cada um dos textos?
- Todos são impressos, então podem circular no dia a dia das pessoas.
- Retome com os estudantes que o primeiro texto é uma propaganda em formato de cartaz e o segundo em formato de fôlder.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Organize a turma em grupos com no mínimo três e no máximo cinco integrantes. Essa organização possibilita que os estudantes troquem ideias e partilhem suas experiências para compor o trabalho.
- Peça que cada grupo discuta as questões que estão no slide. Caso não tenha acesso a projetor, você pode copiar os questionamentos na lousa.
- Peça que os estudantes respondam aos questionamentos; se precisarem, deixe que pesquisem na internet sobre o assunto escolhido.
- Professor, você pode orientar que os estudantes produzam a propaganda a partir de um problema identificado na própria turma ou na comunidade escolar.
- Circule entre os grupos para auxiliar com algum esclarecimento que se faça necessário.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça para que um estudante de cada grupo diga qual será o tema, o formato e o objetivo da propaganda que irão realizar.
- Encerre a aula esclarecendo que esse guia irá servir para a produção da propaganda do grupo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos as propagandas disponíveis em materiais complementares. Por áudio ou mensagem de texto, peça que respondam às questões: Qual é o tema dessas propagandas? Quem é o anunciante? Qual é o público-alvo de cada uma? Qual é o espaço de circulação de cada um dos textos? Peça que os alunos respondam por mensagem de texto ou áudio no WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Quando acabarem, envie um áudio comentando as questões e diga que o primeiro texto é uma propaganda em formato de cartaz e o segundo em formato de folder.
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que criem um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Oriente que os grupos discutam temas da sociedade que requerem conscientização, escolhendo um tema para usarem na elaboração de uma propaganda. Peça, em um áudio e por escrito, que os grupos planejem os seus produtos seguindo o guia de elaboração de uma propaganda, disponível no slide Desenvolvimento.
Fechamento
Para concluir a aula, convide um aluno de cada equipe para relatar a escolha de tema do grupo (com justificativa), o formato e o objetivo da propaganda que irão realizar, enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição dos planejamentos, via Zoom ou Google Meet, permitindo que as equipes discutam.
Convite às famílias
Toda a família pode participar das discussões da aula sugerindo temas atuais que ainda precisam de conscientização, ou que são negligenciados por boa parte da população.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janes Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Organização da elaboração de uma propaganda impressa
Finalidade da aula: Planejar uma campanha a partir da escolha da questão/problema/causa significativa para a escola e/ou a comunidade escolar, utilizando o suporte mais adequado a sua realidade (cartazes, internet etc.), propiciando ao aluno condições de produção do gênero propaganda.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Propaganda
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos publicitários / Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP11, EF69LP09
Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.